158,6 milhões de faixas ficaram aquém da marca de 1.000, enquanto quase um quarto não recebeu nenhuma transmissão.
De acordo com o relatório musical de final de ano de 2023 da Luminate – que mede o consumo de música por meio do rastreamento de vendas, streams, downloads, impressões de público e airplay – 158,6 milhões de faixas ficaram aquém da marca de 1.000, 86,4% dos 184 milhões de faixas medidas.
Coletando os dados por meio de ISRCs (International Standard Recording Codes), a Luminate também descobriu que 45,6 milhões de músicas não foram transmitidas, o que representa 24,8% dos 184 milhões de faixas disponíveis.
Além disso, o relatório revelou que apenas 10 músicas de 2023 alcançaram mais de um bilhão de streams globalmente. Em dezembro do ano passado, ‘Get Lucky’ , hit de 2013 de Daft Punk, Pharrell Williams e Nile Rodgers, atingiu a marca de um bilhão de streams no Spotify.
Você pode assistir a um webinar destacando algumas das tendências e Helena Kosinski, vice-presidente global da Luminate, abaixo.
O relatório Luminate chega após o recente anúncio do Spotify de sua nova política de royalties, que eliminará pagamentos para faixas com menos de 1.000 streams.
A gigante do streaming disse que a mudança faz parte de seu compromisso de lidar com o que descreve como “pagamentos perdidos no sistema”, ou seja, as “dezenas de milhões de faixas que foram transmitidas entre 1 e 1.000 vezes no ano passado” e geram em em média apenas $ 0,03 por mês.
Entretanto, o BPI informou recentemente que o streaming representa agora 87,7% de todo o consumo de música no Reino Unido .
Os dados, publicados como parte do relatório oficial de final de ano, revelaram que houve 179,6 mil milhões de streams no Reino Unido no ano passado, o que duplicou desde 2018.
collab by DJ Mag internacional