No início deste mês (2 de abril), a Ministra da Cultura da França, Rachida Dati, reuniu-se com representantes do sindicato da vida noturna Culture Nuit para anunciar a notícia de que os clubes na França receberão o status de “acteurs culurels”.
Significando ‘atores culturais’ em inglês, ” acteurs culurels ” é uma forma de reconhecimento formal concedido a poderes de influência cultural significativa, como músicos, dançarinos, cineastas, produtores, eventos, espaços e bibliotecas.
Dati partilhou a notícia no Twitter , acrescentando que o reconhecimento deverá resultar na melhoria e desenvolvimento das condições de funcionamento dos estabelecimentos de diversão nocturna.
“É importante reconhecer os clubes e discotecas como actores culturais populares”, disse o ministro.
Culture Nuit, fundado em 1952 , é um colectivo de discotecas, bares, eventos e terceiros espaços dedicados ao apoio à vida nocturna em França que há muito faz campanha para que os clubes franceses recebam estatuto cultural.
Culture Nuit cruzou-se pela primeira vez com Dati em 2021 , depois de liderar o movimento ‘Cultura de Clube’.
A ‘cultura de discoteca’ foi lançada em resposta a uma série de encerramentos de discotecas após a pandemia, destacando a falta de apoio do governo aos locais de diversão nocturna.
Há três anos, o movimento resultou numa reunião com a ministra da cultura, Rachael Dati, que fez planos para chegar a um veredicto que mais tarde concederia aos clubes o estatuto de entidades culturais vitais.
O sindicato da vida noturna Culture Nuit comemorou a notícia da nova legislação via Instagram , escrevendo que esse era um dos seus ‘principais objetivos’ e agradecendo a Dati.
O objetivo é uma das quatro ambições atuais do sindicato, incluindo tornar a recolha e distribuição de direitos de música eletrónica mais justa, prevenir riscos e encerramentos e melhorar a formação em segurança.
Graças a este reconhecimento, os clubes e a música electrónica serão considerados para iniciativas culturais em França, cujos detalhes ainda serão anunciados .
Neste mês de março (13), o Techno recebeu patrimônio cultural da UNESCO em Berlim, após uma campanha para proteger seu status.
Espera-se que a decisão traga vantagens sociais e econômicas para os clubes de Berlim, mas não foi recebida sem polêmica devido às origens do gênero em Detroit.
Confira a postagem do Culture Nuit no Instagram abaixo.
fonte by MixMag