No dia 18 de janeiro de 2026, às 18h, a Casa Natura Musical recebe o Bloco Afro Ilú Obá De Min para uma apresentação especial que marca sua sétima passagem pelo palco da casa. O espetáculo, intitulado “Tambores Sempre Tambores – Okan Ópera Negra – Beijo na Alma: Girlei Luiza Miranda”, abre oficialmente a programação de carnaval do espaço em 2026 e presta homenagem a Girlei Luiza Miranda, percussionista e uma das fundadoras do grupo.
Há mais de duas décadas, o Ilú Obá De Min ocupa um lugar central no carnaval de rua de São Paulo, sendo tradicionalmente o bloco que abre os festejos carnavalescos da cidade. A apresentação na Casa Natura Musical reafirma essa trajetória e amplia o diálogo entre o carnaval de rua e os palcos, mantendo viva a força ritual dos tambores e da ancestralidade afro-brasileira.
“Encerrar esse ciclo na Casa Natura é uma honra e uma parceria muito significativa, antes de fazermos a estreia da Ópera Negra Obaomin – A Soberania de Yemanjá Ogunté, que abre o carnaval de rua de São Paulo de 2026. Esta será a última apresentação dedicada ao Carnaval 2025, um momento especial para quem não viu a saída do carnaval passado, que ‘femenageou' a Gigi, a mestra das mestras. Para este show, unimos a celebração dos seus 40 anos de carreira aos 20 anos da Ilú Obá De Min, reconhecendo Gigi como símbolo do samba paulista”, contou a diretora artística do bloco, Mafalda Pequenino.
Em 2026, o bloco Afro Ilú Obá De Min traz o enredo “Ifatinuké – Iyá-Olobá do Axé Transatlântico”, uma ‘femenagem' à vida e ao legado de Ifatinuké, que chega ao Brasil como guardiã do culto aos ancestrais. Ela simboliza as mulheres negras que sustentaram nossas tradições pelo sagrado e que foram apagadas da história.
Formado por cerca de 400 mulheres, o Ilú Obá De Min fundamenta sua atuação no protagonismo feminino negro e na valorização das culturas afro-brasileiras. Seu nome, em iorubá, significa “mãos femininas que tocam tambor para o Rei Xangô”, expressão que sintetiza a essência do coletivo: a música e o corpo como instrumentos de memória, identidade e afirmação cultural.
O show na Casa Natura Musical reúne esses diferentes aspectos da trajetória do Ilú Obá De Min, celebrando sua história, suas fundadoras e a permanência de um trabalho artístico comprometido com a cultura, a educação e a luta antirracista.
Serviço:
Ilú Obá De Min | Tambores sempre Tambores – Okan Ópera Negra – Beijo na Alma: Girlei Luiza Miranda
Data: 18.01 – domingo
Horário:
Abertura da Casa: 16h30
Show: 18h
Classificação: 18 anos
Ingressos disponíveis pelo Sympla.
Valores de R$36 a R$180

