Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Em um tributo à cultura nacional atrelada à música eletrônica, nasce a Ginga

compartilhe

Coletivo nasce com o objetivo de promover uma conversa entre os mundos e valorizar nosso patrimônio cultura

Se tem algo que podemos afirmar sem sombra de dúvidas, é que 2020 segue sendo o ano recorde de lançamentos em formato “VA” aqui no Brasil.

Muito disso se dá porque esse tipo de iniciativa, em tempos de crise, promove um sentimento de pertencimento, persistência e traz energia para o colaborativo.

Foram muitos os projetos importantes que foram lançados este ano com as mais diversas abordagens, desde os grandes coletivos e gravadoras, até quem está dando seus primeiros passos. Afinal, a engrenagem não pode parar.

Esse é o caso do coletivo Ginga, que nasceu quebrando paradigmas e que tem em sua essência uma atitude nobre: valorizar nossa cultura dentro da esfera eletrônica e dos sons para pista.

Seu primeiro projeto de expressão é um VA que compilou uma quantidade já ousada para esse formato, são 63 artistas cuidadosamente pinçados de uma amostra ainda maior, já que seus curadores receberam mais de 150 faixas para esse projeto que foi carinhosamente batizado de Rios do Brasil, em uma analogia sobre os encontros das águas como o que acontece com o Rio Negro e Rio Solimões, que se unem em um fenômeno incrível para criar algo novo e fluir para novo.

Dentro do projeto alguns nomes já tem dado passos interessantes na cena, ainda que não sejam vastamente conhecidos, já entregam trabalhos que merecem a audição daqueles que estão com os radares devidamente ligados.

O artista Venâncio Cunha aka VNCO é um exemplo disso, ele está lançando a faixa “Believe”.

Em sua evolução artística, Venâncio fez um recorte cultural de cada local que viveu e absorveu um pouco de tudo para transformar em identidade.

Nasceu em Cuiabá, morou na praia em São Luís e depois mudou-se para São Paulo para estudar a música eletrônica com mais consistência. Três cenários distintos que o guiaram para o Deep House, House, Minimal e Dub.

VNCO

Em sua criação, o artista colocou as influências da cidade que reside atualmente, São Luís, então a estética nos remete à um cenário leve com uma ambiência tropical e sons de verão.

Na base, o pad utilizado cria a energia da faixa e a guia para a chegada dos elementos que cuidadosamente vão surgindo em um design mais reduzido e elegante.

O artista comenta que criar uma faixa em meio às incertezas da pandemia foi um grande desafio, mas que a persistência e a porta de entrada criada pela Ginga, foram parte da força propulsora para concluir o projeto que foi gravado apenas com uma placa de áudio e um fone de estúdio, já que na cidade atual ele não tem acesso a tantos recursos como em São Paulo.

O VA está disponível no Bandcamp da Ginga e é um convite a todos nós para abraçarmos com mais intenção a nossa cultura, os nossos sons e os nossos artistas.

by  Maria Angélica Parmigiani

publicidade