Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

86% das músicas em plataformas de streaming tiveram menos de 1.000 reproduções em 2023

compartilhe

158,6 milhões de faixas ficaram aquém da marca de 1.000, enquanto quase um quarto não recebeu nenhuma transmissão.

De acordo com o  relatório musical de final de ano de 2023 da Luminate – que mede o consumo de música por meio do rastreamento de vendas, streams, downloads, impressões de público e airplay – 158,6 milhões de faixas ficaram aquém da marca de 1.000, 86,4% dos 184 milhões de faixas medidas.

Coletando os dados por meio de ISRCs (International Standard Recording Codes), a Luminate também descobriu que 45,6 milhões de músicas não foram transmitidas, o que representa 24,8% dos 184 milhões de faixas disponíveis.

Além disso, o relatório revelou que apenas 10 músicas de 2023 alcançaram mais de um bilhão de streams globalmente. Em dezembro do ano passado,  ‘Get Lucky’ , hit de 2013 de Daft Punk, Pharrell Williams e Nile Rodgers, atingiu a marca de um bilhão de streams no Spotify.

Você pode assistir a um webinar destacando algumas das tendências e Helena Kosinski, vice-presidente global da Luminate, abaixo.

O relatório Luminate chega após o recente anúncio do Spotify de sua nova política de royalties, que eliminará  pagamentos para faixas com menos de 1.000 streams.

A gigante do streaming disse que a mudança faz parte de seu compromisso de lidar com o que descreve como  “pagamentos perdidos no sistema”,  ou seja, as “dezenas de milhões de faixas que foram transmitidas entre 1 e 1.000 vezes no ano passado” e geram em em média apenas $ 0,03 por mês.

Entretanto, o BPI informou recentemente que o streaming representa agora 87,7% de todo o consumo de música no Reino Unido .

Os dados, publicados como parte do relatório oficial de final de ano, revelaram que houve 179,6 mil milhões de streams no Reino Unido no ano passado, o que duplicou desde 2018. 

publicidade