Close Menu
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato

Assine para Receber Atualizações

Fique por dentro das novidades, lançamentos e conteúdos exclusivos do universo da música eletrônica, arte e entretenimento.

Últimas Noticias

Carnaval: como preparar o corpo para a folia?

14 fevereiro, 2026

Baby do Brasil apresenta seu novo álbum “Os Arrebatados”

14 fevereiro, 2026

Lineup do IMS Dalt Vila revelado – Ingressos à venda

14 fevereiro, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
Revistas
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato
DJ SOUND, música, estilo e comportamentoDJ SOUND, música, estilo e comportamento
Home»News»Carnaval: como preparar o corpo para a folia?
News

Carnaval: como preparar o corpo para a folia?

By Conteúdo Digital14 fevereiro, 2026Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Carnaval é comparável a uma maratona, exigindo do corpo preparo físico para resistir ao calor e ao desgaste de pular por dias seguidos. Com isso, além de separar a fantasia, para aproveitar bem os dias de festas, a preparação para o feriado deve incluir também cuidados com o corpo.

O ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Fernando Baldy dos Reis, reforça que o preparo deve começar com foco na resistência cardiorrespiratória e no fortalecimento, incluindo exercícios aeróbicos e fortalecimento do core (abdômen e lombar), além das pernas.

“O preparo físico deve blindar o corpo contra as queixas mais comuns. O fortalecimento das panturrilhas, que funcionam como o ‘segundo coração’ e previnem inchaço, deve ser feito com elevações de calcanhar. Para combater a dor nas costas, por exemplo, exercícios de prancha fortalecem o core e mantêm a postura, assim como, agachamentos simples fortalecem o quadríceps, protegendo os joelhos do impacto da folia”, reforça o especialista.

Durante o Carnaval, o ortopedista recomenda manter o foco no conforto e optar por calçados como tênis já amaciados e meias de algodão para evitar bolhas e lesões, além de roupas leves de tecidos que respirem para combater o superaquecimento. Vale ressaltar também que com altas temperaturas, a alimentação mais leve e hidratação são importantes para a saúde.

“O calçado ideal para a festa é o tênis de corrida ou caminhada (running), que oferece o amortecimento necessário para absorver o impacto de horas de pulo, protegendo joelhos e coluna. A estabilidade desses modelos também é necessária para evitar torções em pisos irregulares”, comenta Baldy.

Além disso, o ortopedista ainda ressalta que calçados como rasteirinhas, chinelos e tênis de sola reta devem ser evitados por conta do risco de lesões, falta de amortecimento e dores lombares. “Outra dica para o feriado é evitar a hiperextensão dos joelhos e alternar o peso entre as pernas para dar descanso à musculatura. É importante também usar cremes antiatrito que previnem assaduras, comuns pelo suor e movimento”, explica o médico.

O que fazer depois de aproveitar o dia?

Ao chegar em casa, o protocolo de recuperação é necessário para poder aproveitar o dia seguinte. Uma das recomendações para relaxar o corpo é deitar com as pernas elevadas por 15 a 20 minutos para aliviar possíveis inchaços. 

“Se houver dor, aplique gelo nas articulações (tornozelo/joelho) e tome banho morno para relaxar a musculatura tensa. Massagear a planta do pé com uma bolinha de tênis também alivia a dor causada pela fáscia plantar”, recomenda Baldy. 

O ortopedista também indica três movimentos com foco em preparar o corpo de quem curtiu a festa no dia anterior e vai aproveitar a festa mais uma vez.

1. O “Abraço Salva-Lombar” 

Como fazer: Ainda na cama ou num tapete no chão, deite-se de barriga para cima. Dobre os joelhos e abrace-os contra o peito. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos. Se quiser, balance lentamente o corpo para a esquerda e para a direita, como se estivesse massageando as costas no chão. “Esse movimento abre os espaços entre as vértebras da lombar, que ficaram comprimidas depois de horas em pé”, explica.

2. O “Empurra Parede” 

Como fazer: Fique em pé de frente para uma parede e apoie as mãos nela. Coloque uma perna à frente (joelho flexionado) e estique a outra perna lá atrás, tentando não tirar o calcanhar do chão. 

Empurre a parede como se quisesse movê-la de lugar. Você vai sentir “puxar” a batata da perna de trás. Segure 30 segundos cada perna. “A panturrilha é o músculo que mais sofre impacto. Alongá-la de manhã evita que ela trave no meio do bloco”, reforça o médico.

3. O “Boneco de Pano” 

Como fazer: Fique em pé e afaste os pés na largura do quadril. Dobre levemente os joelhos (não deixe eles travados esticados). Vá descendo o tronco devagar em direção ao chão, começando pela cabeça, enrolando a coluna. Deixe os braços soltos, pendurados, pesados. 

Não tente encostar a mão no chão à força. Apenas deixe a gravidade puxar seu tronco para baixo. Relaxe o pescoço (faça um movimento de “não” com a cabeça para garantir que está solto). Fique ali por 30 segundos e suba desenrolando devagar, vértebra por vértebra (a cabeça é a última a subir). Esse movimento serve para descomprimir a coluna e aliviar a tensão nos ombros e pescoço.

“O foco dos exercícios é lombar, panturrilha e sola dos pés. Faça os movimentos assim que levantar da cama ou após um banho morno, que ajuda a soltar os músculos. Não se deve fazer movimentos bruscos, pois o corpo ainda está frio. Um bom exercício para os pés antes de calçar o tênis é sentar-se e girar os tornozelos dez vezes para cada lado, pois isso lubrifica a articulação antes de começar a carga de impacto”, conclui o ortopedista.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

No Brasil desde 1922, a São Camilo pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por São Camilo de Lellis. Além de hospitais, conta com Centros de Educação Infantil, Colégios e Centros Universitários. 

As Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga fazem parte da Rede de Hospitais de São Paulo, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades e cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia, transplantes de fígado e musculoesquelético, cirurgias robótica e bariátrica. Por meio da atuação filantrópica, apoiam na manutenção das atividades de vários Hospitais administrados pela São Camilo no Brasil com atendimento ao SUS. 

A Rede de Hospital São Camilo de São Paulo possui Centro de Oncologia e de Hematologia (Transplantes de Medula Óssea) e tratamento com CAR-T-CELL. Referência em urgência e emergência conta com PS Adulto, Infantil e 60+. Possui a Certificação em nível Diamante da Qmentum Internacional, o Selo Amigo do Idoso e as Certificações PALC e ABHH.

CES21
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Conteúdo Digital
  • Website

Related Posts

Lineup do IMS Dalt Vila revelado – Ingressos à venda

14 fevereiro, 2026

Relatório da corrida: E-Prix de Jeddah de 2026

14 fevereiro, 2026

Deezer | Plataforma destaca playlists dedicadas ao Carnaval

13 fevereiro, 2026
Editors Picks

Baby do Brasil apresenta seu novo álbum “Os Arrebatados”

14 fevereiro, 2026

CAMELPHAT apresenta “SUMMER OF LOVE”, no HÏ IBIZA

14 fevereiro, 2026

“Gaita Killa”: o som do Brasil sob a ótica de Illusionize

13 fevereiro, 2026

Shakira fará apresentação para 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana

12 fevereiro, 2026
Top Reviews
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Home
  • News
  • Agenda
  • Awards
  • Shopping
  • DJ SOUND Music
  • TV
  • Contato
© 2026 DJ Sound Mag.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.