Mais de 130 propostas compõem um programa generoso que contribuirá para posicionar Barcelona como um dos principais centros globais para as comunidades de arte, ciência e tecnologia , ampliando o ecossistema cada vez mais rico da cidade.
O encontro ocupará todo o Palau de Congressos de Fira Montjuïc das 10h às 21h e percorrerá todos os espaços do Sónar by Day .
A 11ª edição do Sónar encontro internacional sobre cultura digital e tecnologias criativas , que acontecerá em Barcelona nos dias 15, 16 e 17 de junho , abordará este ano as implicações culturais, éticas, econômicas e industriais das novas ferramentas e processos criativos ligados à para a IA.
O Sónar+D 2023 permitirá ver, ouvir, tocar e discutir como a IA é aplicada à produção musical ou audiovisual , ao mesmo tempo em que aborda as possíveis ameaças do uso cada vez mais generalizado da IA e estuda como proteger a propriedade intelectual neste nova realidade.
O programa conta com a participação de entidades e especialistas de 30 países , entre os quais se destaca uma grande representatividade das comunidades e o talento de Barcelona como principais protagonistas.
A Universidade Pompeu Fabra (UPF) , a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) , a Universidade de Barcelona (UB) , o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC), HacTe (o centro de arte, ciência e tecnologia de Barcelona), a Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia (FECYT) , eina idea (projeto do Centro Universitário de Design e Arte EINA de Barcelona), oBAU Design University Center , o Barcelona Biomedical Research Institute , La Salle , o IED Barcelona-Istituto Europeo di Design e os estúdios criativos Domestic Data Streamers e Playmodes , bem como inúmeras empresas e startups do ecossistema local onde a arte e a tecnologia se cruzam, como Befaco , IZI , Dotlinesdot ou Plankton Electronics , entre muitos outros.
A nível internacional , entre os participantes de maior destaque nesta edição encontram-se o artista visual Weirdcore , colaborador regular de grandes nomes como Aphex Twin, Stefanos Levidis da Forensic Architecture , o produtor e colunista Elijah , a especialista em ética em robótica Kate Darling – em uma palestra Apresentada por SEIDOR- ou estúdios criativos Universal Everything do Reino Unido e Rhizomatiks do Japão.
Projetos de centros como o Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris, Aalto Universityna Finlândia, a Tokyo Denki University e a University of Applied Arts em Viena e a Norwegian University of Science and Technology e empresas como Pioneer DJ , TribeXR e Teenage Engineering.
Entre as dezenas de especialistas de diversas áreas, o diretor do programa de residência artística do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o curador do programa artístico do mais importante laboratório de pesquisa básica do mundo: o CERN-European Center for the Pesquisa Nuclear . Haverá também representantes de outras instituições como o MEET Digital Center em Milão, e de empresas como Ableton ou Soundcloud e coletivos como Black Artist Database ou Water & Music.
As mais de 130 propostas deste Sónar+D 2023 serão exibidas nos mais diversos formatos, incluindo uma nova área expositiva, Project Area , com mais de 80 projetos inovadores e inovadores , um festival de cinema criado pelo IA organizado em colaboração com o UPF , bem como dois fóruns de debate e dois simpósios especializados com uma centena de especialistas que irão abordar temas como a inovação na música , a interseção entre arte , ciência e tecnologia e a IA e o seu papel no novo paradigma da Web3.
Para além disso, uma dezena de masterclasses e inúmeras atividades profissionais e de networking completam um programa ambicioso e transversal que vai ao encontro das necessidades do visitante profissional e dos interesses e curiosidade do público em geral do festival .
A programação é ampliada com outro grande eixo temático voltado para a emergência climática e as diferentes formas de atuar, sensibilizar e divulgar junto às comunidades artísticas , que se expressará em diferentes palcos do festival com espetaculares apresentações multitelas e uma infinidade de shows de tecnologia.
