Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

Conheça alguns dos principais artistas da “Cena Musical Italiana”

compartilhe

Em dezembro de 2021 aconteceu a nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo, a maior feira da indústria musical da América Latina.

O evento reuniu artistas e profissionais de todo o mundo para propor reflexões sobre temas que colocam a música como força vital da humanidade e mola propulsora de novas possibilidades de futuros, além de discussões sobre reorganização de mercado.

Um dos países a participar da SIM SP foi a Itália, que trouxe consigo grandes nomes de seu cenário musical, através da ITA – Italian Trade Agency.

Conheça aqui os principais artistas italianos e seu projetos:

BANDADRIATICA

O grupo de 8 músicos vem do sul da Itália com uma proposta original e alegre, que mistura o virtuosismo e a energia da cultura balcânica com influências do Norte da África. Suas apresentações são regidas por uma extraordinária seção de metais, complementada por uma forte presença de palco enriquecida por divertidos e envolventes movimentos coreográficos.

BandAdriatica tem cinco álbuns já lançados, sendo “Odisseia” de 2018 o mais recente. Seu trabalho é poderoso, fruto de dez anos de pesquisa sobre as matrizes musicais comuns das margens do Mar Adriático, confrontando a música da Albânia, Macedônia, Croácia, com as fanfarras sérvias e do norte da África e indo até o Mediterrâneo oriental. Uma combinação charmosa na qual as diferentes linguagens se misturam em uma explosão, capaz de envolver o público em uma grande festa. No estilo italiano, claro!

Ouça BandAdriatica aqui.

Siga BandAdriatica: @bandadriatica

CRISTINA RUSSO

Quando se fala de Cristina Russo, parece que entramos no mundo de Alice no País das Maravilhas; um mundo particular e fascinante, contaminado por diferentes estilos, como os do território siciliano. Junto com sua banda, aNeosoul Combo, Cristina constrói um neo soulanimado, cativante e refrescante, contaminado por urban fusion e uma pitada de reggae.

Em 2014, Cristina Russo & Neosoul Combo gravaram o disco A modo mio: Cristina Russo canta Fabio Concato com participação do artista italiano Fabio Concato. Em 2016, a cantora e sua banda chegaram à semifinal da competiçãoSanremo Giovani e em 2018 receberam destaque no festival Suoni di Marca. No início de 2021, Cristina Russo lançou seu single mais recente,Sotto il cielo”, que mostra um lado mais inventivo da cantora e de sua banda, tornando-os um nome promissor da música italiana moderna.

Ouça Cristina Russo aqui.

Siga Cristina Russo: @crista_russo

DENIS THE NIGHT & THE PANIC PARTY

Denis The Night & The Panic Party é um coletivo musical e visual nascido entre a Itália e o Reino Unido, em torno das figuras dos músicos Eleonora Fiorani, Nicola Sbrozzi, Alessandro Gobbi e do artista visual Eddie Plex. Seu som é resultado de um conjunto de fragmentos do mundo electro, house, punk-funk, contaminados com extremos sonoros como shoegaze e psicodelia. Sua abordagem eclética permitiu que eles tocassem ao longo dos anos em vários palcos na Europa e América do Norte: do SXSWde Austin ao Primavera Sound de Barcelona, do Waves Festival de Viena ao Canadian Music Week e Liverpool Sound City.

Após seu álbum de estreia, “Cosmic Youth“, co-produzido pela banda e Livio Magnini (Bluvertigo), o EP “Protosongs” é o novo capítulo do caminho do DTN&TPP. Um passo antecipado, que será completado com o lançamento do segundo álbum da banda,“MEGAEVO”. “Protosongs” é uma supernova, repleta de visões e alucinações acumuladas nos últimos dois anos de vida pandêmica. A trilha sonora para um momento de instabilidade coletiva, dominado pela ansiedade, e que se expressa através de uma coleção de canções fora dos esquemas composicionais usuais. Todo o EP foi imaginado como uma sala de pânico para derramar emoções, expressando os sentimentos de pessoas muito diferentes.

Ouça Denis The Night & The Panic Party aqui.

Siga Denis The Night & The Panic Party:@denisthenight

IOVANNI LEON

 

Autor de trilhas sonoras de cinema, teatro e videogame, Giovanni Leon é um compositor eclético com três almas: clássico-orquestral, rock e eletrônico, e sua visão pisca para o futuro. Graduado com louvor em música e novas tecnologias no Conservatório Vincenzo Bellini de Catania, escreveu trilhas para diversas produções, entre elas o videogame ‘Zheros’para Xbox One, PC e Playstation 4 e o curta “Perpetual motion” de Gabriele Vizzini (exibido no Taormina Film Fest 2011), além de editar para o mesmo diretor a trilha sonora do curta-metragem ‘Jack’, rodado em Los Angeles.

