Rodrigo Campello convida Maíra Knox para transformar o universo urbano e provocador de Banksy em música eletrônica, lançando o terceiro volume do projeto, nesta segunda, 30 de março, em todos os aplicativos de música.
O selo Luna Music dá continuidade ao projeto “Peças de Uma Exposição” com o lançamento do terceiro volume da série idealizada por Rodrigo Campello. Depois de transitar pelo modernismo brasileiro no Volume 1 e pela estética celta e renascentista inglesa no Volume 2, o compositor mergulha agora no universo urbano, político e provocador do artista britânico Banksy. O EP “Peças de Uma Exposição – Vol. 3: Banksy”, com participação da DJ, compositora e chef de cozinha Maíra Knox, chega a todos os aplicativos de música nesta segunda, 30 de março, com distribuição da Labidad Produções.
Neste novo trabalho, Campello desloca sua investigação artística para o cenário das grandes cidades contemporâneas, refletindo sobre as contradições sociais das décadas de 2010 e 2020. A partir de uma perspectiva feminina, independente e sensível (mas firme e consciente), trazida pela convidada, o EP constrói um retrato fragmentado e incisivo do presente.
Os textos de Maíra Knox foram o ponto de partida para essa criação. Com uma escrita que se aproxima da colagem, reunindo impressões, frases e pensamentos que ecoam experiências coletivas, a artista apresenta uma espécie de mosaico de “verdades inconvenientes” que atravessam indivíduos e sociedades. Esse material conduziu Campello diretamente ao universo visual de Banksy, cuja obra expõe, com ironia e contundência, as tensões entre poder, consumo, política e comportamento.
“A colagem dadaísta dos textos de Maíra me levam direto ao trabalho e à posição desse artista fantástico, atual, que joga com a própria identidade (quem é Banksy?) e com a eterna luta entre o velho, passado e o novo. Mas, como disse o Poeta, o novo sempre vem”, explica Campello.
Inspirado pelo grafismo urbano e pela crítica social presente no trabalho do artista britânico, o compositor constrói uma sonoridade majoritariamente eletrônica, mas profundamente híbrida. O EP incorpora elementos como samples de transmissões de rádio, brinquedos sonoros, referências ao funk carioca, à literatura de Charles Bukowski e ao rock francês dos anos 1960, criando uma paisagem sonora fragmentada e contemporânea.
A faixa de abertura, “Coisa Fútil”, apresenta uma abordagem irônica diante de um tema central: as dificuldades de se relacionar em um mundo dominado por superficialidades, redes sociais e imagens fabricadas. A faixa começa com o som de um brinquedo, uma arminha de plástico e samples de áudios captados de rádios populares, evoluindo para uma atmosfera que remete ao funk de periferia, expondo o ridículo da pose glamurosa.
Na segunda faixa, “Pra Que”, o tom se torna mais direto e reflexivo. A música levanta questionamentos sobre um mundo estruturado por desigualdade, consumo, violência e alienação, propondo uma pausa crítica diante do ritmo acelerado e muitas vezes inconsciente da vida contemporânea. Tem saída um mundo baseado em petróleo, fome, falsidade, tirania, depravação, armas, corrupção? A faixa traz mais perguntas do que respostas.
Encerrando o EP, “Désirs Incertains” parte de um texto em francês que explora ambiguidades emocionais, entre rejeição e desejo, e dialoga com a tradição da canção francesa. Como gesto conceitual, Campello constrói a base harmônica a partir de uma inversão da estrutura de “Je t'aime… moi non plus”, de Gainsbourg, recriando seu ambiente sonoro sob uma nova perspectiva. O resultado é uma faixa que combina homenagem e desconstrução, refletindo a dualidade presente na letra de Maíra Knox.
Com o Volume 3, “Peças de Uma Exposição” aprofunda sua proposta de traduzir obras visuais em linguagem musical, ampliando o diálogo entre diferentes formas de expressão artística. Ao mesmo tempo, o projeto reafirma a vocação do selo Luna Music em promover trabalhos autorais que exploram identidade, experimentação e contemporaneidade.
FICHA TÉCNICA
“Peças de Uma Exposição – Vol. 3: Banksy”
Rodrigo Campello convida Maíra Knox
Lançamento: 30 de março de 2026
Produzido por Rodrigo Campello
Gravado e mixado por Rodrigo Campello no MiniStereo Studios, Rio de Janeiro, RJ
Masterizado por Carlos Freitas no Classic Master USA, Orlando, FL
Selo: Luna Music

Faixa 1: Coisa Fútil (Rodrigo Campello / Maíra Knox)
Rodrigo Campello: arranjo, programações, bateria eletrônica, sintetizador baixo, sampler, vocais
Maíra Knox: vozes
Faixa 2: Pra Que (Rodrigo Campello / Maíra Knox)
Rodrigo Campello: arranjo, sintetizadores, bateria eletrônica, programações, sintetizador baixo, sampler, vocais
Maíra Knox: vozes
Faixa 3: Désirs Incertains (Rodrigo Campello / Maíra Knox)
Rodrigo Campello: arranjo, sampler, baixo, guitarra, teclado (orgão), samples da bateria original de Dougie Wright (London, Phillips / Fontana Studios, 1968)
Maíra Knox: vozes.
[ OUÇA NOS APLICATIVOS DE MÚSICA ]