O Sónar+D dará espaço nos palcos do festival às novas narrativas musicais tecnológicas , aquelas que vão além de gêneros e formatos e que permitem ao público encontrar o autêntico DNA Sónar de experimentação artística. De Kode9 a Daito Manabe ; de Nosaj Thing para Jokkoo Collective ; por Max Cooper e Oneohtrix Point Never a Desert , CLARAGUILAR e Ryoji Ikeda . E tudo isso, sem esquecer as duas grandes comemorações do Sónar by Night: o novo show de Aphex Twin e Eric Prydzcom seu espetacular show imersivo e tridimensional HOLO .
No âmbito do SonarExtra , destaca-se a atividade SonarMies no Pavilhão Mies van der Rohe , que este ano será 'Reprocessing… Piano+AI', onde vários artistas do Sónar irão experimentar a IA através do piano; e Digital Impact, a primeira exposição experimental de arte exclusivamente digital da cidade, que pode ser visitada durante o festival no Disseny Hub Barcelona.
Todas as informações e o programa completo do Sónar e do Sónar+D já estão disponíveis no novo site sonar.es .
O impacto da IA nas artes, eixo central do Sónar+D 2023
A Inteligência Artificial será a principal protagonista desta edição .
O programa oferece um grande número de atividades de formação e divulgação abertas a todos os públicos, dirigidas por alguns dos mais relevantes estúdios criativos, artistas e investigadores do momento na área da Inteligência Artificial : Daito Manabe e Yuya Hanai da Rhizomatiks (Japão), Joel Gethin Lewis da Universal Everything (Reino Unido), Pau Garcia da Domestic Data Streamers (Espanha) e CJ Carrpela Harmonai (parte do Stable Diffusion ), entre outros.
O Sónar+D também oferece, em seu programa SonarExtra , uma série de atividades complementares ao festival que também giram em torno da IA. Em 2023, SonarMies apresenta ‘Reprocessing… Piano+AI’ , a evolução do espetáculo ‘Piano+AI’ -co-produzido por Sónar e UPC- que transformará o Pavilhão Mies van der Rohe em um laboratório aberto .
Como prelúdio para o encontro, o Sónar+D também promove, juntamente com o UPF +RAIN Film Fest , o primeiro festival internacional de cinema realizado inteiramente pela AI em toda a Europa .
Project Area, uma nova área expositiva para projetos criativo-tecnológicos onde ver, ouvir e interagir
Project Area é a nova área expositiva do Sonar+D, que permitirá descobrir os projetos criativo-tecnológicos mais inovadores do momento . Nesta nova área,serão expostas mais de 80 obras selecionadas por meio de uma chamada internacional.
Nesta edição serão apresentados projetos musicais e sonoros, visuais e imersivos ( Realidade Virtual e Realidade Aumentada ), videogames , ferramentas e instrumentos desenvolvidos nos campos da arte , ciência , etc., design e tecnologia .
Muitos deles foram desenvolvidos por talentos locais de instituições como o Institut de Recerca Biomèdica (IRB) , o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia e o HacTe (centro de arte, ciência e tecnologia de Barcelona). Haverá também muitos outros projetos de todo o mundo, como o Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris, a Aalto University na Finlândia, a Tokyo Denki University , a University of Applied Arts em Viena e a Norwegian University. Ciência e Tecnologia, entre outras.
Na secção musical, encontraremos projetos apresentados por Befaco , PioneerDJ , TribeXR e Teenage Engineering , entre muitos outros.
O Sónar+D 2023 sediará dois grandes fóruns de debate e dois simpósios com especialistas de todo o mundo
O Sónar+D também sediará dois grandes fóruns de debate e reflexão .
No primeiro deles, organizado em colaboração com o HacTe , será explorada a interseção entre arte, ciência e tecnologia , enquanto no segundo será discutida a inovação na indústria da música. Serão ainda apresentados dois simpósios : o International Symposium on Soundscape, Advanced Music & AI , organizado em colaboração com a UB , e o AI & Web3 Creatives Summit , organizado em colaboração com a UPF .
Entre as dezenas de especialistas de diversas áreas, o diretor do programa de residência artística do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o curador do programa artístico do mais importante laboratório de pesquisa básica do mundo: o CERN-European Center for the Pesquisa Nuclear .
