Close Menu
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato

Assine para Receber Atualizações

Fique por dentro das novidades, lançamentos e conteúdos exclusivos do universo da música eletrônica, arte e entretenimento.

Últimas Noticias

Mercado Pago coloca os Ensaios da Anitta em dobro

3 fevereiro, 2026

Aaron Hibell fará a transmissão de álbum “Synchronicity”

3 fevereiro, 2026

Carnaval 2026 em SP, conheça os blocos de carnaval nos Centros Culturais

3 fevereiro, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
Revistas
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
Home»Eventos»Carnaval 2026 em SP, conheça os blocos de carnaval nos Centros Culturais
Eventos

Carnaval 2026 em SP, conheça os blocos de carnaval nos Centros Culturais

By Conteúdo Digital3 fevereiro, 2026Nenhum comentário8 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz a partir deste fim de semana (7), uma diversidade de blocos de Carnaval nos Centros Culturais e Casas de Cultura: bloco em homenagem a Gal Costa, um de punk, outro feito por um coletivo apenas de mulheres, entre outros.
 

Neste sábado (7), o Centro Cultural Penha traz o bloco “Nós Travamus”, a partir das 17h, com marchinhas que fizeram sucesso nos anos dourados do Carnaval brasileiro, além de sambas, marcha-rancho e samba enredo. Já na Vila Itororó, o Bloco Gal Total traz MPB, do samba ao tropicalismo e muitas obras de Gal Gosta com guitarra, percussão e saxofone, das 19h às 20h.

No Centro Cultural Tendal da Lapa, às 15h, o “Bloco 77” traz marchinhas com letras relacionadas ao punk, como “Olha o moicano do Zezé”, misturadas a músicas de bandas punks nacionais, como Ratos de Porão e Cólera, tocadas pela bateria La Revoltosa em ritmo acelerado.

Ainda no sábado, a Casa de Cultura Vila Guilherme recebe o “Bloco Só Quem Tem Problema em Casa”, às 16h, fundado pelo Mestre Jonas, que participa do Carnaval de São Paulo desde a infância, atuando como batuqueiro nas escolas de samba Vila Maria e Camisa Verde e Branco. Já na Casa de Cultura Parelheiros, às 17h30, começa o “Cordão das Amoxtradas”, com um ensaio aberto de pré-carnaval, com temas sociais e culturais.

No domingo (8), a partir das 14h, o Centro Cultural da Penha traz o “Cordão da Dona Micaela”, que conta a história da antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França representado pelo patrimônio histórico que é a Igreja do Rosário.

Também no domingo, o “Bloco dos Bonecões” agita a Casa de Cultura Ipiranga, a partir das 12h, que, desde 2020, participa do carnaval promovendo oficinas de percussão, construção de bonecões e figurinos, com repertório de ritmos brasileiros e composições autorais. Às 14h, a Casa de Cultura São Mateus, traz o “Bloco Das Pretas de São Mateus”, com bateria própria, incluindo a participação de grupos locais como a bateria do CDC Guarani.
 

Às 14h, o bloco do coletivo “Qué Que Deu”, formado por mulheres, chega na Casa de Cultura do Ipiranga com ritmos brasileiros e latino-americanos, como maracatu, coco, frevo, baião e funk, combinando percussão, canto e sopros com repertório autoral e cantigas tradicionais. Às 15h, na Casa de Cultura Vila Guilherme começa o “Bloco Família Kara Loko”, fundado por filhos e sobrinhos ex-integrantes do antigo Bloco União da Alegria, da década de 1970, na Vila Maria Alta.
 

Serviço
 

Atração: Bloco “Nós Travamus”

Quando: Sábado (7), às 17h

Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 – Penha de França

Sinopse: Bloco “Nós Travamus”, traz marchinhas de carnaval que fizeram sucesso nos anos dourados do carnaval brasileiro além de sambas, marcha-rancho e samba enredo.
 

Atração: Bloco 77

Quando: Sábado (7), às 15h

Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca

Sinopse: O Bloco 77 é um dos pioneiros do novo carnaval de rua de São Paulo, com 12 anos de história. As marchinhas ganham letras relacionadas ao mundo punk, como “Olha o moicano do Zezé”, misturadas a músicas de bandas punks nacionais, como Ratos de Porão e Cólera, tocadas pela bateria La Revoltosa em ritmo acelerado. Diversos autores das músicas originais já apareceram para prestigiar as versões, como Ariel do Invasores de Cérebros, Mau do Garotos Podres e Rodrigo do Dead Fish.
 

Atração: Bloco Gal Total

Quando: Sábado (7), às 19h

Onde: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 – Bela Vista

Sinopse: O Bloco Gal Total celebra a potência e irreverência da música brasileira através da obra de Gal Costa. No palco, vozes, percussões, guitarra e sax se unem em arranjos inovadores que revisitam clássicos da MPB, do samba e do tropicalismo, transformando o espaço em uma festa de cores, ritmos e afetos. Um convite para cantar junto, dançar e reviver a energia de uma das maiores artistas do país.
 

