O multi-instrumentista, compositor, produtor e artista baseado em Londres, Alfie Templeman, lançou o novo single “Hello Lonely”, retirado de seu altamente esperado segundo álbum, Radiosoul, que será lançado em 7 de junho pela Chess Club Records / AWAL Recordings.
Templeman estará celebrando o lançamento do álbum com uma série de datas de turnê em lojas de discos; para ver todas as paradas da turnê, consulte abaixo.
Apesar de manter musicalmente o otimismo que foi mostrado pela primeira vez em seu álbum de estreia, Mellow Moon, com este projeto, Alfie Templeman demonstra uma maturação tanto em seu som quanto em seu tema.
O que ele aborda com Radiosoul são as lutas com as redes sociais, o cansaço causado pela turnê, aprender a lidar com ansiedade e ataques de pânico, e sair da casa dos pais – tudo enquanto ainda está tentando se entender. “Hello Lonely” existe nesse mundo, considerando lidar com a dicotomia entre a sobrecarga social da turnê e a privação social em casa.
Sobre “Hello Lonely”, Templeman compartilhou: “Para mim, essa música captura aqueles pensamentos existenciais que todo mundo parecia ter durante a pandemia e até mesmo pós-pandemia, onde todo mundo meio que dizia ‘E agora?’. Sempre tive um pouco de dificuldade com minha energia social e às vezes luto com as redes sociais e a turnê, pois pode exigir muita energia subir no palco 100 vezes por ano e manter conversas com tantas pessoas diferentes. Quando você tem uma vida profissional tão diferente em comparação com a vida doméstica, acho que o silêncio se torna bastante ensurdecedor e muito intenso. Então, ‘Hello Lonely’ é sobre lidar com esses grandes momentos de silêncio e verificar sua própria sanidade.”
Radiosoul é uma suíte ambiciosa de faixas que mostram uma nova e audaciosa direção de acid-pop para o polímata nascido em Bedfordshire. O álbum conta com produção de Templeman, além de Nile Rodgers, Dan Carey, Karma Kid, Oscar Scheller, Will Bloomfield, Justin Young, Josh Scarbrow e Charlie J Perry. É um álbum de auto-descoberta, que oscila entre gêneros à vontade e mostra uma nova incisividade e humor ácido na letra de Templeman, enquanto mantém o senso de alegria que definiu seus lançamentos anteriores. É o trabalho de um talentoso compositor prodigioso verdadeiramente se destacando.
Templeman diz: “Em fevereiro de 2023, planejei uma pequena viagem para os EUA e me apaixonei novamente por gravar música. Visitei Nile Rodgers em Miami e Oscar Scheller em LA, depois voltei e passei um tempo com um monte de produtores incríveis no sul de Londres: Charlie Perry, Karma Kid, Dan Carey, Will Bloomfield e Josh Scarbrow. Durante os próximos 5 meses, nós faríamos meu próximo álbum juntos. Eu voltaria para casa e criaria músicas; tirando ideias que eu tinha desde 2017. Então nos encontraríamos e criaríamos coisas espontaneamente. Há uma energia empolgante que é capturada quando você não sabe o que está por vir. Cada música é intencionalmente diferente da anterior. É sobre o estranho e maravilhoso, os momentos grandes, brilhantes e explosivos e os momentos quietos, crus e reflexivos. Quando comecei, o que realmente me empolgou foi usar música como forma de documentar minha vida. Cada EP parecia uma pequena entrada de diário, condensando os últimos seis meses da minha vida em algumas músicas. Este álbum realmente me lembra disso, mas desta vez ele olha para toda a minha vida. Finalmente me sinto um pouco mais confiante em lutar contra a escuridão que inevitavelmente espreitará de vez em quando. Este álbum é sobre completar 20 anos: entrando em uma nova década de sua vida e descobrindo como você se guiou até onde está agora, mesmo que você não saiba muito bem como.”
“Hello Lonely”, segue o anúncio de Radiosoul e o lançamento do single “Eyes Wide Shut” – uma faixa amplamente aclamada que foi nomeada pela BBC Radio 1 como Hottest Record In The World. No lançamento, apareceu em 27 playlists do Spotify New Music Friday e 47 playlists do Apple New Music Daily ao redor do globo e anunciou a nova era de Alfie Templeman. Com o novo álbum a caminho e uma participação no BBC Radio 1’s Big Weekend, é apenas uma trajetória ascendente para Templeman daqui para frente. Fique ligado para mais notícias.