Também haverá representantes de outras instituições como a Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia (FECYT), o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC) ou o Centro Digital MEET de Milão , além de empresas como Ableton ou Soundcloud e o Black Artist Database coletivos. eÁgua & Música .
A emergência climática e a contracultura digital, outros eixos da programação deste ano
Além da IA e das conexões entre arte, ciência e tecnologia, existemoutros grandes eixosque constituem a espinha dorsal da programação deste ano.
Uma é constituída pelas diferentes formas de alertar e divulgar sobre aemergência climáticapor parte das comunidades artísticas: o estúdio criativoPlaymodes(Espanha) em conjunto com aUPC,Stefanos LevidisdaForensic Architecture(Grécia) eJana Winderen(Noruega). Outra é acontracultura digital e as novas linguagens visuais na rede.
Artistas visuais darão suas contribuições para o debateWeirdcore , colaborador regular de grandes nomes como Aphex Twin, e Parafeno , este último em conversa com Samantha Hudson .
Shows tecnológicos: novas narrativas audiovisuais inundam os palcos do festival dia e noite
Como todos os anos, o Sónar+D abrirá espaço nos palcos do festival paranovas narrativas musicais tecnológicas, aquelas quevão além de gêneros e formatos e que permitem ao público encontrar oautêntico ADN Sónar de experimentação artística. DeKode9aDaito Manabe; deNosaj ThingparaJokkoo Collective; porMax CoopereOneohtrix Point NevertoDeserteRyoji Ikeda. E tudo isso, sem esquecer as duas grandes celebrações do Sónar by Night: Aphex Twin e Eric Prydz com seu espetacular show imersivo e tridimensional HOLO .
PROGRAMAÇÃO PARA OS DIAS
Atividades permanentes no Sónar by Day – 15, 16 e 17 de junho
A área de exposição da nova Project Area terá cinco zonas bem diferenciadas, nas quais o público poderá interagir com ferramentas relacionadas à música e ao som , protótipos, projetos e peças de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR ), videogames , trabalhos na área de arte , ciência , design e tecnologia e projetos audiovisuais.
A Inteligência Artificial seráprotagonista incontestável durante o fim de semana e estará sempre presente em’Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá , uma instalação que permitirá ao público mergulhar em um filme baseado na campanha de imagem dos 30 anos do festival .
Uma viagem sonora e visual protagonizada pelo universo de Sónar tratado por IA e pela música de Fennesz .
A Room+D e Lounge+D são os espaços que acolherão encontros setoriais , pitches , conteúdos especializados , meet-ups , sessões de open mic e outras propostas de troca de conhecimento entre criadores.
O Lounge+D -espaço reservado exclusivamente para membros credenciados- será apresentado como o epicentro do Sónar+D : o espaço por excelência para o encontro entre as diferentes comunidades que compõem o festival, tanto locais quanto internacionais.
Por seu lado, e com o objetivo de construir pontes entre diferentes cidades europeias, a instalação interativa Plaça de Barcelona , apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona , acolherá atividades com atores e empresas da tecnologia, inovação, economia azul, indústrias criativas e talentos digitais para compartilhar ideias, trocar opiniões e discutir oportunidades e desafios.
Atividades permanentes em outros espaços – SonarExtra
Como todos os anos, paralelamente a tudo o que acontece de 15 a 17 de junho na Fira Montjuïc e na Fira Gran Via, o festival se espalhará pela cidade com sua programação SonarExtra .
Durante os dias do festival, junto ao palco do Sónar by Day, será apresentada a proposta de 2023 da SonarMies , ‘Reprocessing… Piano+AI’ : a mais recente evolução do projeto estreado no AI e Music S+T+ ARTS Festival em 2021, co-produzido por Sónar e UPC. O Pavilhão Mies van der Rohe será transformadoem um laboratório aberto, por onde passarão diversos artistas da programação do Sónar 2023 para interagir com a IAdesenvolvido por pesquisadores da UPC e pelo pianista Marco Mezquida . O público poderá presenciar os ensaios abertos que esses artistas farão com a IA.
