Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Carl Craig Doc, pioneiro do Detroit Techno, estreia no Tribeca Film Festival em 12 de junho

compartilhe

O produtor e DJ pioneiro de música techno de Detroit, Carl Craig, está ligado a Tribeca.

O Tribeca Film Festival (5 a 16 de junho de 2024) selecionou oficialmente Desire: The Carl Craig Story , o novo documentário de Jean-Cosme Delaloye (Harley) celebrando a lenda do techno de Detroit para exibição na seção Spotlight + do Festival.

Carl Craig

Desire: The Carl Craig Story segue a carreira desafiadora de gênero de Carl Craig, desde suas raízes na classe média até a aclamação global, enquanto o produtor enfrenta desafios que podem afastá-lo da pista de dança. O filme, cuja produção terminou em fevereiro, terá sua estreia mundial em Tribeca no dia 12 de junho de 2024 às 20h no The Even Theatre no Spring Studios. Tribeca também sediará uma exibição para a imprensa e a indústria em 13 de junho, com exibições públicas subsequentes do Festival nos dias 13 e 15.

Desire: The Carl Craig Story é um retrato íntimo do lendário produtor de techno, DJ e fundador de uma gravadora, Carl Craig, e uma ode à sua amada cidade, Detroit. Criado numa família afro-americana de classe média, os pais de Carl fomentaram as suas actividades artísticas, mesmo que isso significasse romper com a tradição da sua família de prosseguir o ensino superior. Tendo o declínio e a recuperação de Detroit como pano de fundo, “Desire: The Carl Craig Story” segue a carreira de um pioneiro musical cuja música techno que desafia o gênero – inspirada em uma ampla gama de sons, foi apresentada para entusiastas do jazz no Montreux Festival de Jazz e adaptado para auditórios clássicos de todo o mundo, incluindo o Carnegie Hall. Trinta e cinco anos em sua carreira musical, Carl Craig, uma figura importante da segunda geração de artistas techno de Detroit, foi agora abraçado pelo mundo das artes visuais através de sua instalação Party / After Party, com exposições recentes no MOCA em Los Angeles e Dia Beacon em Nova York. Mas no auge do seu sucesso criativo e como DJ, o músico enfrenta desafios que podem forçá-lo a ficar longe da pista de dança.

O filme apresenta artistas como Gilles Peterson, Roni Size, Laurent Garnier, DJ Minx, Kenny Larkin, Moritz von Oswald e James Lavelle, que trabalharam com Craig e desempenharam um papel importante em levar o techno e a música eletrônica às massas ao longo dos anos.

“Desire” é produzido por Dan Wechsler para a Bord Cadre Films da Suíça e Andreas Roald em nome da Sovereign Films do Reino Unido. As empresas colaboraram anteriormente em “Triângulo da Tristeza”. O filme é apoiado pelo Departamento Federal de Cultura (Suíça) e pelo fundo cinematográfico regional Cinéforom (Genebra).

Mais sobre Carl Craig:

Carl Craig é um visionário multidisciplinar cujos gostos e influências ecléticas convergem em sua “disciplina principal”, Carl Craig . A busca ao longo da vida pela independência e autogratificação do pioneiro de Detroit é o catalisador por trás de três décadas de inovação e conquistas no domínio da música eletrônica.

Como mentor da Planet E Communications, Carl concebeu e nutriu uma plataforma que preserva a sua independência, ao mesmo tempo que proporciona um espaço libertador para uma série de artistas internacionais ao longo dos últimos 30 anos. A abordagem de mente aberta de Carl levou ao lançamento de discos que abrangem hip-hop, jazz, funk e composições eletrônicas mais esotéricas, evitando propositalmente música com som comercial.

Como produtor e intérprete, a história de Carl está bem documentada. Sob vários pseudônimos – 69, Paperclip People, C2 e muitos mais – ele produziu seis LPs, sendo o mais recente Versus, com seu catálogo incluindo créditos em mais de 600 remixes para uma seção diversificada de artistas de música eletrônica de Depeche Mode e Tori Amos aos seus amigos Kenny Larkin e Kevin Saunderson, além de muitos mais. Em 2008, o incansável trabalho de remix de Carl foi reconhecido no Grammy, onde ele foi indicado por seu retrabalho de “Like A Child” dos Junior Boys.

Sua contribuição para a cultura global da música eletrônica tem sido vasta. Apesar do amplo sucesso e aclamação da crítica, ele continua a injetar sua energia inovadora em tudo o que faz, estabelecendo um legado que permanecerá por muito tempo depois que as rodas de seu carro finalmente caírem…

publicidade