A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abriu inscrições para o Curso de Extensão Cultural “Direção e Criação Coreográfica para Artistas do Movimento”. As aulas serão ministradas aos sábados em março e as inscrições devem ser realizadas pelo site da SPED.
Com curadoria assinada por Anselmo Zolla, a formação se debruça sobre a complexidade da direção cênica em espetáculos artísticos e teatrais. O curso propõe uma investigação profunda sobre as dramaturgias do movimento, explorando a tríade corpo-espaço-tempo e as nuances da escrita cênica não verbal, culminando na estruturação de cenas dirigidas com foco na expressividade e rigor estético.
A diretora artística e educacional da SPED, Inês Bogéa, reforça que a iniciativa preenche uma lacuna vital na formação do artista contemporâneo: “Este curso nasce do desejo de oferecer ao artista do movimento os instrumentos necessários para transitar da execução à concepção com autonomia. Queremos instigar cada participante a desenvolver uma assinatura própria — capaz de transformar o movimento em pensamento.”
O curso possui 30 vagas e carga horária de 32 horas aos sábados, entre os dias 07 e 28 de março, das 9h às 18h. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos, apresentar um currículo artístico atualizado e 1 vídeo individual de 1 minuto de demonstração prática. O prazo de inscrição é até o dia 20 de fevereiro.
Serviço
Inscrições abertas em Cursos de Extensão no site da SPED, até 20 de fevereiro
Início das aulas: 7 de março
Dias e horários: Sábado das 9h às 18h
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação. Criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa — doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora — cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola. Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam e cada corpo encontra voz e pertencimento. Aqui, a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças. Nosso propósito é amplo e profundo: formar artistas e cidadãos; democratizar o acesso à linguagem da dança; incentivar a criação, a produção e a reflexão crítica; e assegurar ações afirmativas e de permanência por meio de uma oferta plural de cursos 100% gratuitos — Regulares, Livres e de Extensão. A São Paulo Escola de Dança acredita na arte como força transformadora — um lugar onde o gesto se torna palavra, e a dança, linguagem viva de liberdade, pertencimento e transformação.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

