Os artistas se uniram para repaginar a original “Baião Destemperado”, dos Barbatuques.
Um dos gêneros de música eletrônica mais abertos à mesclagem com outros gêneros musicais e movimentos culturais é o Downtempo.
No Brasil, esta cena pode ser razoavelmente pequena, mas são muitos os artistas talentosos que procuram dar sempre uma cara brasileira à dance music.
No maior espírito de homenagem ao Nordeste com sua nova track “Baião Temperado”, um desses talentos é o Afterclapp.
Essa movimentação musical do DJ e produtor brasileiro é emblemática por si só: a parceria integra ele, o consagrado grupo Barbatuques, o trio Clarianas e a cantora Iara Ferreira em uma versão dançante deste clássico inconfundível.
Para manter lealdade à riqueza cultural nordestina, o artista manteve os pés no chão em relação à escolha dos elementos para deixar livre a musicalidade percussiva vibrante da original “Baião Destemperado”.
Importante na história da cultura nordestina como um movimento musical de dança, o baião passou a se difundir a partir da década de 40 e fez-se entender pelo uso de instrumentos como viola caipira, triângulo, flauta doce e sanfona.
Quando falamos de Barbatuques, grupo formado nos anos 90, essas nuances provam-se por sua abordagem corporal para se trazer o batuque – palmas, sapateados e estalos, por exemplo.
Lançada em formato EP pela recém-inaugurada label Gyra Records, o projeto conta ainda com uma versão instrumental da faixa, dobrando as possibilidades de mixagem para os DJs.
Este lançamento segue uma prolífica ordem de histórias musicais brasileiríssimas contadas por Afterclapp recentemente, como “Onde Vem” e outro prestígio ao baião, “Perfume de Araçá“.
Confira:
Acompanhe Afterclapp, Barbatuques e Clarianas no Instagram.
especial collab. by Rodrigo Airaf