A Strm, única musictech do mercado que oferece na mesma plataforma distribuição digital, antecipação de créditos para artistas e gestão de carreiras com base em inteligência artificial, tem posicionado artistas e faixas no topo do Spotify.
Um exemplo é o compositor e cantor Grelo, autor da música “Só Fé”, que, após lançar suas músicas na Strm, atingiu o primeiro lugar do Spotify Brasil e conquistou a 59ª posição do Top 200 Global do serviço de stream.
Grelo não está sozinho no sucesso. O quarteto sertanejo Traia Véia, também assessorado pela empresa, apareceu no top 1 do Spotify Brasil com a música Wi-Fi, apenas duas semanas depois de lançada. A parceria com a empresa ofereceu ao grupo sertanejo dados estratégicos e suporte tecnológico para atingir resultados, como nas escolhas das parcerias musicais (feats) e na análise de características estéticas da música (se é dançante, mais acústica, positiva, etc) e comportamento que melhor se adequam às suas composições. Na música Equivocada, por exemplo, a escolha do feat com o cantor Gusttavo Lima veio por meio de um estudo de Batidas por Minuto (BPM). Por meio da Strm, o Traia Véia pesquisou, analisou e encontrou um apelo estético que combinasse estilo, atitude e mensagens com os sucessos do ícone sertanejo.
Outro artista que também conta com a parceria da Strm é o cantor, compositor e produtor musical Vitor Limma, que figurou na 37ª posição do ranking do Spotify no país com sua faixa Amor de Fim de Noite / Por Favor / Nem Aí, demonstrando como a plataforma é eficaz em fornecer suporte estratégico e ferramentas que impulsionam o desenvolvimento das carreiras artísticas.
Para alcançar esse patamar, a startup desenvolveu um algoritmo proprietário que permite diagnósticos detalhados de carreira, baseados em ciência de dados e validados por especialistas com vasta experiência no mercado. “Esse modelo cria um novo nível de consciência na música, orientado por dados, sem perder o foco criativo. Ao mesmo tempo, garante resultados reais para artistas, empresários e investidores”, afirma Fernando Gabriel, CEO da Strm.
Atualmente, a empresa monitora mais de 6 milhões de artistas e 150 milhões de faixas nas principais plataformas de streaming e redes sociais. Ao todo, são mais de 40 mil usuários por mês que utilizam a plataforma no Brasil, serviço que está se expandindo para o mundo inteiro. Do número total de usuários, mais de mil artistas possuem um contrato de distribuição com a musictech.
Dentro da plataforma, os artistas têm acesso a diversos recursos tecnológicos e informativos. Um deles é o Diagnóstico Strm, ferramenta que analisa mais de 275 critérios vitais da carreira de um artista e o posiciona em seu estágio de carreira. Já as Metas Strm é um recurso que determina quais objetivos o músico ou a banda deve concluir para dar o próximo passo profissional.
Além disso, outras duas funcionalidades que estão em fase de teste para serem implementadas em breve no sistema são o Quincy, chat IA especializado em música, e a ferramenta de recomendação de produtores e compositores. Por meio do Quincy, o artista pode tirar dúvidas sobre o seu momento de carreira e descobrir boas práticas do mercado, para as redes sociais e outras funcionalidades para tomar as melhores decisões de carreira, trazendo clareza e ajudando-os a economizar meses ou até anos de aprendizado.
Sobre a Strm:
A Strm é a única musictech do mercado que reúne na mesma plataforma distribuição digital, antecipação de crédito de royalties para artistas e gestão de carreiras com base em inteligência artificial.
Dentro da plataforma, artistas possuem acesso a diversos recursos tecnológicos, que analisa critérios vitais da sua carreira, determina quais metas devem ser atingidas para evoluir profissionalmente, além de tirar dúvidas sobre o seu momento. Para isso, a Strm desenvolveu funcionalidades que trazem clareza e ajudam o usuário a economizar meses ou até anos de aprendizado.
A Strm monitora mais de 6 milhões de artistas e 150 milhões de faixas nas principais plataformas de streaming e redes sociais. Ao todo, são mais de 40 mil usuários por mês que utilizam a plataforma no Brasil, serviço que está se expandindo para o mundo inteiro. Do número total de usuários, mais de mil artistas possuem um contrato de distribuição com a musictech.