Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

C6 Fest no RJ e SP com Kraftwerk, Underworld, Model 500

compartilhe

A semana para os fás da música eletrônica no Brasil esta em polvorosa com a primeira edição do C6 Festival que acontece  no Rio de Janeiro (de 17 a 20/05), no Viva Rio e em São Paulo (de 19 a 21/05); com apresentações dos pioneiros Kraftwerk, Underworld e Model 500 (projeto live act de Juan Atkins).

Essas três atrações num mar de outras tantas numa diversidade musical do festival, são de fato prato cheio e por sí só raríssimas, ainda mais por aqui no Brasil, pode ser que seja a última vez de cada uma delas em terras brasileiras.

Underworld

O Kraftwerk que desembarcou outras vezes por aqui vem com o fundador Ralf Hutter no comando, é a primeira apresentação no Brasil após o falecimento (em 2021) do comparsa e também fundador Florian Schneider.

A “usina de força” alemã estreia seu novo show mundial exatamente por aqui, contendo novos visuais de vídeos no telão além de uma tracklist diferente de todas as apresentações que  já fizeram antes.

Por sí só o Kraftwerk vale a ida ao festival e ver ao vivo toda sua influência no cenário da música eletrônica e na cultura pop onde levam o termo de “cult”.

De David Bowie (apaixonado pela música “Autobahn”), ao Radiohead que até convidou o Kraftwerk para abrir seus shows de uma tour anos atrás, o gigantismo do Kraftwerk se faz presente.

A dupla inglesa Underworld, que começou sua carreira fazendo um synthpop cafona  (!!!), inspirado pelo Depeche Mode, tornou-se um dos grandes nomes do Techno, as custas do global hit “Born Slippy”, do filme “Transpoiting” (de 1997), desembarca pela segunda vez no Brasil, a primeira foi no aniversário do club Sirena em 2007 no campo de Pólo Helvétia em São Paulo.

O show audiovisual  da dupla deve empolgar a plateia com os hits somados em quatro décadas de atividades.

Já o Model 500 é o live act de Juan Atkins, criador  (ao lado de Derrick May e Kevin Saunderson), do gênero Techno na decadente cidade de Detroit nos Estados Unidos no início dos anos 80.

Juan Atkins, Derrick May e Kevin Sauderson – Model 500

Juan Atkins também leva alcunha de “Godfather”, e começou a produzir música com sintetizadores  influenciado pelo Kraftwerk.

Atkins apresentou-se anteriormente apenas como DJ, por duas vezes, na capital paulista.

Agora é a vez do seu show (live act), onde comanda vocoders, sintetizadores.

Não devem faltar hits como a icônica “Clear” (de seu outro projeto, o Cybotron).

A sonoridade vai do Electro ao Techno. 

As apresentações destes três ícones da música eletrônica inspiram até hoje muitos DJs e produtores musicais mundo afora.

A curadoria do C6 Fest foi muito acertiva e mostra que continua antenada e apoiando a cena de música eletrônica, aliás temos de mencionar que o festival nasceu da mente criativa de Monique Gardenberg que já nos brindou com dois finados festivais , os espetaculares anteriormente, o Free Jazz Festival (que trouxe o Kraftwerk pela primeira vez ao Brasil em 1998, além de Goldie, Doc Cott e o clã Metalheadz,  Adam F., Crystal Method, Leftfield, Aphex Twin, Massive Attack, Portishead, entre outros), e Tim Festival (que trouxe o Daft Punk (em 2008), e Thievery Corporation). 

Ingressos e todas as informações pelo site oficial do C6 Fest:

https://www.c6fest.com.br/line-up

KRAFTWERK – “The Robots”

UNDERWORLD – “Born Slippy”

MODEL 500 (aka Juan Atkins) – live

by Gonçalo Vinha

publicidade