Entre seus discos já lançados estão “Elektra”, “Avantgarde”, “Ambiental suggestions”, “Sicilia in musica” e “Il circo degli assenti”.Giovanni sempre focou no estudo e no auto aperfeiçoamento, por isso hoje ele quer ampliar seu horizonte também com uma visão mais profunda sobre o mundo artístico latino-americano, com o objetivo de desenvolver e integrar novas habilidades e conhecimentos relacionados a esse mercado musical. Atualmente, Leon quer se apresentar e fazer sua música ser ouvida no Brasil, visto o crescimento notável da indústria fonográfica no país.

Ouça mais dos trabalhos de Giovanni Leonaqui.

Siga Giovanni Leon: @giovannileon.official

KEKKO FORNARELLI

 

Nascido em Bari, Kekko Fornarelli é pianista, compositor e produtor. Com sete álbuns e mais de 350 shows em mais de 60 países ao redor do mundo, ele desenvolveu um estilo único caracterizado pela tentativa de criar música para ser observada e não ouvida. Uma forma particular e muito pessoal de contar histórias, expressar emoções e “pintar” situações. A sua música é uma suave combinação das ideias mais modernas do norte da Europa e do lirismo neoclássico, filtrada pela sua formação mediterrânica.

No fim do ano passado, Kekko compartilhou seu sétimo álbum “Anthropocene“, um disco conceitual sobre o ser humano e sua relação com o mundo que o cerca, sobre as interações sociais e as consequências de sua evolução/invasão. É algo muito diferente do que Fornarelli produziu até agora, ainda que mantenha a essência do artista.

Ouça Kekko Fornarelli aqui.

Siga Kekko Fornarelli: @kekkofor

LEDA

 

Enrico Vitali (guitarra), Serena Abrami (vocal, violão, sintetizador), Fabrizio Baioni (bateria, eletribe) e Giorgio Baioni (baixo) atuam há anos em diferentes projetos e o som da banda representa a convergência bem sucedida de seus respectivos interesses e paixões sonoras: overdrive, wave, trip rock e alternativo, com a união emocional eficaz entre o timbre aveludado da vocalista e a abrasividade do som dos instrumentos.

Em outubro de 2021, Leda lançou o single“Niente è lo stesso”, uma reflexão noturna, escrita de uma só vez durante o inverno, onde guitarras tão expressivas quanto robustas se encontram com sintetizadores atmosféricos.

Ouça Leda aqui.

Siga Leda: @leda.laband

MARIA MAZZOTTA

 

Uma reflexão intensa e apaixonada, do ponto de vista feminino, sobre as várias faces do amor: do amor mais desesperado e carinhoso ao que se torna possessivo e abusivo. Este é“Amoreamaro” (Amor Amargo), o álbum mais recente de Maria Mazzotta, uma das personalidades musicais mais emblemáticas do sul da Itália.

Anteriormente com a banda “Canzoniere Grecanico Salentino”, Mazzotta tornou-se uma das vozes mais apreciadas no cenário musical europeu, graças a sua versatilidade única que se move de maneira natural e contínua dos sons do sul da Itália para as inflexões da música balcânica, e cativa o público enquanto o mergulha nas culturas das canções interpretadas. Lançado em janeiro de 2020, “Amoreamaro”recebeu grande aclamação da crítica, tomando anona posição da parada de Melhor Álbum da Transglobal World Music Chart. Ouça Maria

Mazzotta aqui.

Siga Maria Mazzotta: @mariamazzotta

SGOMINARE L’IMPURO

Sgominare L’Impuro é um projeto de arte de rua de new wave nascido nas ruas da Úmbria, no qual a espontaneidade emerge: improvisação, metateatro e cabaré são os ingredientes básicos de sua música, temperada de forma irreverente e irônica. Em 2019, o grupo lançou seu primeiro álbum, “Cultura Pop”, pelo selo GRM Management.

Músicos profissionais com centenas de shows ao vivo, anti-heróis do funk, techno e punk dance, em 2020 foram escolhidos com alguns artistas para representar Itália no “Rete dei Festival” (MEI/AudioCoop). Em 2021, depois de muitas apresentações notáveis (Red Ronnie, Câmara Municipal de Campello), também foram selecionados como representantes da música italiana no SXSW Festival em Austin (EUA), convidados do estande digital ICE/ Italy Music Export. Ouça

Sgominare L’Impuro aqui.

Siga Sgominare L’Impuro:@sgominarelimpuro

 

publicidade