Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Cultura FM e Cultura Brasil terão programação dedicada ao Dia da Consciência Negra

compartilhe

COMPOSITORES E INTÉRPRETES NEGROS, QUE JÁ FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO das RÁDIOS, TERÃO DESTAQUE NOS PROGRAMAS das DUAS EMISSORAS.

Dia da Consciência Negra foi criado para valorizar e promover a reflexão sobre a contribuição e a importância dos povos africanos na construção do Brasil, incluindo, é claro, as manifestações culturais.

Neste 20 de novembro (segunda-feira), as rádios Cultura FM e Cultura Brasil apresentam compositores e/ou intérpretes negros. São nomes que já fazem parte do repertório das Rádios durante o ano todo, mas que neste dia estarão em destaque.

Na Cultura Brasil a programação especial tem início no período da manhã, às 6h. Viola, Violeiros & Cia, apresentado por Aloísio Milani, recupera uma entrevista com Pena Branca, um dos principais nomes da música de raiz. A programação musical a partir das 7h valoriza os jovens intérpretes e também os grandes ídolos negros da música brasileira.

No período da tarde haverá muitas atrações. No Galeria, ao meio-dia, Fabiana Ferraz traz show inédito de Gilberto Gil e Família, gravado nos dias 2 e 3 de agosto deste ano na França, durante o Festival de Jazz de Marselha dos Cinco Continentes. Na sequência, às 15h, o Estúdio 77, com Alexandre Ingrevallo, focaliza os grandes encontros de músicos negros, como Milton e Criolo, Emílio Santiago e Luiz Melodia.

Às 17h, Solano Ribeiro faz uma retrospectiva de jovens talentos lançados no programa ao longo de sua história. E durante o De volta pra casa (em rede com a Cultura FM), uma seleção de música instrumental com obras e interpretações de artistas negros.

No período noturno, mais atrações. Às 20h, no Coletânea, os grandes sucessos da música popular brasileira no Dia da Consciência Negra. Às 21h, entrevista inédita, gravada em outubro com o pianista e compositor Dom Salvador, radicado nos Estados Unidos. Às 22h, o ouvinte confere as várias gerações do soul e da música negra brasileira com intérpretes que vão de Toni Tornado e Wilson Simonal a Liniker e Luciana Mello, em seleção de Inez Medalha. Finalizando, às 23h, Brasiscom Teca Lima, que apresenta artistas que trazem a cor, a ancestralidade e a inspiração da cultura negra.

Na Cultura FM, as referências ao Dia Consciência Negra começam no domingo, dia 19, com a apresentação, às 14h, do último episódio da série Negros Líricos, de Eduardo Janho-Abumrad. Esta série traz negros da cena lírica que, com dificuldade, passaram e ainda passam pelos grandes teatros de ópera.

Ainda no domingo, às 17h, Teatro de Ópera apresenta Porgy and Bess, de George Gershwin, obra de 1935, na qual todos os personagens são negros e, seguindo um desejo da família Gershwin, são interpretados por cantores líricos negros.

No dia 20 de novembro, a programação especial da Cultura FM começa à meia-noite no Cultura Jazz. Serão duas horas dedicadas aos intérpretes negros do Jazz. Duke Ellington, Louis Armstrong, Billie Holiday, Nina Simone, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ella Fitzgerald e Moacir Santos são alguns dos nomes que estão presentes na seleção musical.

Desperte com os Clássicos, às 7h, abre a programação clássica desse dia especial com a composição “Te Deum das matinas de São Pedro”, do brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.

Os compositores brasileiros que fazem parte desta programação especial são Pixinguinha, Cartola, Dom Salvador, Paulinho da Viola, Djavan, Milton Nascimento e Amaro Freitas. Compositores negros de outras nacionalidades também estão presentes neste dia: Joseph Bologne de Saint-Georges, Carlos Simon, Florence Price, Margaret Bonds e William Grant Still.

A programação do dia 20 também destaca alguns intérpretes negros como Stewart Goodyear, Hércules Gomes e André Watts (pianistas que preenchem o horário das 13h, dedicado ao instrumento), e também o maestro Kellen Gray, o jovem violinista Randall Goosby, o violonista Gilvan de Oliveira, o trombonista Raul de Souza e a soprano americana Kathleen Battle.

Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia apresenta um especial com compositores brasileiros do século XIX.

A programação especial do Dia da Consciência Negra encerra-se com o Conexão Europa, às 20h, que traz um concerto gravado em 1º de setembro de 2022, na Igreja de São Lucas, em Lucerna, Suíça, e que integrou a programação do Festival de Lucerna.

No repertório, o duo formado por Samuel Nebyu (violino) e Charles Abramovic (piano) interpreta somente compositores negros: Joseph Bologne de St-Georges, Samuel Coleridge-Taylor, Daniel Bernard Roumain, Henry Thacker Burleigh, José White Lafitte e William Grant Still.
 

________________________
 

Programação especial no Dia da Consciência Negra

Rádio Cultura FM

103,3 MHz
Site Cultura FM
App: CULTURA PLAY
 

Rádio Cultura Brasil

FM: 77,9 MHz

AM: 1.200 kHz
Site Cultura Brasil

App: CULTURA PLAY

publicidade