Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Cultura e gastronomia marcam os 200 anos da imigração de povos de língua alemã para o Brasil

compartilhe

São Paulo é uma das cidades com maior influência alemã no país.

Uma das maiores colônias de imigrantes da cidade de São Paulo comemora neste ano 200 anos da imigração para o Brasil.

São os povos de língua alemã, oriundos de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, que marcam a data com a Semana da Língua Alemã, de 24 de maio a 9 de junho.

Segundo Mauritius von Dubnitz, diretor do Instituto Martius-Staden e diretor de relações institucionais do Colégio Visconde de Porto Seguro, esses imigrantes desempenharam um papel crucial na história do Brasil, contribuindo para moldar a identidade cultural e econômica do país.

Uma vasta programação cultural na capital e no interior vai relembrar e celebrar o bicentenário da imigração desses povos para a cidade de São Paulo e o país.

Agenda alemã

Criado pelo Instituto Martius-Staden, entidade sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro, em parceria com as representações diplomáticas da Alemanha no Brasil, o site www.agendaalema.org.br reúne agenda de eventos, vídeos, exposições, publicações, links para instituições parceiras e outros conteúdos especiais sobre os 200 anos da imigração dos povos de língua alemã.

Clássico 

Nos dias 25 e 26 de maio, o Instituto Martius-Staden, em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro, realizará apresentações do concerto O Messias, de G. F. Händel, com os Coros do Colégio Visconde de Porto Seguro e orquestra convidada, sob a regência de Sérgio Assumpção.

No dia 25, a apresentação será realizada no Campus Morumbi do Colégio e, no dia seguinte, na Paróquia São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista, com entrada franca.

Alemanha – Brasil

Festa 

Organizada pelo consulado-geral da Alemanha, em parceria com o Museu da Imigração do estado de São Paulo e o Instituto Martius-Staden, a “Festa Alemanha no Brasil – 200 anos da imigração” levará cultura, diversão e gastronomia ao Museu da Imigração, no dia 1º de junho, em São Paulo. No jardim do museu, um palco será montado para receber diversas apresentações de dança típica, música ao vivo e DJ.

Jornada para o Brasil

Outro destaque no Museu da Imigração é a exposição “Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã”, desenvolvida pelo Prof. Dr. Martin N. Dreher, membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, e Erny Mügge, da editora Oikos.

Solidariedade

No Colégio Visconde de Porto Seguro, fundado por famílias alemãs 145 anos atrás, estudantes e familiares da capital e do interior contarão com programações especiais, com oficinas de caligrafia gótica, aulas magnas, exposições e palestras.

A tradicional festa junina do Porto, que ano passado reuniu mais de 25 mil pessoas em seus quatro câmpus, também trará aspectos da cultura alemã em suas atrações.

Em Valinhos, o Colégio realizará a Caminhada e Corrida Solidária, no dia 25 de maio, para arrecadar donativos para instituições atendidas pelo Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV) e para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Cada volta na pista de atletismo será convertida em doações.

Uma São Paulo Alemã

Com o objetivo de celebrar e destacar a contribuição histórica dos povos de língua alemã, o consulado-geral da Alemanha em São Paulo e o Instituto Martius-Staden uniram-se para elaborar o mapa “Uma São Paulo Alemã”, que apresenta 32 pontos de interesse relacionados à presença alemã na capital paulista.

Integrantes desses povos foram responsáveis por uma parte significativa das contribuições feitas pelos imigrantes para a cultura brasileira, como o projeto arquitetônico da Igreja da Consolação e as festas MaiFest e BrooklinFest. O mapa “Uma São Paulo Alemã” está disponível para download gratuito no site oficial dos 200 anos da imigração de povos de língua alemã no Brasil.

***

Sobre o Instituto Martius-Staden 

O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. As atividades do instituto destinam-se a fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e países de língua alemã, como a Alemanha, a Áustria e a Suíça. O instituto está localizado dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Panamby, em São Paulo (SP).

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Microsoft Education; e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículos Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

publicidade