Atração: Bloco Só Quem Tem Problema em Casa

Quando: Sábado (7), 16h

Onde: Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme

Sinopse: O Bloco Carnavalesco Só Quem Tem Problema em Casa foi fundado em 2017 pelo Mestre Jonas, que participa do carnaval de São Paulo desde a infância, atuando como batuqueiro nas escolas de samba Vila Maria e Camisa Verde e Branco. Aprendeu com os mestres Neno, Tadeu e Xangô. O grupo promove a transmissão da cultura do carnaval para novas gerações, ensinando jovens a tocar instrumentos e desenvolvendo ações sociais junto à comunidade.
 

Atração: Cordão das Amoxtradas

Quando: Sábado (7), às 17h30

Onde: Casa de Cultura Municipal Parelheiros

Sinopse: O bloco carnavalesco Cordão das Amoxtradas integra a tradição do carnaval de Parelheiros, reunindo diferentes expressões culturais do território, como populações indígenas, migrantes, juventudes e artistas independentes. A cada edição, o grupo desenvolve enredos que dialogam com temas sociais e culturais. Nesta apresentação na Casa de Cultura Municipal Parelheiros, o Cordão realizará um ensaio aberto, convidando a comunidade a aquecer o carnaval de 2025. O projeto é idealizado por Fatel Barbosa, agitadora cultural e cantora do território, com mais de dez anos de atuação na cena cultural local.

Atração: Cordão da Dona Micaela

Quando: Domingo (8), às 14h

Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 – Penha de França

Sinopse: O Cordão da Dona Micaela Vieira se formou a partir da Comunidade do Rosário da Penha que conta a história da antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França representado pelo patrimônio histórico que é a Igreja do Rosário. Ele é uma homenagem à tradição, à história e à cultura que animam as ruas durante o Carnaval com muita alegria, diversão e purpurina.

Atração: Bloco dos Bonecões

Quando: Domingo (8), às 12h

Onde: Casa de Cultura Municipal Ipiranga

Sinopse: O Bloco dos Bonecões celebra dez anos levando arte, educação e cultura popular às ruas de São Paulo. Desde 2020, participa do Carnaval de Rua, SESC, casas de cultura e eventos temáticos, promovendo oficinas de percussão, construção de bonecões e figurinos, com repertório de ritmos brasileiros e composições autorais.

Atração: Bloco das Pretas de São Mateus

Quando: Domingo (8), às 14h

Onde: Casa de Cultura Municipal São Mateus

Sinopse: O Bloco das Pretas de São Mateus é um tradicional bloco de Carnaval da Zona Leste de São Paulo, reconhecido por desfilar pelas ruas do bairro e reunir grandes públicos. Realizado geralmente no pré-Carnaval, o bloco percorre vias de São Mateus, como a Rua Sebastião de Mendonça, promovendo uma celebração popular marcada por alegria, cultura e forte participação comunitária. O evento conta com bateria própria, incluindo a participação de grupos locais como a bateria do CDC Guarani.
 

Atração: Bloco Qué Que Deu?

Quando: Domingo (8), às 14h

Onde: Casa de Cultura Municipal Ipiranga

Sinopse: O coletivo “Qué Que Deu?” é formado por mulheres de diferentes origens e estreou no Carnaval de 2024, sob regência de Mazé Cintra. O grupo explora ritmos brasileiros e latino-americanos, como maracatu, coco, candombe, frevo, baião e funk, combinando percussão, canto e sopros com repertório autoral e cantigas tradicionais. Com bateria de mais de 75 integrantes e instrumentos como alfaia, xequerê, caixa, agogô e tamborim, o bloco valoriza arranjos coletivos e diversidade sonora.
 

Atração: Bloco Família Kara Loko

Quando: Domingo (8), às 15h

Onde: Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme

Sinopse: Fundado por filhos e sobrinhos ex-integrantes do antigo Bloco União da Alegria, fundado na década 70 na Vila Maria Alta.
 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

CES21
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Conteúdo Digital
  • Website

Related Posts

Mercado Pago coloca os Ensaios da Anitta em dobro

3 fevereiro, 2026

Pedro Scooby é o novo embaixador da Sea-Doo Brasil

3 fevereiro, 2026

Motorola anuncia novo moto g17

3 fevereiro, 2026
Editors Picks

Rock in Rio anuncia Avenged Sevenfold como headliner

3 fevereiro, 2026

Imperdível: Aperol vai mandar alguém pro Coachella com tudo pago!

3 fevereiro, 2026

Hot Beats Conference 2026 anuncia primeiros speakers nacionais

3 fevereiro, 2026

FABRIK, um dos primeiros clubes a obter 40% do seu consumo de energia com energia solar.

3 fevereiro, 2026
Top Reviews
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato
© 2026 DJ Sound Mag.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.