A exposição ‘Digital Impact’ (aberta de abril a agosto no Disseny Hub Barcelona e que pode ser visitada durante a semana do Sónar) será a primeira exposição experimental de arte exclusivamente digital na cidade, dirigida a todos os públicos, numa experiência que convida à reflexão e que esbate as fronteiras entre o mundo físico e o virtual. O Sónar colabora ativamente com a exposição e oferece benefícios de acesso a todos aqueles que possuem ingresso para o festival.
Atividades – Quinta-feira, 15 de junho,
das 10h às 22h (exclusivo para credenciados antes das 15h
Sónar+D iniciará suas atividades com o primeiro grande fórum de debates desta edição: Fórum de Arte, Ciência e Tecnologia em colaboração com HacTe (centro de arte, ciência e tecnologia de Barcelona). O fórum reunirá artistas, cientistas, centros de pesquisa e representantes culturais para discutir como cultivar boas relações entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Os convidados vêm do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , do Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC) , do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) , doInstituto de Pesquisas Biomédicas de Barcelona e Centro Digital MEET de Milão , entre outros. O fórum culminará com a apresentação de dois projetos de abrangência estadual: a Rede ACTS , iniciativa que busca criar espaços comuns que favoreçam a colaboração entre artistas, pesquisadores e instituições, e a atualização do Livro Branco da Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (FECYT).
O dia continuará com atividades mais educativas e informativas , que focarão sua atenção na Inteligência Artificial e sua aplicação na criação audiovisual. Daito Manabe e Yuya HanaiEles discutirão a pesquisa e o trabalho de seu estúdio Rhizomatiks em geradores de imagens de IA; CJ Carr , diretor de pesquisa da Harmonai (Stable Diffusion) , ensinará como usar IA para criar música; e Pau Garcia , fundador do estúdio Domestic Data Streamers , examinará a necessidade de criadores fazerem uso ético e responsável da IA. O dia terminará com uma sessão de conversa sobre contracultura digital da artista performática Samantha Hudson e do artista plástico e colaborador regular dela Parafeno .
O Sónar+D apresentará os resultados do International Symposium on Soundscape , Advanced Music and AI , un simposio organizado pela Universitat de Barcelona (UB) el martes 13 y miércoles 14 de junio que pretende difundir entre sus participantes los conocimientos sobre interdisciplinariedad en las músicas avançadas y la aplicación de la Inteligência artificial.
No âmbito deste simpósio, os investigadores da UB terão realizado uma cartografia sonora e audiovisual do artista LEÏTI , cuja paisagem sonora estudaram: os sons que o envolvem no seu dia-a-dia.
Também acontecerá o primeiro dos dois dias do AI & Web3 Creatives Summit , dirigido porUPF Ventures e co-produzido por Sónar+D . O dia será dividido em duas sessões: uma sobre o papel da IA no cinema e outra sobre o papel da IA na música . Esta cúpula visa discutir a relação entre criatividade e tecnologias emergentes, o uso ético da IA, direitos autorais e o papel da Web3 nas indústrias culturais e criativas. No segundo dia, dois novos temas serão abordados: mídia expandida (realidade virtual e realidade aumentada) e criatividade na Web3.
O conteúdo performativo será expandido nos diferentes palcos do festival. O inovador palco multitelas Stage+D da MEDIAPROacolherá uma primeira sessão da tarde que contará com investigadores e artistas que exploram e respondem aos efeitos da emergência climática do nosso tempo. O estúdio criativo Playmodes e o professor e engenheiro da UPC Francesc Rey apresentarão seu projeto ‘ Astres ‘, com o qual propõem o uso da luz natural em obras de light art. Jana Winderen falará sobre seu trabalho de gravação de campo em ambientes aquáticos, incluindo geleiras. E Stefanos Levidi s, pesquisador de crises migratórias na Forensic Architecture, falará sobre o uso de tecnologias audiovisuais e criativas na investigação de casos de violação de direitos humanos.
