O projeto paralelo de Goldie com Submotive, Rufige Kru, está de volta com mais um trabalho ousado e incomparável, o EP ‘Metal Giants'.
Já disponível, o EP traz 5 faixas inéditas produzidas por Goldie e Submotive.
Ouça o EP ‘Metal Giants' de Rufige Kru aqui.
A lista de faixas do EP ‘Metal Giant's' de Rurige Kru é a seguinte:
- Metal Detekt
- Backgammon Blues
- People And Places (Submotive VIP)
- RDNA
- Metal Giants
Tanto o título do EP – Metal Giants – quanto a arte da capa foram inspirados nos vagões do metrô de Nova York que Goldie costumava grafitar. As faixas do EP já estão rapidamente conquistando aclamação de colegas de toda a indústria, com DJ Krust, John B, DJ Marky, Micky Finn e Doc Scott dando seu aval ao novo material do Rufige Kru.
O EP Metal Giants abre com ‘Metal Detekt', com seus bipes dissonantes de chamada e resposta, sampleados de um anúncio da colaboração Stussy x Metalheadz no YouTube. ‘Backgammon Blues' surgiu de um incidente real quando James e Goldie, do Rufige Kru, estavam jogando gamão na Tailândia – e a coisa ficou bem competitiva. ‘People & Places (Submotive VIP)' foi produzida simultaneamente à original (que aparece no álbum recente ‘Alpha Omega'). A faixa que encerra o EP, que também serve de exemplo, foi escrita primeiro. “Eu não tinha certeza do que fazer com ela, então ficou guardada como uma arma para DJs”, diz Submotive, do Rufige Kru. A faixa final apresenta um sample vocal do falecido artista de grafite nova-iorquino Dondi, descrevendo o que ele chama de “gigantes de metal” – o pátio ferroviário da cidade de Nova York – onde, entre os trens, tudo parece tão grande e forjado em aço.
O lançamento do EP ‘Metal Giants' sucede um ano incrível para Rufige Kru, que retornou no ano passado com o aclamado álbum ‘Alpha Omega'. Indicado a ‘Melhor Álbum' no DJ Mag Awards, o disco inclui faixas como ‘Still The Same' com participação de CASISDEAD e ‘Goldikus', que conta com a participação especial do lendário músico britânico Cleveland Watkiss MBE, com um sample da apresentação de Goldie em 1993 no lendário clube londrino The Blue Note.
Sobre Rufige Kru:
Um dos nomes mais reverenciados na ciência do breakbeat, Rufige Kru revolucionou as pistas de dança em 1992 com o clássico do hardcore ” Darkrider “. Naquela época, o parceiro musical de Goldie era o fanático por hip hop Linford Jones. “Ele tinha uma coleção de discos fantástica”, lembra Goldie. “Eu me divertia muito vasculhando seus discos e selecionando breaks.” O engenheiro de som Mark Rutherford – que também trabalhou com Peter Gabriel e Mark McLaren – foi outro dos primeiros colaboradores. A parceria rendeu momentos cruciais do hardcore como “Ghosts Of My Life” e “Terminator” (ainda considerado um dos momentos-chave na evolução do drum'n'bass).
É uma prova da própria alquimia que, independentemente de com quem Goldie tenha trabalhado – ou a quem tenha apadrinhado –, o som do Rufige Kru permaneça consistentemente inovador e vanguardista. Embora o álbum de estreia revolucionário de Goldie, ‘Timeless', e seu sucessor de 1998, ‘Saturnz Return', tenham alcançado sucesso comercial, ele continuou as explorações sonoras do Rufige Kru com dois integrantes, tendo encontrado um novo parceiro musical, Jim Muir, líder do Heist/Strider.
E então, claro, veio o primeiro clássico absoluto do drum'n'bass do novo milênio: a obra-prima de Rufige Kru de 2001, ‘ Beachdrifta ‘. Gravado com Danny Goldstein, foi um disco que – assim como ‘Ghosts' ou ‘Terminator' antes dele – simplesmente revolucionou tudo. Tanto que, em 2017, quando Goldie fez duas apresentações memoráveis no Ronnie Scott's, a performance ao vivo transformou o venerável clube de jazz em uma rave às 4 da manhã. “Às vezes você captura um raio em uma garrafa”, relembra Goldie. “Essa foi uma dessas vezes.”
O novo EP de Rufige Kru, ‘Metal Giants‘, já está disponível pela London Records
Para saber mais sobre Goldie:
Instagram | X (antigo Twitter) | TikTok | Site | Facebook | Spotify | Apple Music | Amazon
Rufige Kru:
Instagram | Spotify | Apple Music | Amazon

