Guitarrista da cultuada banda gaúcha – Comunidade Nin-Jitsu, o DJ Fredi ‘Chernobyl’ Endres viajou à Europa e conheceu estilos musicais típicos de países do continente.
De volta ao Brasil, o músico decidiu juntar artistas variados para explorar esses ritmos e lançou o single “Treme”.
A ideia da música, que une Funk carioca (Funk N Rio) e música albanesa, surgiu quando Chernobyl excursionava pela região dos Bálcãs no ano passado.
“Estava em turnê na Alemanha e no Leste Europeu e me encantei com a Tallava, o som de cerimônias festivas da Albânia.
Na mesma época, os bailes Funk N Rio em 150 bpm estavam estourando nas ruas do Brasil e a Tallava, por ser na metade do tempo (75 bpm) se encaixou muito bem”, explica.
Para trabalhar melhor o som vindo do país balcânico, o gaúcho convidou o tecladista de jazz-arábico Vojno Dizdar e o produtor musical e clarinetista do duo de música eletrônica Shazalakazoo Neki Strenac para participarem da faixa.
“Eu e Neki temos algumas parcerias juntos, como no EP “Zica Memo”, com a MC brasileira Suppa Fla.
Ele foi meu anfitrião em Belgrado, na Sérvia, e me colocou para tocar em festas com música cigana albanesa e trap“, contou o DJ.
Completando a track, que conta até com tambores turcos na percussão, há a presença dos vocais de Keila (Gentil), ex-integrante da Gang do Eletro.
A cantora e compositora vem se tornando conhecida por sua mistura de Tecnobrega e ritmos da periferia e encantou Fredi, que foi seu guitarrista durante uma série de shows no Sul do Brasil neste ano.
“Treme” é uma união inusitada entre as mais diversas culturas e estilos musicais.
A forma harmoniosa, porém, que seus elementos conversam e formam a trilha mostra que a música é uma linguagem universal.
Essa interessante e competente fusão comandada pelo DJ Chernobyl já pode ser conferida em todos os aplicativos de música, num lançamento da gravadora Deck.
>> Ouça o single:
https://djchernobyl.lnk.to/TremeSinglePR
Ouça na Rádio DJ Sound Spotify: