O clube madrilenho concluiu a instalação de 1.400 metros quadrados de painéis fotovoltaicos em seu telhado, com uma capacidade instalada de quase 300 kW de energia verde.
“Queremos demonstrar que é possível administrar um clube deste porte, com milhares de frequentadores a cada fim de semana, minimizando seu impacto ambiental”, afirmou um porta-voz.
Dançar pode salvar o planeta? A FABRIK acredita que sim. A boate madrilenha acaba de dar um passo importante rumo à descarbonização com a instalação de um parque solar que já supre até 40% do seu consumo de energia elétrica.
A boate, localizada no bairro Humanes de Madrid, concluiu recentemente a instalação de um total de 1.400 metros quadrados de painéis solares nos telhados de seus edifícios. No total, o parque fotovoltaico tem uma capacidade instalada de 300 kW e, dependendo da incidência solar, sua produção de energia varia de 15% do consumo total no outono e inverno a até 40% no verão.
Os painéis estão voltados para o sul e cobrem uma grande área dos telhados do Salão Principal, do Hangar e do Hotel FABRIK.
Sua instalação foi realizada gradualmente nos últimos meses, e os excelentes resultados na geração de energia elétrica incentivaram a boate a se comprometer definitivamente com fontes de energia sustentáveis. A aspiração da FABRIK é operar 100% com energia verde, gerada localmente. “Estamos convencidos de que é nosso dever buscar soluções para tornar nossas operações mais sustentáveis e, dia após dia, nos esforçamos para sermos mais sustentáveis”, explica o CEO Luis Román López. “Estamos trabalhando para avançar no uso de combustíveis renováveis, autoconsumo e economia circular, a fim de reduzir nossa pegada de carbono”, acrescentou.

Com base na idade e no perfil sociodemográfico, os frequentadores da FABRIK são altamente comprometidos em gerar um impacto positivo enquanto desfrutam da música e exploram a experiência social e cultural da noite.
“Queremos demonstrar que é possível administrar uma casa noturna deste porte, com milhares de frequentadores a cada fim de semana, minimizando seu impacto ambiental”, resumiu Luis Román López. Além disso, em colaboração com a empresa de instalação do parque solar, Greenvolt Next España, a FABRIK financiou o plantio de quase 400 árvores na Tanzânia como parte de um programa internacional de combate ao desmatamento.
A FABRIK é a maior boate de Madri e recentemente ganhou o prêmio de Melhor Boate da Espanha no Vicious Music Awards. A boate também está classificada em 14º lugar no Top 100 Clubs da DJ Mag e pretende melhorar sua posição na votação global que está em andamento desde o início de 2026.

