Junto com o primeiro lançamento global do disco na quarta-feira, 27 de novembro, o fundador da Stay True Sounds, Kid Fonque, entrega um mini-documentário sobre o legado da faixa com Oskido , Vinny Da Vinci, Mōrda, Jullian Gomes e Glen Lewis.
Um “clássico frio como pedra” que nunca teve um lançamento além da África do Sul, a Stay True Sounds também encomendou um remix do principal selo Atmos Blaq, que já foi lançado.
Um disco profundamente entrelaçado na tapeçaria da música eletrônica sul-africana, pergunte a qualquer selecionador da África do Sul sobre ‘1000 Seconds’ do Blackwhole e certamente evocará uma reação. Agora, Stay True Sounds do Kid Fonque pega o disco. Depois de uma longa busca pelo membro fundador do Blackwhole, Sr. Cee, para receber sua bênção para dar a ‘1000 Seconds’ um lançamento global em 27 de novembro (anteriormente disponível apenas na África do Sul), este disco essencial agora alcançará o público internacional pela primeira vez comercialmente.
Junto com o lançamento, Kid Fonque também produziu um mini-documentário sobre o legado do disco 1000 Seconds: The Biggest Record You’ve Never Heard Of, que estreia às 7h GMT na quarta-feira, 27 de novembro, pelo canal Stay True Sounds no YouTube.
“Muitas pessoas chamaram essa música de ‘atemporal’, ela é diferente para mim porque é algo que eu tenho ouvido por quase 20 anos. Eu acho que ‘1000 Seconds’ é uma dessas músicas espirituais e uma bênção que Deus nos deu para compartilhar com todos. Estou tão feliz que o mundo agora pode ouvir a música.” – Blackwhole
Lançada há 17 anos, surgindo da cena local de Kwaito, nos municípios de Joanesburgo, para se tornar uma necessidade na bolsa de discos para muitos DJs, o groove exclusivamente sul-africano de ‘1000 Seconds’ teve um impacto musical de longo alcance, ressoando nas pistas de dança de todo o país. Cunhado como um “clássico frio como pedra” por muitos dos maiores nomes do gênero, Kid Fonque encomendou um minidocumentário sobre o disco, com muitos dos DJs mais celebrados da África do Sul contribuindo para a peça. Apresentando Oskido, Vinny Da Vinci, Mōrda e Glen Lewis, ‘1000 Seconds: The Biggest Record You’ve Never Heard Of’ será lançado em linha com o lançamento global do disco.
“Eu pessoalmente acho que esse disco estava muito à frente de seu tempo… quando eu o ouvi pela primeira vez, eu pude ver a reação da multidão, a multidão simplesmente enlouqueceu… Cara, ele tomou o país de assalto, uma nova vibe, uma coisa nova.” – Vinny Da Vinci
“Você encontrava esse disco em todos os lugares, nos shebeens [bares/tavernas não licenciados do município], em festas de rua… Mesmo quando eu o toco agora, você nunca pensaria que ele foi criado há 17 anos… Que clássico” – Oskido
Descrito pela lenda sul-africana Oskido como “muito à frente de seu tempo” no documentário, esse corte inovador agora ganha uma tão esperada apresentação mundial, pronto para virar a cabeça dos selecionadores mais uma vez, desta vez além de sua terra natal, a África do Sul. O lançamento também inclui um remix do pilar do Stay True Sounds, Atmos Blaq, uma força fundamental no desenvolvimento do gênero 3-Step,ele acrescenta sua estética lenta e sem esforço à faixa essencial.
“Sempre senti que a música não recebeu o tipo de reconhecimento que merecia. É uma das músicas mais incríveis que saíram da África do Sul porque tinha todos os elementos, um pouco de gqom, um pouco de soul, um pouco de deep house, um pouco de tech… Estava 17 anos à frente de seu tempo” – Glen Lewis
Blackwhole ‘1000 Seconds’ foi lançado hoje (quarta-feira, 27 de novembro), com o documentário que o acompanha ‘ 1000 Seconds: The Biggest Record You’ve Never Heard Of’ agora disponível no canal Stay True Sounds no YouTube.