Dados da companhia revelam comportamento de consumo dos brasileiros durante a data comemorativa.
O Carnaval movimenta bares, restaurantes e serviços de alimentação em todo o país, especialmente nas principais capitais. De acordo com levantamento da Elo, no último ano, entre segunda-feira de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas, o faturamento em bares e restaurantes cresce significativamente em relação à média das semanas anteriores: +12% em São Paulo, +28% no Rio de Janeiro, +31% em Recife e +22% em Salvador.
Entre os meios de pagamento, o uso de carteiras digitais (como Apple Pay, Carteira do Google e Samsung Wallet) subiu em média 2,9 pontos percentuais em 2025, com crescimento de faturamento de 48% nos dias de folia, seguido pelo cartão não presente (+33%), impulsionado pelo delivery.
Com o aumento expressivo de transações, os dias de festa também trazem risco de golpes, especialmente nos bloquinhos e festas de rua. Entre eles está a já conhecida tática de troca do cartão, quando o golpista devolve um cartão parecido e fica com o original, e a chamada maquininha quebrada, em que um visor danificado ou manipulado oculta o valor real da compra, impedindo que o cliente confira o valor inserido e possibilitando ao golpista tirar vantagem da situação para cobrar acima do combinado.
Para aproveitar os bloquinhos e eventos com segurança, a Elo recomenda:
- Quando for pagar, mantenha o cartão sempre em suas mãos — insira ou aproxime você mesmo na maquininha, sem deixar que terceiros manuseiem;
- Verifique o valor da compra – antes de confirmar, observe o visor e não se esqueça de conferir pelo aplicativo do banco o valor final após o pagamento;
- Prefira pagamentos por aproximação ou via carteiras digitais (como Apple Pay, Carteira do Google e Samsung Wallet), que possuem camadas extras de segurança;
- Diferencie seu cartão com um adesivo e confirme
seu nomese é seu nome impresso nele, após cada transação para evitar trocas; - Ajuste temporariamente o limite de compras no app do banco para reduzir o risco de transações acima do valor que você pretende gastar durante o dia.
“Carnaval é sinônimo de alegria, mas também precisa ser vivido com atenção à segurança financeira. Nossos dados mostram que a movimentação com cartões cresce fortemente nesse período, especialmente em bares e restaurantes. Por isso, reforçamos orientações simples, mas que podem evitar prejuízos e garantir que a festa seja só diversão”, destaca Alessandro Hamaguchi, Diretor de Operações da Elo.
Com o aumento do uso de meios digitais e pagamentos por aproximação, os consumidores contam com tecnologia a seu favor. No entanto, atenção redobrada, especialmente em ambientes com grande aglomeração, continua sendo a melhor estratégia para curtir sem preocupação.
Sobre a Elo |
Fundada em 2011 com foco em cartões de débito e crédito, a Elo ampliou sua atuação para outros negócios ao longo dos anos. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, oferece mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. A companhia atua por meio de uma rede abrangente de portadores de cartões, estabelecimentos comerciais, credenciadores e emissores, apoiando empresas em suas demandas de pagamentos no Brasil e no exterior.
Com a missão de fomentar a inclusão dos pagamentos digitais no país, a Elo disponibiliza uma variedade de produtos para diferentes perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com DNA brasileiro e foco em inovação, também oferece soluções customizadas para empresas, como plataformas de tokenização, prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, além de consultoria de dados voltada à geração de novos negócios para seus parceiros.

