Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

116 anos da imigração japonesa no Brasil: a herança nipônica nos pratos da Jin Jin

compartilhe

Em junho celebra-se a chegada do primeiro navio do Japão ao país; rede especializada em culinária asiática traz diversas opções típicas no cardápio.

Neste dia 18 de junho, comemora-se os 116 anos da chegada do Kasato-Maru, ao porto de Santos: o marco do início da imigração japonesa no Brasil, que, hoje. é hoje o país que possui maior população de origem nipônica fora de seu próprio território, com cerca de 2 milhões de descendentes, segundo dados da Embaixada do Japão. A cultura local é conhecida e difundida pelos brasileiros, principalmente pela culinária, uma das favoritas quando se fala em “comer fora” ou “pedir um delivery”.

Os sushis, temakis e pratos de origem japonesa presentes em restaurantes como a Jin Jin, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em culinária asiática fast-food, entraram com força na lista de favoritos do paladar do brasileiro. Isso fica claro ao vermos os números da úlima edição da Seafood Show Latin America (SSLA), de outubro, na qual foi revelado que no Brasil existem cerca de 700 mil restaurantes, dos quais 16,7 mil trabalham com gastronomia japonesa, um share de 2,3% do mercado, com um faturamento de R$ 12,8 bilhões ao ano.

Os ingredientes também colaboram para o sucesso. O carro-chefe e “queridinho da população” é o salmão, presente em diversos desses pratos, tanto na pista self-service, como no cardápio, junto do arroz tipicamente japonês, chamado “shari”, utilizado na preparação dos sushis e das iguarias, em parceria com o vinagre de arroz, o “komezu”, e as algas, ou “noris”, como são conhecidas no Japão, que podem ser utilizadas de diversas maneiras, não apenas em sushis e temakis, mas também consumidas fritas. A farinha panko, a base de pão, também tem origem nipônica e aparece nos pratos empanados, como o hot roll.

Hot Burger Jin Jin traz inspiração na culinária japonesa, com um toque brasileiro

E para dar aquele toque final, estão os temperos que contribuem para que todo o sabor japonês seja incorporado e conquiste cada vez mais paladares. A começar pelo famoso wasabi, pasta verde de raiz forte com ardência única e saborosa. Ainda há o tempero à base do peixe bonito, muito utilizado em sopas, molhos e legumes, e o missô, que muitos acreditam servir apenas para se fazer a sopa missoshiro, mas, que por se tratar de uma pasta de soja, também pode temperar carnes e vegetais, sendo uma opção saudável, rica em proteínas, vitaminas e com baixa caloria. Por fim, o saquê japonês também é um grande aliado na preparação de diversos pratos, trazendo um sabor especial.

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF e recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Soma 22 Selos de Excelência em Franchising.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.

publicidade