Série apresentada pelo produtor João Marcello Bôscoli abre espaço para o que há de mais relevante na nova música brasileira.
O Novo Sempre Vem apresenta um dos artistas responsáveis por reposicionar o rap brasileiro na última década ao expandir seus limites musicais e narrativos. Zudizilla desenhou uma arquitetura sonora própria, sustentada pela mistura de hip-hop, jazz, soul e referências da música brasileira, na qual o rigor estético orienta tanto o som quanto o visual.
Nascido em Pelotas (RS), o rapper iniciou sua trajetória na cena local e logo passou a chamar a atenção do mercado independente. Desde os primeiros trabalhos, notabilizou-se pela escrita criativa e inquieta. O uso recorrente de bases orgânicas, harmonias elaboradas e arranjos pensados para além do beat tradicional cria uma atmosfera quase cinematográfica, adequada a suas rimas afiadas que trazem observação social, relatos de vida e exaltação à cultura negra.
Mais interessado em produzir obras do que promover lançamentos pontuais, Zudizilla consolidou essa visão na trilogia “Zulu”. Concebido como uma narrativa em capítulos, o projeto funciona como um conjunto formado por uma série de álbuns e curtas-metragens. Chamado pelo artista de “ópera preta”, o trabalho é reconhecido pela crítica especializada como um dos mais ambiciosos dos últimos tempos. A repercussão o projetou a outro patamar, abrindo caminho para turnês dentro e fora do país e culminando em uma apresentação bombástica na última edição do Lollapalooza Brasil.
A performance exclusiva de Zudizilla para O Novo Sempre Vem confirma por que ele é hoje um dos peso-pesados da música urbana brasileira. Com presença imponente e acompanhado por uma banda cheia de groove, ele faz um apanhado de sua carreira por meio de composições como “O Dia Mais Quente do Ano”, “Steez” e “Sonhos Imperiais”.
“Desde o dia em que Miles Davis plugou o jazz na tomada, criando o fusion, esse tipo de recurso, de pegar diferentes gêneros de diferentes épocas e criar uma nova sonoridade, passou a fazer parte do dia a dia das pessoas que fazem música. Nos anos 1990 entra o hip-hop como ingrediente e hoje, aqui, temos um belo exemplo disso, com Zudizilla adicionando música brasileira à fórmula”, comenta João Marcello Bôscoli.
O episódio vai ao ar na próxima terça-feira, 13 de janeiro, às 23h30, na TV Cultura. Após a exibição, ficará disponível no app Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, com conteúdos extras.
O Novo Sempre Vem conta com o patrocínio do Bradesco.
Serviço
O Novo Sempre Vem – Primeira Temporada
Exibição: terças-feiras, às 23h30
Reapresentação: domingos, às 22h
Transmissão: TV Cultura
Disponível após a exibição no app Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube
Fotos em alta resolução para imprensa disponíveis neste link
Repertório:
1 – Steez (Zudizilla/ Coyote/ DJ Nyack)
2 – Apoklibz (Zudizilla)
3 – O Dia Mais Quente do Ano (Zudizilla)
4 – Sintonize (Zudizilla/ Bruno Paks)
5 – Sonhos Imperiais (Zudizilla/ Selectta KBC)
Músicos:
Zudizilla – Voz
Amanda Cunha – Guitarra
Pé Beat – Bateria
Gabriel Gaiardo – Teclado
Júlio Lino – Baixo e backing vocal
Dj Nyack – Pick-ups
Lucas Gomes –Trompete
Vinicius Chagas – Saxofone
Programação:
T1E01: Fitti – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E02: Tuyo – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E03: Ina Arruda – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E04: Will Santt – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E05: Filipe Toca – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E06: Benziê – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E07: Cynthia Luz – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E08: João Sabiá – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E09: Silibrina – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E10: Flavia K – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E11: Josiel Konrad – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E12: Vanessa Moreno – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E13: Matheus Marinho – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E14: Fabio Brazza – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E15: Siba Puri – disponível no canal Trama TV (YouTube)
T1E16: Zudizilla – estreia em 13 de janeiro
T1E17: Bea Duarte – estreia em 20 de janeiro
Novos episódios e artistas serão anunciados em breve.
Sobre O Novo Sempre Vem
A série abre espaço a descobertas musicais, valoriza o frescor e a vitalidade da nova cena nacional e oferece visibilidade a diferentes recortes da produção atual. Em uma época em que grande parte do entretenimento é moldada por métricas digitais e decisões algorítmicas, o programa escolhe um caminho próprio, que dá protagonismo ao ser humano: da criação musical à singularidade de cada artista, passando pela curadoria e pelas equipes de produção. Produzido pela Trama e exibido pela TV Cultura, apresenta sessões de estúdio registradas em alta fidelidade sonora, com cuidado visual que valoriza cada detalhe da performance. Com direção de Luciano Cury, a primeira temporada traz versões inéditas e exclusivas, filmadas em 4K e com áudio multicanal nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo.
Sobre a Trama
Desde sua fundação em 1998 pelos sócios André Szajman e João Marcello Bôscoli, a Trama tem desempenhado um papel importante no cenário musical brasileiro, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a variedade da indústria fonográfica nacional. Reconhecida por revelar novos talentos, lançar iniciativas inovadoras e preservar a memória da Música Popular Brasileira, a empresa consolidou-se como uma referência. Em 2024, iniciou uma nova fase em suas operações, focada no resgate, digitalização e restauração de gravações históricas; na remasterização de seu acervo; no fortalecimento da cena musical por meio de lançamentos e promoção de artistas emergentes; e na produção do projeto O Novo Sempre Vem.
Sobre a TV Cultura
Há 56 anos, a TV Cultura é reconhecida como a principal emissora pública do país, sustentada por três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada a públicos diversos, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão. A emissora já conquistou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Emmy Awards e mais de dez troféus Prix Jeunesse. É reconhecida ainda como a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One.
Ficha técnica
Produção e realização: Trama
Produção executiva: André Szajman, João Marcello Bôscoli e Luciano Cury
Direção geral: Luciano Cury
Direção musical, curadoria artística e apresentação: João Marcello Bôscoli
Coordenação geral: Viviane Amado
Produção: H. Cajaiba e Allen Guimarães
Engenharia e edição de áudio: Caio Laranjeira e Douglas Martins (Trama NaCena)
Mixagem e masterização: Fabricio Modesto (Ready2Rumble)
Assistência de som e estúdio: Caio Laranjeira, Douglas Martins e Fernando Alves (Trama NaCena)
Direção de arte e cenografia: Theo Vieira
Direção de fotografia: Ulisses Andreguetto
Edição de vídeo: Theo Vieira
Finalização: Theo Vieira
Operadores de câmera: Renan Pacheco, André Araki, Fernando Morini, Ulisses Andreguetto e Eduardo Galeno
Iluminação: Renan Pacheco
Design gráfico: Theo Vieira
Fotografia de cena: Ulisses Andreguetto
Maquiagem: Eloyse Borges
Consultoria autoral: César Vieira
Jurídico: Dr. Claudio Serzedello Corrêa
Marketing digital: Verena Marigo Teles
Assessoria de imprensa: Marcus Cesar (Batucada Comunicação)
Estúdios de gravação: Trama NaCena – São Paulo (SP)
Exibição: TV Cultura
Patrocínio: Bradesco