Por mais um ano, o Sónar+D dará espaço às novas narrativas audiovisuais , aquelas que vão além de gêneros e formatos e que permitem ao público encontrar o autêntico DNA Sónar de experimentação artística e com colaborações criadas especialmente para o festival. Do show ‘Escapology’ de Kode9 ao show conjunto de Nosaj Thing e Daito Manabe para apresentar ‘Continua’, através de Grievous Bodily Harmonics , uma união de Rian Treanor e Elias Merino, e Sabrina Bellaouel, que apresentará seu recente álbum Al Hadr utilizando uma tecnologia, desenvolvida pelo Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris, que vincula seus movimentos com seus efeitos vocais. Oneohtrix Point Never colaborará com Nate Boyce em um novo show ao vivo no qual eles reinterpretarão as obras gráficas de suas primeiras colaborações há uma década com um sistema de animação em tempo real. Por fim, o Jokkoo Collective revelará junto com o artista Coco Em e o produtor Monrea o trabalho desenvolvido no inverno passado no hub criativo Santuri East Africado Quênia, durante uma residência artística com curadoria de Sónar em colaboração com o Institut Ramon Llull.
Atividades – Sexta-feira, 16 de junho,
das 10h às 21h30 (exclusivo para alunos credenciados antes das 15h
A jornada de sexta-feira começará com o segundo grande fórum de debates: Inovação em Música . Integrantes de empresas como Ableton , Soundcloud , projetos como Cercle , Gallery e coletivos como Black Artist Database e Water & Music vão discutir os desafios futuros do setor musical, uma das indústrias que mais digitalizou seus processos: a criação , distribuição, comunicação. Eles falarão sobre ferramentas para criadores e novas formas de criar e gerenciar trabalhos; elefuturo do concerto ao vivo num mundo e ambiente digital ; e distribuição em comunidades , vendo como o paradigma Web3 está reformulando a relação fã-artista.
O conteúdo educacional e informativo da sexta-feira decifrará o futuro mais imediato nos campos criativo e tecnológico. O produtor e colunista Elias trará ao palco seus famosos ‘Praças Amarelas’ (post-its digitais que reúnem reflexões, dúvidas e conselhos sobre como ser um profissional do setor criativo em 2023) em uma sessão interativa. Dra. Zina Cinker , do congresso PUZZLE X, falará sobre tecnologias de ponta (como computação quântica, inteligência biossintética ou genômica) para ver como elas se tornam expressões criativas. E o músico e fabricante ugandense Afrorack contará como conseguiu curto-circuitar a perspectiva eurocêntrica no mundo dos sintetizadores modulares. O dia terminará com mais uma sessão de conversa , desta vez com o músico e pensador Steve Goodman (Kode9) e Moor Mother , o artista e co-fundador do grupo de investigação Black Quantum Futurism de Filadélfia, e com o painel ‘Rave, breaks and folclore da Andaluzia’ , apresentado por DICE e com os artistas DALILA ,B2BBS e Ylia como participantes.
O AI & Web3 Creatives Summit, fórum coorganizado com a UPF Ventures , retomará a sua atividade com as duas últimas sessões: uma sobre media expandido e outra sobre criatividade na Web3.
Stage+D by MEDIAPRO abordará as inter-relações entre os seres humanos -particularmente cientistas e artistas-, a tecnologia e o mundo natural. Kate Darling, uma das maiores especialistas mundiais em ética robótica , discutirá as futuras relações sociais, éticas e legais entre humanos e robôs em uma palestra apresentada pela SEIDOR. O estúdio britânico de arte digital e designA Universal Everything apresentará seu trabalho por meio de seu diretor criativo Joel Gethin Lewis . Fá-lo-á numa conversa audiovisual organizada em colaboração com a exposição Digital Impact , que pode ser visitada de abril a agosto no Disseny Hub Barcelona. E a artista Claire L. Evans revisará os vínculos e paralelos entre o mundo natural e a tecnologia da informação, desde redes de cogumelos até computadores feitos de células cerebrais orgânicas.
As apresentações musicais na sexta-feira são lideradas por Aphex Twin, o padrinho da música eletrônica moderna, que volta à cena para inaugurar o Sónar by Night em seu 30º aniversário. Outras atuações musicais com clara vocação inovadora são as de Daito Manabe, Max Cooper e Ryoji Ikeda com os seus novos trabalhos, a união audiovisual de Klara Lewis & Nik Colk Void + Pedro Maia e os espetáculos inéditos de Desert , MANS O e Santiago Latorre & Colin Self.
