O AYÊ – espaço dedicado à brasilidade, diversidade e música ao vivo em Pinheiros, recebe nesta sexta-feira (6) a primeira edição de 2026 do Happy Hour + Pretto, encontro que reúne pessoas pretas em uma noite de música, convivência e celebração da ancestralidade.
Realizado em parceria com o coletivo +Pretto, o evento propõe um ambiente de pertencimento dentro da cena cultural da cidade. A iniciativa busca criar um espaço de convivência onde pessoas pretas possam trocar experiências e celebrar suas trajetórias em um ambiente seguro, marcado pela música brasileira e pelo espírito de comunidade.
Criado pelos sócios Glauber Guedes e Vandeir Franco, o AYÊ nasce com a proposta de ser um ponto de encontro para diferentes públicos, valorizando a cultura brasileira em um ambiente inclusivo e pautado pelo respeito. O nome da casa vem de uma expressão em Yorubá que pode ser traduzida como “lugar que acolhe as diferenças”, conceito que orienta tanto a identidade do bar quanto sua programação cultural.
Para Glauber Guedes, sócio-fundador do AYÊ, iniciativas como o Happy Hour + Pretto reforçam a importância de criar espaços de encontro e reconhecimento dentro da cidade. “Ter um espaço onde pessoas pretas possam se encontrar, celebrar suas histórias e viver a música com liberdade tem um significado muito profundo. O AYÊ nasce justamente desse desejo de criar um lugar de acolhimento, onde a ancestralidade também esteja presente na forma de celebrar e ocupar a cidade”, afirma.
Além da programação musical, o público encontra porções clássicas de boteco — como batata, mandioca, polenta frita e pastéis — além da Caipirinha AYÊ, preparada com infusão de cachaça de jambu, cítricos, gengibre e hortelã.
Serviço:
Onde: Rua Mourato Coelho, 540 — Pinheiros, São Paulo (SP).
Funcionamento: sexta a domingo, a partir das 15h, até 0h.
Entrada: Entrada gratuita, sujeita à lotação da casa — é só chegar.
Acessibilidade: O espaço conta com rampas de acesso e banheiros acessíveis.
Canais: Instagram, Facebook, TikTok e Threads
________________________________________________________________________
Sobre o AYÊ Bar
AYÊ é um bar de brasilidade, diversidade e encontros, com música ao vivo de sexta a domingo, em Pinheiros, São Paulo. Criado por Glauber Alves e Vandeir Franco, o AYÊ nasce do desejo de celebrar a cultura brasileira em um ambiente inclusivo, seguro e de respeito. A casa oferece porções como batata, mandioca, polenta frita e pastéis, além de drinques como a Caipirinha Ayê, com infusão de cachaça de jambu e cítricos. Pet friendly e com estrutura descrita como acessível, o AYÊ também recebe eventos privados e corporativos. Mais informações em: Instagram, Facebook, TikTok e Threads.
Informações à Imprensa:
Agência Oribá
Anna Oliveira | anna.oliveira@agenciaoriba.com.br
Sobre o +PRETTO
O +Pretto é um movimento que transforma encontros em pertencimento, criando experiências onde pessoas pretas possam se ver, se celebrar e se fortalecer com afeto, beleza e liberdade. Fundado por Luana Segatto e Higor Franco, o projeto promove eventos como brunchs, happy hours, treinos e viagens, sempre com a proposta de criar espaços onde pessoas pretas possam se encontrar e viver experiências coletivas de alegria e conexão. Mais do que eventos, o +Pretto se constrói a partir da comunidade que participa e fortalece o movimento, reunindo pessoas que acreditam na importância de ocupar espaços, compartilhar vivências e celebrar a vida em conjunto. Mais informações em: Instagram, Site e Whatsapp.

