André Midani produziu da Bossa Nova ao Rock!
André Midani, 86, morre na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea – Rio de Janeiro – RJ.
Natural de Damasco (Síria), criado na França desde os 3 anos.
André Midani iniciou sua carreira em gravadoras na Decca na França.
Chegou no Brasil em 1955, quando começou a trabalhar na Odeon (hoje EMI Music), foi contratado a época para lançar o selo Capitol Records.
Já no Brasil, faz contato com Carlos Lyra, Roberto Menescal, Nara Leão, Ronaldo Bôscoli, estrelas da Bossa Nova, mais tarde conheceu João Gilberto e Tom Jobim.
Depois disso foi convidado para montar a Capitol Records no México e em Los Angeles – EUA.
Em 1968 voltou ao Brasil para assumir a presidência da Philips (atual Universal Music) e popularizou a MPB, com Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil, mais Tim maia, Chico Buarque, Jorge Benjor, Luiz Melodia, Jards Macalé e Raul Seixas.
Nos anos 1980, foi convidado a montar a Warner Music no Brasil, e levou Elis, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, entre outros, além dos novos destaques – Kid Abelha, Ira!, Titãs, Ultraje A Rigor e Lulu Santos.
Na década de 90, André Midani, assumiu a presidência da Warner Music para América Latina e da Warner Internacional, volta ao Brasil em 2002.
Em 2016! Aposentou-se!
Midani deixa os filhos Philippe e Antoinne.
Descanse em Paz! Respeitos a Família! Luz!
Pai e filho Philippe (e seus “púpilos” na cia. Warner Music Brasil), apoiaram o nascimento e a consolidação da Revista DJ SOUND (em formato impresso), a partir 1990, além do fanzine “DJs In Concert” (em 1989).
Conheça um pouco deste visionário e sua história em “Do Vinyl ao Download” (série apresentada no canal GNT) :
Link – Divulgação – “do Vinyl ao Download”
Link – Canal GNT Play – https://globosatplay.globo.com/gnt/v/4021709/