Atividades – Sábado, 17 de junho,
das 15h30 às 21h30
A manhã de sábado começará com uma visita guiada ao Digital Impact , a exposição experimental de arte exclusivamente digital localizada no Disseny Hub Barcelona . Qualquer credenciado Sónar+D pode se inscrever para a visita. Project Area e Lounge+D estarão de portas abertas durante toda a tarde para oferecer um espaço de encontro reservado para a comunidade Sónar+D durante o Sónar by Day. Um dos
grandes convidados desta edição é o Weirdcore , um conhecido artista visual, entre outras coisas, por ser um colaborador regular de grandes nomes como MIA ou Aphex Twin. Em sua apresentação, Weirdcore irá decodificar seu universo visual maluco inspirado na internet e na cultura pop.
As apresentações musicais do sábado nos palcos do Sónar+D contarão com colaborações entre músicos e artistas digitais e visuais . O público do Sónar poderá apreciar o artista multidisciplinar GAIKA juntamente com o grupo de pesquisa em design einaidea ; CLARAGUILAR apresentando novo espetáculo em parceria com Oscila Studio ; Lolo & Sosaku com uma nova peça especialmente desenhada para os 30 anos do Sónar em colaboração com Sergio Caballero ; Ana Quiroga & Estela Olivaapresentando seu novo espetáculo ‘Azabache AV’; Deena Abdelwahed com um novo show ao vivo para o qual ela tem desenvolvimento tecnológico em colaboração com o Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris; e Carles Viarnès unindo forças com Alba G. Corral para apresentar seu novo álbum. O grande final da festa acontecerá no Sónar by Night, quando Eric Prydz apresentará o HOLO , o show imersivo mais impressionante do momento no mundo.
PROGRAMA SÓNAR+D 2023
Apresentações musicais
Aphex Twin | Eric Prydz apresenta HOLO | Kode9 apresenta ‘Escapologia’ | Daito Manabe ao vivo | Ana Quiroga & Estela Oliva apresentam ‘Azabache AV’ | Carles Viarnès & Alba G. Corral | CLARAGUILAR | Deena Abdelwahed ao vivo | Deserto | GAIKA + einaidea apresentam ‘TURBULÊNCIA EM BLACK BAY GRENADA’ | Harmônicos corporais graves | Coletivo Jokkoo | Klara Lewis & Nik Colk Void + Pedro Maia | Lolo & Sosaku | Lucrécia Dalt | MANS OU | Max Cooper ao vivo | Nosaj Thing + Daito Manabe apresentam ‘Continua’ | Ponto Oneohtrix Nunca | Pereira Em outro lugar | Ryoji Ikeda | Sabrina Bellaouel | Santiago Latorre & Colin Auto | Masterclasses ‘Únicas’ de Tupac Martir, palestras e fóruns de discussão
Festival de Cinema +RAIN | Afro-raque | AI & Web3 Creatives Summit | Fórum de Arte, Ciência e Tecnologia em colaboração com HacTe | C. J. Carr | Claire L. Evans apresenta ‘Wild Information: New Frontiers in Biocomputing’ | Impacto Digital | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Streamers de dados domésticos apresentam ‘Ignorância Artificial e as Artes’ | Elias apresenta ‘Quadrados Amarelos’ | Arquitetura Forense com Stefanos Levidis | Em conversa: Samantha Hudson & Parafen | Em conversa: Steve Goodman (Kode9) e Moor Mother | Simpósio Internacional de Paisagem Sonora, Música avançada e IA | Jana Winderen | Kate Darling apresenta ‘O futuro da interação humano-robô’ apresentado por SEIDOR | Fórum de Inovação Musical | Sessão Music Tech Pitch apresentada pelo Barcelona Music Tech Hub e Music Tech Europe | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | Playmodes & UPC-Telecos apresentam ‘Astres’ | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | PUZZLE X apresenta ‘EXPRESSIONISMO DA MATÉRIA’ | ‘Rave, pausas e folclore da Andaluzia’ apresentado pela DICE | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Universal Tudo | estranho pausas e folclore da Andaluzia’ apresentado por DICE | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Universal Tudo | estranho pausas e folclore da Andaluzia’ apresentado por DICE | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Universal Tudo | estranho
