O festival celebra o seu 30º aniversário com um programa transversal que cobre o presente e o futuro da cultura digital e da música eletrônica.
O Sónar+D reforça sua posição como espaço de encontro de especialistas locais e internacionais na intersecção de arte, ciência e tecnologia.
O 30º aniversário do Sónar acontecerá em Barcelona nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023 e contará com mais de 250 propostas, entre shows, DJ sets, masterclasses, palestras e fóruns de debate, além de projetos criativo-tecnológicos de mais de 20 países.
O Sónar+D 2023 se concentrará no impacto da Inteligência Artificial na música e nas artes audiovisuais e interativas por meio de um extenso programa de atividades para profissionais e público em geral que ocupará todo o Palau de Congressos de Fira Montjuïc das 10h às 21h. estender-se a outros espaços do Sónar by Day.
Na programação musical, Aphex Twin, Eric Prydz apresentando HOLO -seu show holográfico imersivo exclusivo e colossal-, BICEP ao vivo, Bad Gyal, Fever Ray, Peggy Gou, Little Simz, Oneohtrix Point Never, Black Coffee, Angel Molina, Solomun, La Zowi, Samantha Hudson, The Blessed Madonna, Shygirl, Carles Viarnès & Alba G. Corral e Honey Dijon, entre muitos outros nomes.
O Sónar by Night oferecerá neste ano espetáculos imersivos de grande formato, nos quais a tecnologia tem papel fundamental. Na sexta-feira, 16 de junho, o enigmático artista cult e padrinho da música eletrônica moderna Aphex Twin se apresentará no Sónar 12 anos após sua apresentação anterior no festival. Na mesma noite, a dupla norte-irlandesa BICEP também estará presente com seu poderoso show de dança eletrônica pensado para grandes espaços. E no sábado, 17 de junho, o estandarte da casa progressiva Eric Prydz apresentará HOLO, a mais espetacular megaprodução audiovisual imersiva do momento em todo o mundo que levará a tecnologia aplicada às artes cênicas a um novo patamar.
Os nomes mais importantes da cena clubbing mundial também marcarão presença no Sónar by Night. Na sexta-feira, estarão por lá dois dos grandes representantes do house e disco contemporâneo: a sul-coreana Peggy Gou e a americana Honey Dijon. E o produtor alemão Solomun finalmente fará sua estreia no Sónar. No sábado, a DJ e produtora belga Amelie Lens vai mais uma vez agitar o SonarClub com o seu techno ácido e acelerado, enquanto a aposta nas maiores figuras da cena é completada pelo icónico e pioneiro Richie Hawtin.
Sónar by Night também terá grandes vozes em seus palcos: o hip-hop reflexivo e socialmente comprometido dos britânicos Little Simz, o show do vocalista sueco e visionário pop Fever Ray e a tão esperada performance de Bad Gyal, que está de volta no Sónar já virou um ídolo mundial, ao estrear ao vivo todas as músicas de seu álbum de estreia.
Além da tão esperada atuação do catalão nessa noite, haverá um extenso programa especial no palco circular SonarCar by TOUS, que apostará na diversidade dos novos talentos nacionais. Samantha Hudson e La Zowi apresentarão novos shows e também haverá outros nomes do momento como Orslok, Mareo: Chico Blanco b2b 8kitoo, Rusowsky, Oro Jondo e Parkineos.
O Sónar by Day renova seu layout de espaços este ano e reconfigura completamente seu palco SonarVillage by Estrella Damm para oferecer a melhor experiência possível aos participantes. O lineup será encabeçado por um poderoso triunvirato formado por figuras aclamadas do clubbing mundial: o icônico e requintado produtor de house sul-africano e DJ Black Coffee (quinta-feira, 15), a americana The Blessed Madonna como grande representante da house e disco music mundial (sexta-feira, 16)
e um nome lendário que será anunciado muito em breve (sábado 17).
O Sónar by Day também oferecerá grandes shows tecnológicos este ano, como os do lendário artista sonoro e visual japonês Ryoji Ikeda, o geneticista que virou músico Max Cooper, o versátil artista cult Oneohtrix Point Never, Kode9 com seu show audiovisual ao vivo ‘Escapology’ e o pianista e compositor Carles Viarnès apresenta o seu novo álbum ‘Hyper_O’ juntamente com a visualista Alba G. Corral, entre muitos outros nomes.
Mais um ano, o Sónar permitirá ao público descobrir os sons de micro-cenas que surgiram em diferentes partes do planeta. A tendência global para a música club Latinx é representada por Nick León, Denmark e Manuka Honey, mas também pelos artistas nacionais Phran, Flaca, Toccororo, Merca Bae e La Niña Jacarandá. O underground andaluz se reflete nas apresentações de DALILA e B2BBS, enquanto BADSISTA b2b Cashu trará a Barcelona a mensagem política e de protesto do coletivo queer Mamba Negra de São Paulo. O movimento de salão encontra um de seus maiores expoentes em MikeQ e Horse Meat Disco x Prosumer trará o espírito de suas festas queer diurnas em Londres para Barcelona. E haverá outras cenas nacionais, como o rap, com Albany, LEÏTI e Sticky M.A., e o experimental, com os novos projetos de Santiago Latorre & Colin Self, Marina Herlop e CLARAGUILAR.
Simultaneamente ao Sónar by Day, a 11ª edição do encontro internacional sobre cultura digital e tecnologias criativas, o Sónar+D abordará este ano as implicações culturais, éticas, econômicas e industriais das novas ferramentas e processos criativos vinculados à IA. O Sónar+D 2023 permitirá ver, ouvir, tocar e discutir como a IA é aplicada à produção musical ou audiovisual, ao mesmo tempo em que aborda as possíveis ameaças do uso cada vez mais generalizado da IA e estuda como proteger a propriedade intelectual neste nova realidade.
As mais de 130 propostas deste Sónar+D 2023 servem como uma grande representação das comunidades e talentos de Barcelona e serão exibidas em uma ampla variedade de formatos. Entre eles, uma nova área de exibição, Project Area, com mais de 80 projetos inovadores e inovadores, o primeiro festival europeu de cinema criado pelo IA, organizado pela UPF com Sónar+D como parceiro, além de dois fóruns de discussão e dois simpósios .specializado com uma centena de especialistas que irão abordar temas como a inovação na música, a interseção entre arte, ciência e tecnologia e a IA e o seu papel no novo paradigma da Web3.
No âmbito do SonarExtra, destaca-se a atividade SonarMies, que este ano se intitulará ‘Reprocessing… Piano+AI’, onde vários artistas do Sónar irão experimentar a IA através do piano no Pavilhão Mies van der Rohe; e Digital Impact, a primeira exposição experimental de arte exclusivamente digital da cidade, que pode ser visitada durante o festival no Disseny Hub Barcelona.
No seu 30º aniversário, o Sónar apresenta uma campanha gráfica trabalhada com Inteligência Artificial e baseada nas 29 campanhas gráficas anteriores. O Sónar processa assim 30 anos de vida a partir da inovação, utilizando tecnologia inovadora em constante evolução.
Toda a informação e o programa completo do Sónar e do Sónar+D, bem como vários tipos de assinaturas e bilhetes, já estão disponíveis no novo site sonar.es.
Sónar by Day – 15, 16 e 17 de junho
Três grandes figuras do clubing mundial no novo Sónar by Day
O Sónar by Day renova este ano a sua disposição dos espaços e melhora os seus equipamentos e instalações para oferecer ao público uma nova e mais confortável zona de restauração e novos espaços de dança.
O remodelado palco do SonarVillage by Estrella Damm será conduzido por três das figuras mais aclamadas do clubbing mundial: o icónico e requintado produtor de house sul-africano e DJ Black Coffee (quinta-feira 15), a americana The Blessed Madonna como grande representante da house music e recorde mundial (sexta-feira 16), e um nome lendário que será revelado muito em breve (sábado 17).
Alianças em torno do pop eletrônico e do house.
É aqui que o Horse Meat Disco x Prosumer se apresentará, reunindo forças no estande para oferecer uma master class em disco e house selection, os sempre brincalhões e nada convencionais Charlotte Adigéry & Bolis Pupul, os ícones do rádio britânico Bradley Zero b2b Moxie e sua compatriota Eliza Rose , sem dúvida outra grande estrela em ascensão neste 2023.
Artistas em busca de novas fronteiras musicais
O cultuado artista americano Oneohtrix Point Never retorna ao Sónar para comemorar o aniversário, mostrando sua versatilidade como produtor. O geneticista que virou músico Max Cooper também não poderia faltar nessa comemoração para apresentar seu novo show. Sónar by Day também contará com o lendário artista sonoro e visual japonês Ryoji Ikeda, o saxofonista experimental Bendik Giske, a figura rave Madrid-Berlim Héctor Oaks com seu novo show ao vivo ‘Fuego Universal’, o novo produtor de trance Lorenzo Senni, que estréia seu novo show com base em seu lançamento iminente, e o artista multidisciplinar GAIKA junto com o grupo de pesquisa de design einaidea apresentando ‘TURBULENCE AT BLACK BAY GRENADA’.
Uma programação rica, diversificada, local e global
A música sem fronteiras da tunisiana Deena Abdelwahed, os ritmos pesados dos sul-africanos Omagoqa, o pop perturbador e altamente experimental de Perera Elsewhere, a essência amapiana de Musa Keys, Nick León, Dinamarca, Flaca, Toccororo e Manuka Honey também terão seu espaço, como outros grandes porta-estandartes do clube latino, o trap sentimental de Albany, o som club desconstruído de La Niña Jacarandá, o pop fluido e tingido de R&B de Crystal Murray, a paixão por ritmos quebrados de AINES, a lenda de casa de baile MikeQ e ‘Vimana Discplay’ ao vivo de Phran, inspirado nos sistemas de som de rua venezuelanos.
LEITI e Sticky M.A. apresentarão os seus últimos trabalhos, nos quais misturam o seu som original com novos géneros, e nusar3000 apresentará o seu híbrido entre drum&bass e reggaeton. Marina Herlop apresentará um show inédito, enquanto Grove e 700 Bliss oferecerão altas doses de radicalismo, tanto sonora quanto politicamente. Erika de Casier representará uma nova e alternativa concepção de música pop, enquanto KYNE flertará com trap, r&b e soul latino e a inédita união Kitty110 / LaBlackie / L’Beel trará o rap para flertar com vários estilos, indo do drill ao eletrônico .
A proposta se completa com a mistura multifacetada de Ahadadream, o pop japonês de Tohji, o tandem brasileiro BADSISTA b2b Cashu, a euforia incontrolável de Bored Lord, o superprodutor de Salamanca Merca Bae com seu primeiro show ao vivo ‘2048’, musical do próprio Soda Linguagem Plains, o percussivo e psicodélico Amor Satyr, a girl band de Granada B2BBS, a homenagem aos sons do hemisfério sul por Selectya Glossy, os ritmos esotéricos de Sergi Botella, a reinterpretação dos sons rave dos anos 90 por DALILA, o seletor local quente lanav e o grande inovador do novo pop espanhol Ralphie Choo. Além, é claro, dos shows apresentados pelo Sónar+D.
Sónar+D – 15, 16 e 17 de junho
A 11ª edição do encontro internacional do Sónar sobre cultura digital e tecnologias criativas, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho, abordará este ano as implicações culturais, éticas, econômicas e industriais das novas ferramentas e processos criativos vinculados à IA.
O Sónar+D 2023 permitirá ver, ouvir, tocar e discutir como a IA é aplicada à produção musical ou audiovisual, ao mesmo tempo em que aborda as possíveis ameaças do uso cada vez mais generalizado da IA e estuda como proteger a propriedade intelectual neste nova realidade.
Um programa com o impacto da IA nas artes como eixo central
O programa conta com a participação de entidades e especialistas de 30 países, incluindo uma grande representação das comunidades e o talento de Barcelona como grandes protagonistas. A Universidade Pompeu Fabra (UPF), a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), a Universidade de Barcelona (UB), o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC), HacTe (o centro de arte, ciência e tecnologia de Barcelona), a Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia (FECYT), eina idea (um projeto do Centro Universitário de Design e Arte EINA de Barcelona), o Centro de Design da Universidade BAU, o Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona, La Salle, o IED Barcelona-Istituto Europeo di Design e o estúdios criativos Domestic Data Streamers e Playmodes, além de inúmeras empresas e startups do ecossistema local onde arte e tecnologia se cruzam como Befaco, IZI, Dotlinesdot ou Plankton Electronics, entre muitas outras.
Internacionalmente, entre os participantes de maior destaque nesta edição estão o artista plástico Weirdcore, colaborador regular de grandes nomes como Aphex Twin, Stefanos Levidis da Forensic Architecture, o produtor e colunista Elijah, a especialista em ética em robótica Kate Darling – em uma palestra apresentado por SEIDOR-, os estúdios criativos Universal Everything do Reino Unido e Rhizomatiks do Japão, a rede blockchain Polkadot e o centro Santuri East Africa em Nairóbi (Quênia), onde o Jokkoo Collective desenvolveu uma residência com artistas africanos apoiados pelo Sónar e pelo Instituto Ramon Llull.
Projetos de centros como o Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris, Aalto University na Finlândia, Tokyo Denki University, University of Applied Arts em Viena e Norwegian University of Science and Technology e empresas como Dolby, Pioneer DJ, Tribe XR e Teenage Engineering.
Entre as dezenas de especialistas de diversas áreas, representantes de centros de exposições imersivas como 180 Studios (Londres) e IDEAL (Barcelona) e museus como Haus der Kunst (Munique) e os gerentes artísticos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o laboratório mais importante centro de pesquisa do mundo: CERN-Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Também haverá representantes de outras instituições, como o MEET Digital Center, em Milão, e de empresas como Ableton ou Soundcloud e coletivos como Black Artist Database ou Water & Music.
As mais de 130 propostas deste Sónar+D 2023 serão exibidas nos mais diversos formatos, incluindo uma nova área expositiva, a Project Area, com mais de 80 projetos inovadores e inovadores, um festival de cinema criado pela AI organizado pela UPF com Sónar+D como parceiro, além de dois fóruns de debate e dois simpósios especializados com uma centena de especialistas que abordarão temas como inovação em música, a interseção entre arte, ciência e tecnologia e IA e seu papel no novo paradigma da web3 .
Além disso, uma dezena de masterclasses e inúmeras atividades profissionais e de networking completarão um programa ambicioso e transversal que vai ao encontro das necessidades do visitante profissional e dos interesses e curiosidade do público em geral do festival.
Outros temas: emergência climática e novas narrativas musicais
A programação é ampliada com outro grande eixo temático voltado para a emergência climática e as diferentes formas de atuar, sensibilizar e divulgar junto às comunidades artísticas, que se expressará em diferentes palcos do festival com espetaculares apresentações multitelas e uma infinidade de shows de tecnologia.
O Sónar+D dará espaço nos palcos do festival às novas narrativas musicais tecnológicas, aquelas que vão além de gêneros e formatos e que permitem ao público encontrar o autêntico DNA Sónar de experimentação artística. De Kode9 a Daito Manabe; de Nosaj Thing a Jokkoo Collective; de Max Cooper e Oneohtrix Point Never to Desert, CLARAGUILAR e Ryoji Ikeda. E tudo isso, sem esquecer as duas grandes comemorações do Sónar by Night: o novo show de Aphex Twin e Eric Prydz com seu espetacular show imersivo e tridimensional HOLO.
No âmbito do SonarExtra, destaca-se a atividade SonarMies no Pavilhão Mies van der Rohe, que este ano será ‘Reprocessing… Piano+AI’, onde vários artistas do Sónar irão experimentar a IA através do piano; e Digital Impact, a primeira exposição experimental de arte exclusivamente digital da cidade, que pode ser visitada durante o festival no Disseny Hub Barcelona.
Sónar by Night – 16 e 17 de junho
Duas noites com os grandes espetáculos do momento a nível mundial
Na sexta-feira, 16 de junho, o Aphex Twin se apresentará no Sónar 12 anos após sua apresentação anterior no festival. O enigmático artista cult e padrinho da música eletrónica moderna regressa após quatro anos afastado dos palcos e fá-lo com um impressionante e inovador espetáculo audiovisual que apresentará no SonarClub, o maior palco do Sónar by Night.
No sábado, 17 de junho, o Sónar apresentará o mais espetacular show audiovisual imersivo exclusivo do momento em todo o mundo: HOLO, do estandarte da casa progressiva Eric Prydz, que levará a tecnologia aplicada às artes cênicas a um novo patamar. O Sónar oferecerá assim uma das poucas oportunidades no mundo de viver esta extraordinária experiência ao vivo.
Voltando a sexta-feira, o Sónar também terá o poderoso show ao vivo do BICEP, dupla cuja concepção de dance music eletrônica passou de ocupar o underground da internet a lotar estádios e se tornar um dos shows eletrônicos mais aclamados que surgiram no Reino Unidos na última década.
A vocalista sueca Fever Ray -também conhecida por fazer parte da dupla The Knife- retornará ao festival após 10 anos para apresentar seu novo projeto, desta vez no Sónar by Night.
Novos talentos nacionais se apresentam no Sónar by Night
Bad Gyal se apresentará no sábado, 17 de junho, pela primeira vez no Sónar by Night. A artista catalã volta ao festival, já um ídolo mundial, para apresentar as canções de seu álbum de estreia, que será lançado este ano, assim como os maiores sucessos de sua carreira. Além da tão esperada atuação no SonarPub by Thunder Bitch, a essa noite junta-se um extenso programa especial no palco circular SonarCar by TOUS, que vai apostar na diversidade de novos talentos nacionais no Sónar by Night. Samantha Hudson apresentará seu novo show ‘EVOO Black Label’, antes do novo show de La Zowi ‘La Reina del Sur’, ao vivo de Orslok e DJ sets de Mareo chegam: Chico Blanco b2b 8kitoo, Rusowsky, Oro Jondo e parking.
A cultura club e a figura do DJ como veículo cultural do nosso tempo
No aniversário de 30 anos do festival, o Sónar by Night celebrará a cultura club e a figura do DJ como veículo cultural do nosso tempo. Na sexta-feira, estarão por lá dois dos grandes representantes do house e disco contemporâneo: a sul-coreana Peggy Gou e a americana Honey Dijon. E o produtor alemão Solomun, responsável por trazer sons de deep house e techno melódico para os maiores palcos do planeta, finalmente fará sua estreia no Sónar. No sábado, Amelie Lens volta a agitar o SonarClub com o seu acid e techno acelerado, enquanto o compromisso com as maiores figuras da cena é completado por Richie Hawtin, fiel amigo do festival que não faltará no 30º aniversário.
Todos os espectros de clubbing e dance music
O Sónar também vai curtir o hip-hop reflexivo e socialmente comprometido de Little Simz e o melhor pop urbano do momento no DJ set especial ‘Club 2000’ de Alizzz, pensado para esta edição tão especial. A diversidade e a novidade da club music global estarão presentes no frescor de Logic1000, na selva rejuvenescida de SHERELLE x Kode9 e no som das lendas do drum ‘n’ bass DJ Marky e MC GQ. Com eles também estará o talentoso seletor CC:DISCO! e outros nomes multidisciplinares como JOVENDELAPERLA e Baba Sy, DJ EZ, banner de garagem do Reino Unido, e DJ set de vários gêneros da Aquarian.
O som global e diversificado de Londres será representado pelo show ao vivo ‘Bubble Up’ de Ikonika. Detroit mostrará uma faceta diferente de sua herança com o DJ Holographic b2b DJ Minx, em um formato back-to-back que também estará presente na conexão Barcelona-Berlin em um tom techno colorido de ISAbella b2b Roza Terenzi e a música de cinco horas set alargado de Âme b2b Marcel Dettmann na SonarCar by TOUS, sem esquecer os tandens Tiga b2b Cora Novoa e Call Super b2b Sedef Adasi com a sua psicodelia matinal.
A programação de Sónar by Night é completada pela performance ao vivo do provocador rapper britânico Shygirl, a casa de salão batida de Cakes Da Killa -pela primeira vez na Espanha-, o ruído imprevisível de Russell Haswell, o som industrial latino de Cardopusher, o house tech-casual da figura viral Mochakk, o techno atemporal da lenda do Barcelona Angel Molina, a seleção criteriosa de Carista, o sound design avançado de Koreless, a aposta versátil de Anz, o clube global de Lowprofile, o techno psicodélico ao vivo de Wata Igarashi, a sutileza de Undo, o techno ultrarrápido de Nene H, o ritmo sedutor de Chloé Caillet e a fusão entre tradição e música eletrônica de Topanga Kiddo.
PROGRAMA SONAR BARCELONA 2023
Apresentações musicais
Aphex Twin | Eric Prydz presents HOLO | BICEP live | Bad Gyal | Black Coffee | The Blessed Madonna | Peggy Gou | Fever Ray | Little Simz | Solomun | Richie Hawtin | Amelie Lens | Oneohtrix Point Never | Samantha Hudson presents ‘AOVE Black Label’ | Honey Dijon | Kode9 presents ‘Escapology’ | Angel Molina | Shygirl | Daito Manabe live | Alizzz ‘Club 2000’ DJ set | Âme b2b Marcel Dettmann (5h set) | Eliza Rose | 700 Bliss | Ahadadream | AINES | Albany | Amor Satyr | Ana Quiroga & Estela Oliva present ‘Azabache AV’ | Anz | Aquarian | B2BBS | Baba Sy | BADSISTA b2b Cashu | Bendik Giske | Bored Lord | Bradley Zero b2b Moxie | Cakes Da Killa | Call Super b2b Sedef Adasi | Cardopusher | Carista | Carles Viarnès & Alba G. Corral | CC:DISCO! | Charlotte Adigéry & Bolis Pupul | Chloé Caillet | CLARAGUILAR | Crystal Murray | DALILA | Deena Abdelwahed live | Desert | Dinamarca | DJ EZ | DJ Holographic b2b DJ Minx | DJ Marky & MC GQ | Erika de Casier | Flaca | GAIKA + einaidea present ‘TURBULENCE AT BLACK BAY GRENADA’ | Grievous Bodily Harmonics | Grove | Héctor Oaks presents ‘Fuego Universal’ live | Horse Meat Disco x Prosumer | Ikonika presents ‘Bubble Up’ live | ISAbella b2b Roza Terenzi | Jokkoo Collective | JOVENDELAPERLA | Kitty110 / LaBlackie / L’Beel | Klara Lewis & Nik Colk Void + Pedro Maia | Koreless | KYNE | La Niña Jacarandá | La Zowi presents ‘La Reina del Sur’ | lanav | LEÏTI | Logic1000 | Lolo & Sosaku | Lorenzo Senni | Lowprofile | Lucrecia Dalt | MANS O | Manuka Honey | Mareo: Chico Blanco b2b 8kitoo | Marina Herlop | Max Cooper live | Merca Bae presents ‘2048’ live | MikeQ | Mochakk | Musa Keys | Nene H | Nick León | Nosaj Thing + Daito Manabe present ‘Continua’ | nusar3000 | Omagoqa | Oro Jondo | Orslok | Parkineos | Perera Elsewhere | Phran presents ‘Vimana Discplay’ | Ralphie Choo | Rusowsky DJ set | Russell Haswell DJ set | Ryoji Ikeda | Sabrina Bellaouel | Santiago Latorre & Colin Self | Selectya Glossy | Sergi Botella | SHERELLE x Kode9 | Soda Plains | Sticky M.A. | Tiga b2b Cora Novoa | Toccororo | Tohji | Topanga Kiddo | Tupac Martir’s ‘Unique’ | Undo | Wata Igarashi live
Masterclasses, palestras e fóruns de debate
+RAIN Film Fest | Afrorack | AI & Web3 Creatives Summit | Art, Science, and Technology Forum in collaboration with HacTe | CJ Carr | Claire L. Evans presents ‘Wild Information: New Frontiers in Biocomputing’ | Digital Impact | DJing in VR presented by Pioneer DJ and Tribe XR | Domestic Data Streamers present ‘Artificial Ignorance and the Arts’ | Elijah presents ‘Yellow Squares’ | Forensic Architecture with Stefanos Levidis | In conversation: Samantha Hudson & Parafeno | In conversation: Steve Goodman (Kode9) & Moor Mother | Institut Ramon Llull presents: ‘Artists-in-Residence’ with Jokkoo Collective, Monrea and Santuri East Africa | International Symposium on Soundscape, Advanced Music and AI | Jana Winderen | Kate Darling presents ‘The Future of Human-Robot Interaction’ presented by SEIDOR | Music Innovation Forum | Music Tech Pitch session presented by Barcelona Music Tech Hub and Music Tech Europe | Plaça de Barcelona presented by Ajuntament de Barcelona | Playmodes & UPC-Telecos present ‘Astres’ | Polkadot: ‘Envisioning a collaborative future with the Sónar community’ | ‘Processing… 30 years of Sónar’ presented by ME by Meliá | Project Area | PUZZLE X presents ‘MATTER EXPRESSIONISM’ | ‘Rave, breaks y folklore desde Andalucía’ presented by DICE | Roundtable: Technology and the cultural sector | SonarMies: ‘Reprocessing… Piano + AI’ | Rhizomatiks with Daito Manabe & Yuya Hanai | Universal Everything | Weirdcore
PROGRAMAÇÃO POR DIAS E NOITES
quinta-feira, 15 de junho
Sonar por dia
Apresentações musicais | 15h00 às 12h00
700 Felicidade | B2BBS | Café Preto | Senhor Entediado | Bradley Zero b2b Moxie | Charlotte Adigéry & Bolis Pupul | Érika de Casier | Harmônicos corporais graves | bosque | Coletivo Jokkoo | Kitty110 / LaBlackie / L’Beel | Kode9 apresenta ‘Escapologia’ | KYNE | lanav | Mel Manuka | Marina Herlop | Nosaj Thing + Daito Manabe apresentam ‘Continua’ | Ponto Oneohtrix Nunca | Sabrina Bellaouel | Garrafa Sergi | Planícies de Soda | Tohji
Masterclasses, palestras e fóruns de debate | 10h às 21h
AI & Web3 Creatives Summit | Fórum de Arte, Ciência e Tecnologia em colaboração com HacTe | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Streamers de dados domésticos apresentam ‘Ignorância Artificial e as Artes’ | Arquitetura Forense com Stefanos Levidis | Em conversa: Samantha Hudson & Parafen | Institut Ramon Llull apresenta: ‘Artistas em residência’ com Jokkoo Collective, Monrea e Santuri África Oriental | Simpósio Internacional de Paisagem Sonora, Música Avançada e IA | Jana Winderen | Sessão Music Tech Pitch apresentada pelo Barcelona Music Tech Hub e Music Tech Europe | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | Playmodes & UPC-Telecos apresentam ‘Astres’ | Polkadot: ‘Visualizando um futuro colaborativo com a comunidade Sónar’ | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Rhizomatiks com Daito Manabe e Yuya Hanai
sexta-feira, 16 de junho
Sonar por dia
Apresentações musicais | 15h00 às 12h00
Ahaddream | Albany | Amor Sátiro | BADSISTA b2b Cashu | Bendik Giske | A Santíssima Virgem | Cristal Murray | Daito Manabe ao vivo | DALILA | Deserto | ElizaRose | Klara Lewis & Nik Colk Void + Pedro Maia | Lorenzo Senni | MANS OU | Max Cooper ao vivo | Merca Bae apresenta ‘2048’ ao vivo | Mike Q | Chaves da Musa | Ralphie Choo | Ryoji Ikeda | Santiago Latorre & Colin Auto | Selectya Glossy
Masterclasses, palestras e fóruns de debate | 10h às 21h
Afro-raque | AI & Web3 Creatives Summit | C. J. Carr | Claire L. Evans apresenta ‘Wild Information: New Frontiers in Biocomputing’ | DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Elias apresenta ‘Quadrados Amarelos’ | Kate Darling apresenta ‘O futuro da interação humano-robô’ apresentado por SEIDOR | Fórum de Inovação Musical | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | PUZZLE X apresenta ‘MATTER EXPRESSIONISM’ | ‘Rave, pausas e folclore da Andaluzia’ apresentado pela DICE | Mesa Redonda: Tecnologia e setor cultural | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | Em conversa: Steve Goodman (Kode9) e Moor Mother | tudo universal
Sonar à noite
Apresentações musicais | 20h30 às 7h
Âme b2b Marcel Dettmann (conjunto de 5h) | Aphex Twin | aquariano | Baba Sy | BICEP ao vivo | Bolos Da Killa | Empurrador de cardo | CC: DISCO! | DJ EZ | DJ Marky & MC GQ | Raio da Febre | Querida Dijon | Ikonika apresenta ‘Bubble Up’ ao vivo | ISabella b2b Roza Terenzi | JOVENDELAPERLA | Lógica1000 | Peggy Gou | Conjunto de DJ Russell Haswell | SHERELLE x Kode9 | garota tímida | Salomão.
sábado 17 de junho
Sonar por dia
Apresentações musicais | 15h00 às 12h00
AINEs | Ana Quiroga & Estela Oliva apresentam ‘Azabache AV’ | Carles Viarnès & Alba G. Corral | CLARAGUILAR | Deena Abdelwahed ao vivo | Dinamarca | magro | GAIKA + einaidea apresentam ‘TURBULÊNCIA EM BLACK BAY GRENADA’ | Héctor Oaks apresenta ao vivo ‘Fogo Universal’ | Carne de Cavalo Discoteca x Prosumidor | A Menina Jacarandá | LEITI | Lolo & Sosaku | Lucrécia Dalt | Nick Leon | nusar3000 | omagoqa | Pereira Em outro lugar | Phran apresenta ‘Vimana Discplay’ | Pegajoso M.A. | Toccororo | ‘Unique’ de Tupac Mártir
Masterclasses, palestras e fóruns de debate | 15h00 às 21h00
DJing em VR apresentado por Pioneer DJ e Tribe XR | Plaça de Barcelona apresentada pela Câmara Municipal de Barcelona | ‘Processando… 30 anos de Sónar’ apresentado por ME by Meliá | Área do Projeto | SonarMies: ‘Reprocessando… Piano + AI’ | estranho
Sonar à noite
Apresentações musicais | 20h30 às 7h
Conjunto de DJ Alizzz ‘Club 2000’ | Lente Amélie | Anjo Molina | ANZ | Bad Gyal | Chamada Super b2b Sedef Adasi | Carista | Chloé Caillet | DJ Holográfico b2b DJ Minx | Eric Prydz apresenta HOLO | Koreless | La Zowi apresenta ‘A Rainha do Sul’ | Pequeno Simz | perfil baixo | Dizzy: White Boy b2b 8kitoo | Mochakk | Bebê H | Ouro Jondo | Orslock | Estacionamento | Richie Hawtin | Conjunto de DJ Rusowski | Samantha Hudson apresenta ‘EVOO Black Label’ | Tiga b2b Cora Novoa | Topanga Kiddo | Desfazer | Wata Igarashi ao vivo
À venda todos os tipos de ingressos para o Sónar Barcelona 2023
Assinaturas, Assinaturas VIP, Credenciamentos Sónar+D, Assinaturas 3 Dias, Bilhetes 2 Noites e bilhetes individuais para cada dia e noite à venda em sonar.es.
Instituições, parceiros e patrocinadores
Sónar Barcelona 2023 é uma iniciativa da Advanced Music, com a colaboração da Câmara Municipal de Barcelona, do Departamento de Cultura da Generalitat de Catalunya e da Câmara Municipal de L’Hospitalet de Llobregat, com Estrella Damm como patrocinador principal e patrocinado pela Thunder Bitch , MEDIAPRO, TOUS, SEIDOR, ME by Meliá, LACOSTE, Coca-Cola, Red Bull, MELLER, Tanqueray 0,0%, Dolby, Mercedes, Polkadot, OCB, VICIO, Dr.
Associados
O Sónar Barcelona 2023 conta ainda com a colaboração das seguintes entidades: Aalto University, Barcelona Supercomputing Center, BAU, CERN, Design Hub Barcelona, Domestic Data Streamers, einaidea, Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia, Mies van der Rohe Foundation , HacTe , IED , Institut de Recerca Biomèdica, Institut Ramon Llull, Ircam, La Salle, MEET Digital Culture Center, MIT – Massachusetts Institute of Technology, National Museum of Science and Technology, Music Technology Group – UPF, New Art Foundation, Norwegian Universidade de Ciência e Tecnologia, Polkadot, Stable Diffusion, Teenage Engineering, Universidade de Barcelona, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Pompeu Fabra e Universidade de Artes Aplicadas de Viena.
Sobre Sonar
Sónar é o festival europeu que melhor reflete a evolução e expansão da música e cultura digital e eletrônica desde sua primeira edição em 1994. Todo mês de junho, o Sónar transforma Barcelona no epicentro da música e das artes de vanguarda e reúne ao público, artistas e profissionais de todo o mundo, atraídos pela inovação em conteúdos e formatos nos múltiplos palcos e espaços da Fira Barcelona.
Fiel ao seu nome, o Sónar é um detector de som que reflete e amplifica o presente e o futuro da cena musical, acolhendo e divulgando as propostas artísticas mais influentes do momento a nível global e funcionando como um espaço de descoberta de tendências emergentes e correntes nas artes e seus vínculos com a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Após três décadas e mais de 100 edições em todo o mundo desde a sua criação, o Sónar continua a esbater as fronteiras do festival e a estabelecer ligações entre públicos, géneros e disciplinas criativas.
Sobre o Sónar+D
Sónar+D é o encontro internacional de arte, ciência e cultura digital que explora como a criatividade muda o presente e imagina novos futuros. Desde 2013, este evento antidisciplinar reúne em Barcelona importantes artistas, tecnólogos, pessoas criativas, músicos, designers, pensadores, cientistas e empresários para participar de um programa cuidadosamente selecionado de palestras, masterclasses e tech-shows com o objetivo de inspirar e redes.
Para milhares de profissionais e público curioso de mais de 100 países, o Sónar+D oferece um ambiente único, aberto e descontraído, onde eles podem descobrir novos trabalhos inovadores e encontrar oportunidades, aprender novas habilidades e mostrar iniciativas. Três dias frutíferos de palestras, demos e workshops, shows, concertos ao vivo, exposições, experiências imersivas e interativas e encontros com diferentes comunidades.