O brasileiro Gustavo Saldanha , não é apenas fã dos Beatles e de Paul McCartney, mas sim a única criança no mundo a fazer cover do astro britânico e um tributo completo à banda, desde os 5 anos de idade.
O garoto toca mais de dez tipos de instrumentos musicais, entre eles guitarra, violino, ukulele, baixo e teclado.
Seu maior sonho é conhecer McCartney, que está em solo brasileiro com a turnê ‘Got Back’.
Foi o menino quem apresentou a banda à família, após um evento escolar no dia das mães, no qual foram apresentadas cinco músicas dos Beatles. Após isso, Gustavo se encantou, principalmente por Paul e pelos instrumentos que ele toca. Atualmente, consegue cantar e tocar grande parte do repertório, inclusive de olhos fechados. Esses covers são publicados em seu Instagram e possuem milhares de likes.
Gustavo já recebeu diversos elogios artísticos, inclusive de Brian Ray (atual guitarrista da banda de Paul), John Fogerty e James Taylor. Ray e Taylor o seguem no Instagram. Também já foi notado na rede social pela filha do cantor britânico, Mary McCartney, mas nunca teve a oportunidade de ser reconhecido pelo próprio ídolo.
Em dezembro do ano passado, aos nove anos, participou do Faustão na Band, onde fez homenagens a Paul McCartney, tocando diversos instrumentos, além de apresentar um cover de “Twist and Shout”, grande sucesso dos Beatles. O menino é destro, mas toca especialmente como canhoto, por causa de McCartney.
Segundo a mãe, Luciane Saldanha, o menino começou cedo: “Antes de tocar os instrumentos originais, ele fazia performances com instrumentos de papelão, aos 5 anos de idade”, afirma. “Hoje em dia, não conseguimos precisar quantos instrumentos ele toca, mas sabemos que são mais de dez. Ele consegue ouvir as notas musicais e tocar em praticamente qualquer um”, acrescenta.
Gustavo é considerado uma criança prodígio por médicos e especialistas. Em 2022, ganhou um prêmio, pelo Global Child Prodigy Awards, referente às 100 crianças prodígios do planeta, na categoria música. Além disso, foi a única criança a tocar no The Cavern Club, aos 6 anos de idade, bar inglês localizado em Liverpool, conhecido pelo início da banda Beatles e a atravessar a Abbey Road em seus 50 anos de comemoração.
“Em uma das vindas do Paul ao Brasil, em 2019, meu filho não conseguiu entrar no show dele, pois havia uma entrada mínima de dez anos de idade”, diz Luciane. “Nesse ano, ele já tinha a idade necessária e ganhou os convites para assistir ao show do dia 9, no Allianz Parque”, finaliza a mãe.
Paul já convidou diversos fãs mirins para subir ao palco em outros países, porém, nunca um cover infantil de si mesmo. Há quem diga que seria a última vez do astro em solo brasileiro. Seria esta a oportunidade perfeita para que Paul conheça seu fã infantil mais talentoso? Gustavo e a família esperam que alguém possa os apresentar nesta provável ‘last dance’ de McCartney no Brasil.