Na noite de (18 novembro), em evento presencial, foi realizada 22ª Entrega Annual do Latin GRAMMY®. A cerimônia de premiação foi realizada na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A cantora Ivete Sangalo faturou o prêmio de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com o disco “Arraiá da Veveta”.
Ela também foi indicada por sua colaboração com Emicida em “Mulheres Não Têm que Chorar”. “Dedico esse prêmio aos meus fãs e a todos os profissionais que trabalham com tanto amor, junto comigo. A gente ama fazer o que a gente faz”, comemorou a cantora em suas redes sociais.
“Depois de tanto tempo distantes, finalmente celebramos juntos a música, que tanto confortou as pessoas durante a pandemia.
É uma imensa alegria ver nossos artistas brilhando no palco do Latin GRAMMY.
Parabéns a Ivete Sangalo, Melim, Maneva, Eli Soares e Priscila Tossan, nossos brasileiros indicados, e também ao nosso incrível cast internacional, que também brilhou nesta noite memorável”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, que estava na premiação ao lado das bandas Melim e Maneva.
“Dessa vez, a gente tem a oportunidade de estar aqui, presencialmente, e é muito mais emocionante.
Estamos honrados e gostaríamos de parabenizar todos os indicados dessa noite”, disseram os integrantes da banda Melim, que concorria ao prêmio de “Melhor Canção em Língua Portuguesa” com a música “Amores e Flores”.
“Acontecimentos são capazes de mudar uma história. Assim foi a nossa união despretensiosa, há 16 anos. Assim também foi o nosso encontro com Deko, esse amigo, parceiro de música e de caminhada.
Nossa passagem por Las Vegas não poderia ser mais feliz.
Concorremos na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’ ao lado de artistas gigantes que amamos, como Nando, Ivete, Emicida, Lenine e Anavitória, que lindamente levou o caneco!
É muita coisa estar ao lado desses caras.
Era um sonho nosso estar aqui, ter o nome da nossa banda divulgado pelo mundo e disputar um prêmio como o Grammy Latino.
Chegamos e aconteceu!
E é por isso que eu digo: acontecimentos são capazes de mudar uma história! O Maneva nunca mais será o mesmo!
Obrigado Deko, GTS, Base 4 e Universal Music.
Obrigado Natiruts pelo duo tão desejado em ‘Lágrimas de Alegria’. Obrigado a todos os fãs, a cada um que ouve o Maneva.
A indicação veio como um prêmio e nunca iremos nos esquecer do que vivemos hoje”, disse Tales de Polli, vocalista do Maneva, que concorria na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa” com a música “Lágrimas de Alegria”.
A jovem cantora Priscila Tossan, que debutou na premiação concorrendo na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação” com seu álbum “ICEBERG”, lançado em 2020, também comemorou sua indicação:
“Obrigada a todos que fizeram isso acontecer juntinho.
Espero em breve ter outras indicações”.
Com o álbum “Origen”, o cantor e compositor colombiano Juanes levou o prêmio de “Melhor Álbum Pop/Rock” .
O dominicano Juan Luis Guerra conquistou o prêmio na categoria “Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional”, pelo disco “Privé”, e ainda com a faixa “ojalá que llueva café (Versión Privé)” na categoria de “Melhor Arranjo”.
A estrela Karol G recebeu a estatueta na categoria “Melhor Interpretação Reggaeton” pelo single “Bichota”.
Outra diva latina, Mon Laferte, ganhou o prêmio de “Melhor Álbum de Cantor-Compositor”, por “SEIS”.
O cantor mexicano Christian Nodal recebeu o Latin GRAMMY de “Melhor Álbum de Mariachi por “AYAYAY! (Súper Deluxe)”.
Ele ainda conquistou outro prêmio, na categoria “Melhor Canção Regional Mexicana”, com a música “Aquí Abajo”, composta ao lado de Edgar Barrera e René Humberto Lau Ibarra.
Já Pepe de Lucía recebeu a estatueta na categoria “Melhor Álbum de Música Flamenca” por “Un Nuevo Universo”.
Os indicados deste ano foram selecionados dentre mais de 20 mil inscrições, em 53 categorias, e refletem uma extensa gama de artistas que lançaram gravações durante o período de elegibilidade (1º de junho de 2020 até 31 de maio de 2021).
Confira todos os vencedores em: https://www.latingrammy.com/pt .