Lista de Faixas
- Radiosoul
- Eyes Wide Shut
- This Is Just The Beginning
- Vultures
- Drag
- Hello Lonely
- Just A Dance ft. Nile Rodgers
- Submarine
- Beckham
- Switch
- Run To Tomorrow
Datas da turnê em lojas de discos
6 de Junho – Bedford Esquires, Slide Records
7 de Junho – Pryzm Kingston, Banquet Records
8 de Junho – Glasgow, Assai Records
9 de Junho – Rough Trade, Liverpool
10 de Junho – Rough Trade, Bristol
11 de Junho – Rough Trade, Nottingham
12 de Junnho – Rough Trade East, London
BIO
Mantendo a sensação descontraída e ensolarada de seu primeiro álbum, Mellow Moon – que recebeu elogios por sua criatividade despreocupada do The Guardian, NME, The Line of Best Fit e outros – o segundo álbum de Alfie Templeman, Radiosoul, leva sua composição de músicas ainda mais longe em todas as direções. Desde a faixa-título ambiciosa e audaciosa, cujo groove relaxado evolui para uma jam completa, completa com saxofone espiralante, há imediatamente a sensação de que isso é maior em magnitude do que qualquer coisa que este artista já tenha feito no passado. Com colaborações com produtores lendários, incluindo Nile Rodgers e Dan Carey, é um avanço adequado para um músico jovem e incrivelmente talentoso que, com apenas 21 anos, só pode ser descrito como um polímata legítimo.
Desde o funk frenético de “Drag”, até a inquietante harmonia positivamente gótica de “Submarine”, Radiosoul percorre todas as transições, mudanças e pluralidade do fim da adolescência. É sobre odiar as redes sociais, sentir-se exausto pela turnê, aprender a lidar com ansiedade e ataques de pânico, e sair da casa dos seus pais – tudo isso enquanto você ainda está tentando se entender. O álbum coloca consistentemente letras sobre sentir-se como se estivesse se debatendo – “O tempo futuro é muito intenso”, ele canta em “Eyes Wide Shut” – em cenários pop brilhantes, e para Templeman, portanto, parece um documento de um artista acordando do limbo.
“Tratava-se de encontrar meu lugar e me sentir mais confortável comigo mesmo novamente, e também de me tornar um adulto”, diz ele. “Mudar, me entender e perceber que mudei muito. Não sei exatamente quem sou nessa fase, mas é normal se sentir assim. Sinto que, mesmo sendo péssimo em falar sobre meus sentimentos, a música torna mais fácil.”
Recém-completados 21 anos de idade, quase completamente autodidata como produtor e músico (tocando onze instrumentos) e com mais de 300.000.000 de streams em todo o mundo e turnês com ingressos esgotados no Reino Unido, Europa, Japão, Austrália e EUA durante 2022, o apelo global de Alfie Templeman está crescendo a cada dia.
Mais próximo de casa, sua ascensão foi alimentada pelo apoio de longa data de redes nacionais como a BBC Radio 1 (onde foi incluído na lista de reprodução diurna cinco vezes e recebeu seis músicas mais quentes consecutivas em sua carreira em ascensão, além de alcançar a lista A com “3D Feelings” e o single “Colour Me Blue”, que também foi uma das cinco músicas mais tocadas nas paradas de rádio do Reino Unido), BBC Radio 2 (onde “Colour Me Blue” também foi incluído na lista A), BBC Radio 6 Music, Radio X, Virgin, Absolute e Apple Music 1.
Rapidamente se tornando um nome conhecido, as parcerias inventivas de Alfie (hospedando um dos primeiros festivais no Minecraft) e aparições em grandes programas de TV do Reino Unido via Sunday Brunch e Top of the Pops ajudaram em inúmeros shows esgotados (incluindo o Shepherd’s Bush Empire de Londres) e performances em grandes festivais do Reino Unido como Glastonbury, Reading & Leeds, BBC Radio 1’s Big Weekend e outros.
Alfie também colaborou com o membro do Rock & Roll Hall of Fame Todd Rundgren em seu álbum recente Space Force, Dom Valentino, Anna of the North e o produtor de Boy Pablo, Bob Junior, em suas produções recentes, e co-escreveu e produziu a faixa de sucesso mundial “Dizzy” de Chloe Moriondo. Fresco, ousado, jovem e inventivo. Alfie Templeman enxerga um mundo às vezes cinza em um vibrante technicolor.
Reconhecimento para Alfie Templeman:
“Pop ácido e marcante” – NME
“Templeman está agora pronto para abrir uma nova era” – Clash
“Abraça o pop grande e estranho” – Dork
“É como se Alfie tivesse filtrado ‘Love Me’ do The 1975 e o Scissor Sisters e tivesse chegado com isso!” – Clara Amfo BBC R1
Assista o visualiser de “Hello Lonely”
Siga Alfie: