‘Analema’ é o nome da nova peça multimídia e interativa com curadoria de Sónar e desenvolvida pelo estúdio barcelonês Glassworks , que poderá ser apreciada pela primeira vez durante estas férias na Plaça Universitat de Barcelona.
Inspirada no solstício de inverno , a obra de grande formato registra os movimentos de quem ali caminha durante o dia, transforma-os em dados e os traduz em um grande espetáculo noturno de luz e som , que pode ser visto de diversos pontos da cidade. cidade
A instalação contará com apresentações musicais ao vivo da dupla vocal catalã Tarta Relena nos dias 16 de dezembro , dia da inauguração, e 21 do mesmo mês , dia do solstício.
No âmbito do Festival Nadal de Barcelona, Sónar apresenta ‘ Analema ‘, instalação do estúdio criativo Glassworks . O enorme cilindro luminoso da tela LED , de 6m de diâmetro e 3m de altura, será dividido em 12 seções como prismas que, ao serem atravessados pela luz , revelarão um amplo amálgama de cores .
Por sua vez, esta extraordinária peça inspirada na viagem anual do sol e na celebração do solstício de inverno , será coroada por 12 feixes de luz robóticos que serão visíveis de vários pontos da cidade . Assim, quem passar poderá iluminar o horizonte de Barcelona com a sua própria presença ao se aproximar da instalação.
A instalação audiovisual interativa estará diretamente ligada ao tempo e espaço específico dos pedestres, que poderão perceber a luz do sol minuto a minuto e interagir com ela , mostrando que cada percepção é única e irrepetível.
Além da componente visual, a peça terá diferentes ambientes sonoros: 12 composições em 12 tons, criadas por Tarta Relena, cantadas em diferentes linguagens e localizadas, cada uma delas, em cada um dos prismas. A dupla catalã interagirá ao vivo com a instalação através de duas intervenções : uma inaugural e outra na noite do solstício , nos dias 16 e 21 de dezembro , respectivamente.
Além disso, por ocasião do Festival Nadal de Barcelona e no âmbito do ciclo Sons de Ciutat , Sónar apresentará Adelaida em concerto no dia 23 de dezembro . O artista de ambient electronic também faz parte do cartaz do Sónar 2024 , do qual já se conhece uma prévia de 70 shows e atividades .
Uma espetacular coluna de luz interativa iluminará o céu de Barcelona
Entreos dias 16 e 29 de dezembro, no âmbito doBarcelona Nadal Festival, Sónar convida quem mora em Barcelona ou a visitadurante estas férias aexplorar o caminho anual do sol e celebrar o inverno solstícioatravés dainstalação audiovisual interativa ‘Analema’.
Estaespetacular coluna de luz, desenvolvida pelo estúdio criativoGlassworks, estará localizada naPlaça Universitate será apresentada na forma de umenorme cilindro luminoso e interativoà disposição de todos. Serão, portanto,os cidadãoscom os seus movimentos ao longo do dia, os que geram a coreografia finalque, todas as noites, a instalação emite para o céu de Barcelona através de umagrande torre de luz vertical.
Estaobra de grande formatoterá umecrã LED circular de 6m de diâmetro e 3m de alturae umsistema de som generativoque reagirá consoante a posição do utilizador, reproduzindo oespaço sonoro criado pela dupla musical Tarta Relena, que tambémparticipará. instalação em duas ocasiões.
Xavier Tribó, diretor da Glassworks, explica:“Para o nosso laboratório, ‘Analema’ vai além de uma simples instalação interativa de grande formato. Foi uma oportunidade única de experimentar algoritmos em tempo real baseados na física da luz e do tempo. estamos muito orgulhosos desta proposta de percepção sensorial da luz. Convidamos a todos a descobrir diferentes espectros visuais e sonoros dependendo da sua posição e hora do dia. É uma experiência no solstício de inverno controlada por algoritmos generativos.”
‘Analema’ foi idealizado pela Glassworks, um estúdio criativo com escritórios em Barcelona, Londres e Amsterdã, onde também desenvolvem projetos de pesquisa audiovisual e instalações sofisticadas e experiências interativas.
O espaço sonoro de ‘Analema’ foi criado por Tarta Relena, cujas vozes transportam a tradição para o futuro e representam, melhor do que ninguém, a fusão entre o solstício e datas tão importantes.
O que acontecerá na Plaça Universitat a cada momento do dia?
A instalação funcionarátodos os dias entre 16 e 29 de dezembro, das 11h00 às 23h00,e experimentarádois estados distintos:
Das 11h00 às 21h00:
O público poderá interagir ao vivo com a instalação. Este irá capturar os movimentos, transformá-los em dados e converter essas informações em loops leves e musicais , que serão sincronizados com as amostras vocais pré-gravadas por Tarta Relena.
Das 11h00 às 18h00 , durante o dia, cada um dos prismas emitirá o som de cada uma das amostras, dependendo dos movimentos do público.
Das 18h00 às 21h00, já sob o céu noturno, cada interação fará com que uma das fontes de luz ‘Analema’ seja ativada, para que os participantes iluminem o horizonte de Barcelona com a sua presença e movimento.
Das 21h00 às 23h00 :
Todas as noites, neste período, será projetada no céu uma grande coluna de luzes verticais que oferecerá uma coreografia, que será o resultado de todas as interações registradas durante o dia . Desta forma, a experiência de cada noite será única e irrepetível . Uma exposição de cinco minutos que se repetirá a cada quarto de hora e poderá ser vista de diversos pontos da cidade.
O que é um analema?
O nome da instalação refere-se ao analema , que é a curva que descreve o sol se sua posição for capturada todos os dias do ano, na mesma hora e do mesmo ponto de vista.
Esta curva tem o formato do número 8 , já que a posição do Sol varia a cada dia devido à inclinação do eixo da Terra.
Na época grega, a palavra “analema” referia-se ao pedestal que sustentava um relógio de sol. Hoje, dá nome a esta exploração artística do caminho solar.
Tarta Relena se apresentará ao vivo na instalação nos dias 16 e 21 de dezembro.
A dupla vocal Tarta Relena estará acompanhada por mais quatro cantoras e fará uma inauguração simbólica da instalação com suas vozes. Cada prisma terá um tom atribuído que, ao ser ativado, apresentará um contexto sonoro no qual são desenhadas melodias e coreografias de luz. Através da experimentação com o espaço e a distância, surgirão possíveis combinações de luz e som, como uma celebração da chegada do solstício de inverno.
Marta Torrella , de Tarta Relena:“Soar uma instalação como esta no centro da cidade onde crescemos é uma ideia que nos seduziu desde o primeiro momento. O processo de composição tem estado ligado à ilusão de imaginar as nossas vozes fazendo parte da paisagem sonora da Plaça Universitat durante as férias. Em parte, tem sido como um jogo.”
Helena Ros , de Tarta Relena: “Compor a partir do número 12 e tendo a luz como eixo central tem sido uma experiência simbólica e sugestiva. Experimentámos associações livres entre tonalidades e sensações musicais, tomando como referência o imaginário sonoro destas datas. “Estamos muito gratos pela proposta e por poder participar deste projeto tão especial.”
Sónar, também presente na série Sons de Ciutat
O Sónar também apresentará gratuitamente nestas festas o concerto da produtora barcelonesa Adelaida . Este espetáculo está incluído nas 100 atividades musicais que compõem o ciclo Sons de Ciutat da Câmara Municipal de Barcelona , também integrado no Festival Barcelona Nadal.
O concerto, que terá lugar no sábado, 23 de dezembro, pelas 18h00, na Placeta de Montcada , permitirá aos cidadãos descobrir o mundo dos sonhos de Adelaide , regido pela voz e cheio de fantasia.
Com formação em Belas Artes e formação em coro durante a infância e adolescência, sua abordagem à música é pouco ortodoxa e profundamente pessoal . Adelaida explorará os limites expressivos de sua voz , criando músicas com infinitas camadas de canto e combinando músicas de Cántaros, seu álbum de estreia, com cortes inéditos de um segundo trabalho mais barroco , sombrio e com batidas eletrônicas tímidas . Este álbum ganhará vida em plenitude no Sónar 2024 , nos dias 13, 14 e 15 de junho do próximo ano.
Sobre o Sónar O
Sónar é o festivalque melhor reflete a evolução e expansão damúsica e da cultura digital e eletrónicadesde a sua primeira edição em 1994. Todo mês de junho,o Sónar transforma Barcelona no epicentro da música e das artes de vanguarda e reúne públicos, artistas e profissionaisde todo o mundo, atraídos pela inovação em conteúdos e formatos nos múltiplos palcos e espaços da Fira Barcelona.
Fiel ao seu nome,o Sónar é um detector de som que reflecte e amplifica o presente e o futuro da cena musical,acolhendo e divulgando as propostas artísticas mais influentes do momento a nível global e funcionando como umespaço de descoberta de tendências e correntes emergentes no mundo. artes e suas ligações com a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Depois detrês décadas e mais de 100 ediçõesem todo o mundo desde a sua criação, o Sónar continuaa confundir as fronteiras do festivale a criar ligações entrepúblicos, géneros e disciplinas criativas.
Sobre o Sónar+D
Sónar+Dé oencontro internacional de arte, ciência e cultura digitalque explora comoa criatividade muda o presente e imagina novos futuros. Desde 2013, este evento antidisciplinar reúne artistas, tecnólogos, criativos, músicos, designers, pensadores, cientistas e empreendedores proeminentesem Barcelonapara participarem num programa depalestras, masterclasses e tech-showscuidadosamente selecionados com o objetivo deinspirarerede.
Paramilhares de profissionais e públicos curiososde mais de 100 países, o Sónar+D oferece umambiente único, aberto e descontraído,onde podem descobrir novos empregos inovadores e encontrar oportunidades, aprender novas competências e mostrar iniciativas. Três dias frutíferos depalestras, demonstrações e workshops, shows, concertos ao vivo, exposições, experiências imersivas e interativas e encontros com diferentes comunidades.