O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho. Esta data é uma homenagem ao estilo musical que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX (1950 a 1999). A música, incluindo diversos estilos como o Rock, tem influenciado a vida de crianças e adolescentes, servindo como referência, por exemplo, na hora de aprender um novo idioma.
Segundo dados do Spotify, após anos de crise, o rock deu um salto de popularidade no Brasil em 2023. O estilo passou de 16º mais ouvido no país em 2022 para a terceira colocação no primeiro semestre do ano passado. O rock é um gênero musical que nasceu na década de 50 nos Estados Unidos e teve seu auge nas décadas de 70 e 80 em todo o mundo. Elvis Presley, The Beatles, Led Zeppelin, Queen, Metallica e Guns N’ Roses são alguns dos principais nomes do rock. Na atualidade, bandas como Imagine Dragons e Coldplay também se destacam.
É importante lembrar que o estilo musical, além de influenciar no vestuário e no estilo de vida, também é um ponto chave como alicerce para aprender o inglês. Nas salas de aula do Cebrac de Camaçari, na Bahia, o professor do curso English, David Everton Freitas de Carvalho, compartilha que a música, especialmente o Rock N’ Roll, sempre fez parte de sua vida e que ele incorpora isso em suas aulas com os alunos.
“O curso English proporciona um sistema fluido e sempre aberto ao lúdico, onde consigo incorporar várias atividades musicais. Essas atividades são preferidas dos alunos, testando muito listening e vocabulary, um pouco de speaking e às vezes até um singing. Escolho músicas com vocabulário compatível com o nível dos alunos ou temas pertinentes ao assunto em curso, criando lacunas na letra para eles preencherem durante a audição. Depois, fazemos uma tradução em conjunto, com os alunos participando ativamente. Prefiro músicas que eles não conheçam, para garantir uma interpretação livre de vícios ou de equívocos. Como amante do Rock, sempre incluo um Rock N’ Roll para eles, mostrando como a música ajuda na compreensão do idioma e reflete a evolução do aprendizado. É gratificante ouvi-los dizer: ‘Teacher! Aquela música ficou na minha cabeça! Tô curtindo muito!'”, relatou o professor David.
Já na unidade do Cebrac de Maringá, no Paraná, o professor do curso English, Adrian Marcus Brito de Souza, sempre demonstrou um entusiasmo pelas artes visuais e pela música. Desde criança, percebeu que as atividades que mais o atraíam eram aquelas que envolviam criatividade e interdisciplinaridade. “Quando aprendi inglês, percebi que tinha dificuldade com o ritmo da fala, o que afetava a fluidez do discurso. Ao me tornar professor, observei o mesmo desafio em alguns alunos durante o aprendizado. Decidi então introduzir um exercício em sala de aula usando notas musicais para ajudar no ritmo e na dicção (Speaking). Levei meu Ukulele para a escola e orientei os alunos a pronunciarem uma palavra de suas frases a cada nota musical tocada. O foco principal era na prática da conversação, onde os alunos usavam o ritmo dos acordes para modular suas falas. Além de atrair a atenção deles, o Ukulele funcionou como um temporizador e melhorou significativamente a fluidez dos discursos. Ao final do exercício, notei que os alunos que inicialmente hesitavam em responder agora falavam com facilidade e fluidez. Nas aulas seguintes, a pergunta mais frequente era: ‘Professor, quando você vai trazer o ukulele de novo?’ Assim, a música deixou sua marca em uma aula de inglês”, contou o professor Adrian.
A musicalização do rock unida ao aprendizado de um novo idioma pode trazer muitos benefícios às crianças e adolescentes, como: aumentar a criatividade, melhorar a sensibilidade, desenvolver a memorização e o raciocínio lógico. Estudar um novo idioma é uma meta comum para muitas pessoas, e cada um encontra o seu caminho para o aprender. Uma pesquisa da edtech, divulgada pela Preply (plataforma online de idiomas), revelou que 57% dos brasileiros recorrem à música para ganhar conhecimento em uma nova língua.
Neste contexto, Bruno Barros, Coordenador pedagógico de inglês do Cebrac, cita 3 bandas do Rock para se inspirar e aprimorar o inglês:
Coldplay
é uma banda moderna cujas letras são claras e bem pronunciadas, facilitando a compreensão. Suas músicas também têm temas variados e são emocionantes de ouvir. Algumas músicas recomendadas
- Yellow
- Fix You
- Viva La Vida
Imagine Dragons
é uma banda americana de rock formada em 2008. As letras de suas músicas são claras e muitas vezes abordam temas de superação e motivação, tornando-as uma ótima escolha para melhorar a compreensão auditiva e expandir o vocabulário. A banda é conhecida pelos sucessos.
- Radioactive
- Believer
- Thunder
Måneskin
é uma banda de rock italiana que ganhou fama internacional após vencer o Eurovision Song Contest em 2021. Eles são conhecidos por seu estilo vibrante e moderno, com músicas como:
- Beggin
- I Wanna Be Your Slave
- Supermodel
Ter inglês no currículo pode aumentar significativamente seu salário.
Segundo pesquisa da Catho, profissionais fluentes podem ganhar até 70% a mais.
Pronto para avançar na sua carreira?
Conheça o curso English e faça um teste gratuito de nível agora, aqui!.
Sobre o Cebrac
No CEBRAC, você vai além do conhecimento técnico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevendo a interdisciplinaridade nas aulas e apostando na capacidade do aluno em conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. A franqueadora possui 29 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Saiba mais sobre, aqui!