5 erros que você não pode cometer na distribuição digital da sua músicaEncabeçar a distribuição da sua música vai limitar os resultados que você pode ter, ao passo que contar com o apoio de um especialista amplia bastante as perspectivas, explica Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK e especialista em distribuição digital.
Com o crescimento das plataformas de streaming sendo cada vez maior, muitos artistas acreditam que basta subir uma música para que ela encontre o público certo. Na prática, a distribuição digital envolve decisões técnicas e estratégicas que impactam diretamente o alcance, a monetização e a construção de carreira.
De acordo com Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK e especialista em distribuição digital, evitar alguns erros bastante comuns pode ser uma decisão determinante para o sucesso de um lançamento musical.
“Uma música chegar ao topo das paradas de forma exclusivamente orgânica é um evento raríssimo, mas uma música chegar ao topo das paradas através de uma boa distribuição digital é algo que pode ser melhor planejado. Encabeçar a distribuição da sua música vai limitar os resultados que você pode ter, ao passo que contar com o apoio de um especialista amplia bastante as perspectivas”, destaca Jeff Nuno.
5 erros que você não pode cometer na distribuição digital:
1 – Lançar sem planejamento de data e contexto
Escolher a data errada pode fazer uma música passar despercebida. Lançar em semanas muito concorridas ou fora do calendário estratégico do gênero reduz as chances de destaque em playlists e algoritmos;
2 – Ignorar metadados e informações técnicas
Alguns fatores mais técnicos das plataformas e que muitos deixam passar, como créditos incompletos, nomes inconsistentes e erros de cadastro prejudicam a identificação da faixa pelas plataformas. Isso pode gerar problemas de monetização e dificultar a recomendação algorítmica;
3 – Não alinhar distribuição e estratégia de marketing
Distribuição não é apenas “disponibilizar” a música, apesar de parecer contra intuitivo pensar assim. Mas sem uma estratégia bem desenhada e integrada com redes sociais, conteúdo e ações de engajamento, o lançamento perde força rapidamente;
4 – Desconsiderar dados e desempenho pós-lançamento
Muitos artistas não acompanham métricas importantes da música como retenção, território e comportamento do público. Esses dados são fundamentais para ajustes de estratégia e decisões futuras para a carreira do artista
5 – Não contar com uma distribuição profissional
Fazer todos os processos ligados à distribuição digital sozinho limita bastante o alcance e o potencial do projeto e torna toda a estratégia mais frágil e amadora o que impacta diretamente nos resultados da canção.

De acordo com Jeff Nuno, “Uma distribuição profissional amplia as possibilidades de posicionamento, acesso a playlists, leitura de dados e decisões estratégicas que o artista dificilmente consegue sozinho”, afirma.

