Projeto conta com 15 faixas, incluindo colaboração com MC Bin Laden, e já está disponível em todas as plataformas de música.
“Cracker Island (Deluxe)” expande o 8º álbum de estúdio do Gorillaz, aclamado pela crítica, com 5 faixas bônus, incluindo 3 músicas inéditas, uma versão no piano de “Silent Running” com Adeleye Omotayo e uma releitura dançante do sucesso “New Gold” com Tame Impala e Bootie Brown, no remix de Dom Dolla.
Entre os destaques do lançamento está a parceria da banda com o MC Bin Laden em “Controllah”, gravada durante a última passagem do grupo pelo Brasil, em 2022, e que foi muito bem recebida, chegando à posição #24 na parada do Spotify Brasil, com mais de 501 mil streams em um único dia.
Na Apple Music Brasil, a faixa é a 25ª mais tocada do país e, na Deezer, a 92ª.
A parceria ainda foi celebrada entre os principais veículos de imprensa do Brasil.
O Estadão, um dos maiores jornais do país, repercutiu a fala do funkeiro paulista:
“É uma vitória para o funk e para o movimento”, comemorou o artista nos stories do Instagram. “Funk sendo ouvido no mundo todo. [O lançamento] é trazer para o nosso País um feat de respeito e grandeza”, completou.”
Destaque também para a faixa “Tormenta”, com Bad Bunny, que está entre as 40 músicas mais ouvidas do mundo no Spotify desde o lançamento na última sexta.
E para “Silent Running”, com Adeleye Omotayo, que está nas paradas virais do Brasil e do mundo.
Tem sido um turbilhão no mundo virtual e real desde que o primeiro gosto de “Cracker Island” chegou com a faixa-título “Cracker Island (feat Thundercat)” lançada em junho do ano passado, mas agora com o lançamento completo as reações têm sido as melhores possíveis.
Segundo o Correio Braziliense, o álbum “mostrou que a banda, além de grande, tem uma extensão única entre gêneros musicais, estilos e países.”