Day-Glo (Based on a True Story) é um álbum inesperado de novas faixas, cada uma criada usando elementos do universo do The Neon resultando em um álbum de 10 faixas que é ao mesmo tempo familiar e inesperado.
Vince Clarke, que estava com um tempo extra para passar no estúdio, começou a manipular arquivos para faixas do The Neon, seu aclamado lançamento do álbum 2020.
Sem nenhuma ideia em mente, gradualmente começou a surgir uma paisagem oculta nas faixas – uma que revelava uma faixa dentro de uma faixa, outro mundo dentro do The Neon.
Clarke explorou isso ainda mais, progredindo algumas das técnicas que ele estava usando até que as faixas que compõem Day-Glo (Based on a True Story)começaram a se encaixar.
Andy Bell então levou estas faixas para o estúdio e, com o colaborador de longa data Gareth Jones, começou a trabalhar em suas músicas.
Com o senso de improvisação, o Erasure trabalhava nas faixas enquanto Bell construía os vocais através de colagem até chegar no o álbum finalizado.
O álbum final tem pouca semelhança com o material original – embora ecos de The Neon possam ser ouvidos de tempos em tempos – ao invés disso, o álbum é um olhar alternativo para o mundo de Vince e Andy, algo que só poderia ter sido criado quando os artistas foram confrontados com circunstâncias que permitiram uma pequena introspecção para criar algo inteiramente novo.
Day-Glo (Based on a True Story) e seu décimo oitavo álbum de estúdio, The Neon, mostram dois lados muito singulares do Erasure – com seus temas centrais de amor, compreensão e positividade – e seu lançamento marca o encerramento deste capítulo do The Neon.