A opção de curtir a tarde e o início da noite em um terraço com boa música tem conquistado cada vez mais pessoas na vibe do pôr do sol, desta vez o convidado especial é Gustavo Keno, da Ile Disco.
Que tal ir a um evento não para ouvir o que se ouve por aí, mas sim uma fina seleção de colecionadores de vinis que vai desde brasilidades e world music até o fino da house music?
Esta é a proposta da Fonq Demure que chega a sua segunda edição este sábado dia 13 de Agosto acom vista para um dos mais tradicionais cartões postais do Rio de Janeiro.
O evento começa as 16h e vai até meia noite. Veja disponibilidade aqui.
A ideia partiu de Sammy D., artista de San Francisco (EUA), que ganhou fama internacional com a banda Pillowtalk e hoje toca também em carreira solo. Figura frequente de festivais como The BPM Festival, Sammy D., está no Brasil após importantes shows nos Estados Unidos como o Dirty Bird Campout, SXM Festival, Surreal NYE e agora apresenta seu novo projeto, um garimpo discotecário de responsa:
“Alguns cavam fundo, mas não tanto quanto os DJs residentes Tee Cardaci (EUA) e Rafael Contreiras (BRA), eles são natos viradores de vinis”, comenta o artista que é americano mas mora no Brasil e é casado com uma brasileira.
Junto do produtor Nazen Carneiro, Sammy D. iniciou recentemente essa proposta do Funk Recatado, como diz em inglês o nome do evento, Fonq Demure, em forma estilizada.
Veja um filme do último encontro Fonq Demure:
Além dos DJs residentes, o evento do dia 13 conta com um convidado especial: o colecionador de vinis e Seletor de raridades, Gustavo Keno é historiador de formação e o seu direcionamento como seletor musical é voltado à pesquisa de canções e composições calcadas em temas sociais/religiosos do universo afro-brasileiro e da diáspora africana.
Proprietário da “Ilê Discos” e integrante do trio “Juntos Com Certeza”, é figura central do canal homônimo de Youtube onde todas as suas (re)descobertas musicais são compartilhadas.
Um caldo sonoro de raridades sonoras com influências que vão de San Francisco, onde Sammy D e Tee Cardaci iniciaram suas carreiras musicais, até o Rio de Janeiro, Senegal e União Soviética, “conectando culturas e devaneios musicais”.
Ouça aqui a playlist da Fonq Demure.
O time de DJ residentes da Fonq Demure é integrado por dois grandes colecionadores de vinil, o que traz uma riqueza cultural para um caldo que vai indo, vai indo, até chegar no House Music.
Rafael Contreiras tem em suas influências desde o hardcore da adolescência até o Samba de Paulo Cesar Pinheiro, Eduardo Gudin, Carmen Costa e o indie rock de Polara, Cap’n’Jazz, Electrelane, chegando na MPB de Djavan, Zezé Motta, Simone, Herlio Delmiro, Heraldo do Monte e Sivuca.
Espera-se do seu set em vinil, muitas músicas coloridas, energéticas, elegantes, nostálgicas e, por vezes, inesperadas.
Quando perguntado sobre algumas referências na sua discotecagem, ele afirmou:
“É possível falar em similaridade da atitude em relação à discotecagem em três citações:
o duo inglês @secretsundaze, o italiano @_____francescodelgarda, o brasileiro @djmarkym e a própria crew da Fonq Demure: Sammy D. e Tee Cardaci Acho que meu som é um caldo disso aí, e muitas outras referências.“
Já Tee Cardaci é mix de Brasil e Estados Unidos, um veterano do vinil com mais de 30 anos atrás dos decks, selecionando sons funky e soul da diáspora global com pouca consideração por gêneros.
Originalmente da área de Washington DC com passagens pela Europa e São Francisco ao longo do caminho, Tee chamou o Rio de Janeiro de casa nos últimos 14 anos.
Suas reflexões sobre escavação de caixas de discos e pesquisas sobre música brasileira foram apresentadas em publicações como @aquariumdrunkard e @digmagazine e suas várias produções encontraram casas em selos como Ubiquity e @bastardjazz.
Tee é também apresentador do programa ‘Above The Horizon’ na @universalrhythms.music Radio do Reino Unido e do Vôo Livre na @dublab Brasil.
“Aqui apresentamos sonoridades específicas para ouvidos apurados. As pessoas não vêm à Fonq Demure para ouvir mais do mesmo, elas vem para se surpreender”, afirma Nazen Carneiro, produtor executivo e sócio-fundador do evento, que complementa: “Temos planos para entrar na temporada de verão com grandes surpresas, movimentando a agenda cultural do Rio”.
A Fonq Demure acontece no segundo sábado do mês e sua próxima edição será dia 13 de Agosto, a partir de 16h até a meia noite.
Os ingressos custam a partir de trinta reais.
O evento acontece no terraço do Hotel Selina Lapa, com vista para os famosos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.
Serviço
Quando: 13 de Agosto de 2022 – 16h a 00h
Onde: R. Visc. de Maranguape, 9 – Centro, Rio de Janeiro
Quem: Sammy D. Pillowtalk , Gustavo Keno, Tee Cardaci e Rafael Contreiras
Ingresso: fonqdemure.top