“No software, a separação da haste realmente parece ótima. Certamente está de acordo com o algoritmo de separação de hastes encontrado no Serato DJ Pro.”
Indiscutivelmente, a sobreposição entre os mundos do DJing e da produção musical nunca foi tão grande ou melhor.
O software de DJ continua a ultrapassar os limites do que é possível – os efeitos são basicamente plug-in de estúdio e o advento da separação de hastes em tempo real abriu possibilidades criativas inteiramente novas.
Talvez nada melhor ilustre a sobreposição entre produção musical e DJing do que empresas de software de DJ lançando seu próprio software de produção.
A saber, vimos o Serato Studio 2.0 lançado no início deste ano e é uma grande atualização para a plataforma de criação de batidas lançada pela primeira vez em 2019.
Até agora, Serato baseado na Nova Zelândia deve ser um nome familiar para a maioria dos DJs.
O Serato DJ Pro é uma das opções de software de DJ mais populares atualmente no mercado e tem seguidores dedicados.
No entanto, o nome Serato pode não gerar o mesmo reconhecimento entre os produtores musicais.
Isso certamente pode mudar com a última geração do Serato Studio, que espera atrair DJs e produtores com um rico conjunto de recursos e fluxo de trabalho focado em samples.
Curiosamente, a história do Serato realmente começou em 1999 com o lançamento do plug-in de alongamento de tempo/pitch shifting “Pitch ‘n Time”.
Será que o Serato Studio 2.0 vai enraizar mais a empresa no mundo da produção musical?
Antes de mergulhar no Serato Studio 2.0, quero desabafar.
Eu sou provavelmente o produtor mais medíocre do mundo.
Provavelmente nunca serei capaz de surpreender meus amigos e familiares com um hit dance noturno que lidera as paradas globais e me leva aos palcos principais do seu festival de música favorito.
Então, talvez eu não esteja qualificado para revisar software de produção musical.
Ou talvez minha insegurança com a produção me torne a pessoa perfeita para revisar o Serato Studio.
Afinal, se eu consigo pegar o jeito – e acho que peguei – talvez qualquer um consiga.
A peça central do Serato Studio 2.0 é a separação de hastes em tempo real – em outras palavras, a capacidade de dividir uma música em pseudofaixas distintas, cada uma contendo vocais, bateria e melodias.
Com esse recurso, você pode criar acapellas ou edições instrumentais em tempo real e alterar uma sem afetar as outras.
Essa tecnologia tem surgido em várias plataformas de software e hardware de DJ nos últimos anos e abriu novas possibilidades criativas para DJs.
Certamente não é uma moda passageira ou um truque e provavelmente veio para ficar.
No software, a separação da haste realmente soa bem.
Certamente está de acordo com o algoritmo de separação de hastes encontrado no Serato DJ Pro.
É claro que uma acappella criada por meio da separação de hastes não soará tão limpa quanto uma verdadeira acappella de estúdio, mas pode chegar bem perto nas circunstâncias certas.
Com a introdução de hastes no Serato Studio 2.0, o Serato parece estar indo atrás de remixers e produtores que desejam levar seu jogo de samples para o próximo nível.
Na verdade, eles o chamam de “o maior avanço na tecnologia de amostragem desde o sampler digital”.
É uma afirmação ousada e acho que teremos que deixar a história julgar isso.
Mas Serato está definitivamente em algo aqui.
O restante do fluxo de trabalho do Serato Studio 2.0 é muito semelhante à versão 1.0, lançada há alguns anos.
Existe a capacidade de carregar vários kits de bateria e criar uma batida usando um fluxo de trabalho no estilo bateria eletrônica.
Quando comparado com outras plataformas de produção musical, um recurso que realmente define o Serato Studio é a capacidade de carregar faixas diretamente da biblioteca do Serato DJ. Há também a capacidade de colocar alguns sintetizadores em camadas e lançar efeitos na faixa que você criou.
Várias frases de um projeto são divididas em seções conhecidas como “cenas” e você pode encadear várias cenas para formar uma faixa.
O software parece se concentrar mais na amostragem de várias fontes, em vez de criar músicas totalmente novas do zero.
Como uma plataforma para criar remixes e edições de faixas preexistentes, o Serato Studio oferece uma boa mistura de DJ e software de produção.