PROGRAMAÇÃO DIAS E NOITES
Quinta-feira, 15 de junho
Sónar de Dia | 15h00 às 12h00
700 Felicidade | AI & Web3 Creatives Summit | Fórum de Arte, Ciência e Tecnologia em colaboração com HacTe | B2BBS | Café Preto | Senhor Entediado | Bradley Zero b2b Moxie | Charlotte Adigéry & Bolis Pupul | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Streamers de dados domésticos apresentam ‘Ignorância Artificial e as Artes’ | Érika de Casier | Arquitetura Forense com Stefanos Levidis | Harmônicos corporais graves | bosque | Em conversa: Samantha Hudson & Parafen | Simpósio Internacional de Paisagem Sonora, Música avançada e IA | Jana Winderen | Coletivo Jokkoo | Kitty110 / LaBlackie / L’Beel | Kode9 apresenta ‘Escapologia’ | KYNE | lanav | Mel Manuka | Marina Herlop | Sessão Music Tech Pitch apresentada pelo Barcelona Music Tech Hub e Music Tech Europe | Nosaj Thing + Daito Manabe apresentam ‘Continua’ | Ponto Oneohtrix Nunca | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | Playmodes & UPC-Telecos apresentam ‘Astres’ | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Sabrina Bellaouel | Garrafa Sergi | Planícies de Soda | Tohji Piano + IA’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Sabrina Bellaouel | Garrafa Sergi | Planícies de Soda | Tohji Piano + IA’ | Rhizomatiks com Daito Manabe & Yuya Hanai | Sabrina Bellaouel | Garrafa Sergi | Planícies de Soda | Tohji
Sexta-feira, 16 de junho
Sónar de Dia | 15h00 às 12h00
Afro-raque | AI & Web3 Creatives Summit | Ahaddream | Albany | Amor Sátiro | BADSISTA b2b Cashu | Bendik Giske | A Santíssima Virgem | C. J. Carr | Claire L. Evans apresenta ‘Wild Information: New Frontiers in Biocomputing’ | Cristal Murray | Daito Manabe ao vivo | DALILA | Deserto | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Elias apresenta ‘Quadrados Amarelos’ | ElizaRose | Kate Darling apresenta ‘O futuro da interação humano-robô’ apresentado por SEIDOR | Klara Lewis & Nik Colk Void + Pedro Maia | Lorenzo Senni | MANS OU | Max Cooper ao vivo | Merca Bae apresenta ‘2048’ ao vivo | Mike Q | Chaves da Musa | Fórum de Inovação Musical | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | PUZZLE X apresenta ‘EXPRESSIONISMO DA MATÉRIA’ | Ralphie Choo | ‘Delírio, pausas e folclore da Andaluzia’ apresentado por DICE | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Ryoji Ikeda | Santiago Latorre & Colin Auto | Selectya Brilhante | Em conversa: Steve Goodman (Kode9) e Moor Mother | tudo universal
Sonar à Noite | 20h30 às 7h00
Âme b2b Marcel Dettmann (conjunto de 5h) | Aphex Twin | aquariano | Baba Sy | BICEP ao vivo | Bolos Da Killa | Empurrador de cardo | CC: DISCO! | DJ EZ | DJ Marky & MC GQ | Raio da Febre | Querida Dijon | Ikonika apresenta ‘Bubble Up’ ao vivo | ISabella b2b Roza Terenzi | JOVENDELAPERLA | Lógica1000 | Peggy Gou | Conjunto de DJ Russell Haswell | SHERELLE x Kode9 | garota tímida | Solomun
sábado 17 de junho
Sónar de dia | 15h00 às 12h00
