CEO da label Sillas Filgueira, a estilista baiana celebra o sucesso do desfile e traça novos planos para o futuro !
Silla Maria, estilista baiana e mulher trans, realizou seu primeiro desfile na Casa de Criadores, em São Paulo, com a coleção ‘Tramas de Isabel’. Para a estreia nacional, a label Sillas Filgueiras apresentou 20 peças que mesclam a alta costura com trabalhos artesanais em crochês com pedrarias, rendas bordadas em alto relevo, plumas de chinchila, além de tecidos como linho, tweed e viscose com poliamida.
Silla destaca que as roupas remetem ao seu lado de artesã, com toques de alta costura e alfaiataria. “São inspiradas nos anos 60 e 70, mas com referências inovadoras e atualizadas com pedrarias e plumas. Junto a isso eu trago as referências que aprendi com a minha mãe. Por exemplo, o casaco de tweed desfiado que eu criei a partir dos tapetes desfiados que a Dona Isabel produzia, o crochê era outra técnica que ela dominava e eu trouxe para esta noite também“, detalha a estilista baiana.
A principal inspiração das peças que dominaram a passarela da 50ª edição da Casa dos Criadores, em São Paulo, é a mãe de Silla, Dona Isabel, que faleceu há cinco anos e realizava com maestria cortes, costuras e bordados.
“Não é só a minha marca que participou dessa edição, vi aqui, em cada peça, as experiências que vivi com a minha mãe e todo aprendizado que ela me passou”, celebra
Com 17 anos de atuação no mercado da moda, a estilista acredita que a participação na Casa dos Criadores traz uma visibilidade nacional para a marca Sillas Filgueira e pode representar uma nova etapa para a sua trajetória. Silla destaca, ainda, a representatividade e resistência que estão atreladas a cada peça desenhada e produzida para as ‘Tramas de Isabel’.
“Estou realizada, pude mostrar quem eu sou, as minhas origens, isso é o principal.
E acrescento que eu sou a própria surpresa da minha coleção, o fato de eu ser uma mulher trans, estilista, nordestina, reflete a minha sobrevivência e luta no país que mais mata pessoas LGBTQIAP+. Tudo que eu produzo, construo é isso: um ato de resistência!”, pontua Silla Maria sobre a importância e representatividade da participação na Casa dos Criadores.
Silla, que já foi destaque nas revistas Marie Claire e Elle, conta que possui um compromisso social com a equipe que trabalha com ela na confecção das roupas, afirma que a intenção é qualificar e profissionalizar todas as mulheres que a acompanham.
E, para o futuro, Silla Maria aposta no sucesso da nova coleção, prevista para novembro, e vislumbra novos projetos.
“Minha intenção é empregar o máximo de pessoas possível, gerar renda para as pessoas que vêm de onde eu venho.
A Casa dos Criadores me apresentou um leque de possibilidades: visibilidade nacional, alavancar as vendas, aumentar a produção.
Estou programando um um showroom nos próximos meses e no final do ano lançaremos a coleção Patuá, aguardem as novidades“, finaliza a estilista Silla Maria, CEO da label Sillas Filgueira.