AINEs | Ana Quiroga & Estela Oliva apresentam ‘Azabache AV’ | Carles Viarnès & Alba G. Corral | CLARAGUILAR | Deena Abdelwahed ao vivo | Dinamarca | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | magro | GAIKA + einaidea apresentam ‘TURBULÊNCIA EM BLACK BAY GRENADA’ | Héctor Oaks apresenta ‘Fogo Universal’ ao vivo | Carne de Cavalo Discoteca x Prosumidor | A Menina Jacarandá | LEITI | Lolo & Sosaku | Lucrécia Dalt | Nick Leon | nusar3000 | omagoqa | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Pereira Em outro lugar | Phran apresenta ‘Vimana Discplay’ | Área do Projeto | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | MA pegajoso | Toccororo | ‘Unique’ de Tupac Mártir | Weirdcore
Sónar à noite | 20h30 às 7h
Conjunto de DJ Alizzz ‘Club 2000’ | Lente Amélie | Anjo Molina | ANZ | Bad Gyal | Chamada Super b2b Sedef Adasi | Carista | Chloé Caillet | DJ Holográfico b2b DJ Minx | Eric Prydz apresenta HOLO | Koreless | La Zowi apresenta ‘A Rainha do Sul’ | Pequeno Simz | perfil baixo | Dizzy: White Boy b2b 8kitoo | Mochakk | Bebê H | Orslock | Estacionamento | Richie Hawtin | Conjunto de DJ Rusowski | Samantha Hudson apresenta ‘EVOO Black Label’ | Tiga b2b Cora Novoa | Topanga Kiddo | Desfazer | Wata Igarashi ao vivo
Todos os tipos de ingressos para o Sónar Barcelona 2023 estão à venda
Assinaturas, Assinaturas VIP , Credenciamentos para o Sónar+D , Assinaturas de 3 dias, Ingressos de 2 noites e ingressos individuais para cada dia e noite ainda estão à venda em sonar.es .
Instituições, parceiros e patrocinadores
O Sónar Barcelona 2023 é uma iniciativa da Advanced Music , com a colaboração da Câmara Municipal de Barcelona e do Departamento de Cultura da Generalitat de Catalunya , com Estrella Damm como patrocinador principal e com o patrocínio de Thunder Bitch , MEDIAPRO , TOUS , SEIDOR , ME by Meliá , LACOSTE , Coca-Cola , Red Bull e MELLER , Tanqueray 0.0% e OCB , com DICEcomo parceiro de bilhética e Pioneer DJ como parceiro tecnológico.
Sobre o Sónar
Sónar é o festival europeuque melhor reflete a evolução e expansão damúsica e cultura digital e eletrônicadesde sua primeira edição em 1994. Todo mês de junho,o Sónar transforma Barcelona no epicentro da música e das artes de vanguarda e reúne o público , artistas e profissionaisde todo o mundo, atraídos pela inovação em conteúdos e formatos nos múltiplos palcos e espaços da Fira Barcelona.
Fiel ao seu nome,o Sónar é um detector de som que reflete e amplifica o presente e o futuro da cena musical,acolhendo e divulgando as propostas artísticas mais influentes do momento a nível global e atuando comoespaço para a descoberta de tendências e correntes emergentes nas artes e seus vínculos com a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Após três décadas e mais de 100 edições em todo o mundo desde a sua criação, o Sónar continua a esbater as fronteiras do festival e a estabelecer ligações entre públicos, géneros e disciplinas criativas.
Sobre o Sónar+D
O Sónar+Dé oencontro internacional de arte, ciência e cultura digitalque explora comoa criatividade muda o presente e imagina novos futuros. Desde 2013, este evento antidisciplinar reúne em Barcelonaimportantes artistas, tecnólogos, pessoas criativas, músicos, designers, pensadores, cientistas e empresários para participar de um programa cuidadosamente selecionado depalestras, masterclasses e tech-showscom o objetivo deinspirarerede.
Paramilhares de profissionaisepúblico curiosode mais de 100 países, o Sónar+D oferece umambiente único, aberto e descontraído, onde você pode descobrir novos empregos inovadores e encontrar oportunidades, aprender novas habilidades e mostrar iniciativa. Três dias frutíferos de palestras, demos e workshops, shows, concertos ao vivo, exposições, experiências imersivas e interativas e encontros com diferentes comunidades.