No total, 12 alunos se formaram músicos e mais de 3 mil horas/aulas foram ministradas pelos professores da Escola de Música do Ibirapuera.
A Escola de Música do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia, acaba de divulgar um balanço de ações e resultados de 2023. De janeiro a dezembro do ano passado, 12 alunos se formaram músicos e mais de 3 mil horas/aulas presenciais foram lecionadas. A consolidação de projetos permanentes, realização de encontros formativos com músicos e ampliação da agenda de apresentações estão entre as iniciativas que tiveram saldo positivo.
Com duração de cinco anos, o curso de Música recebeu em 2023, 74 novos alunos para formação musical. Desde 2020, quando a concessionária assumiu a coordenação da Escola, até o momento, foram ministradas 6.035 horas/aulas e 33 jovens se formaram pela instituição.
E as iniciativas da Escola de Música em 2024 já estão em ritmo de meta cumprida, com a oferta de novos cursos semestrais voltados para o universo da música brasileira. O curso de canto ‘De tudo Se Faz Canção’ ampliou a faixa etária dos participantes, incluindo adultos. Anteriormente, os cursos da escola eram apenas voltados para crianças e jovens. Os interessados não precisam ter conhecimento vocal prévio. O objetivo é a introdução ao mundo da música por meio do canto, além de proporcionar momentos de apreciação musical, exploração da linguagem e técnicas formais.
O curso de musicalização ‘Barulho não, Música!’, voltado para crianças, que também não precisam ter conhecimento musical, é outra opção de aprendizado e será lançado no segundo semestre de 2024. Ambos os cursos contemplam ensaios e apresentações em um dos palcos mais famosos de São Paulo, o icônico Auditório Ibirapuera, com plateia para até 800 pessoas.
Para saber mais sobre os cursos disponibilizados pela Escola de Música do Parque Ibirapuera, basta acessar Link ou Link
“O objetivo principal da Escola de Música é oferecer formação cultural e humana para os alunos por meio da música. Atuar no incentivo à ampliação dos horizontes culturais, promover a sociabilidade e expressividade e engajar a todos sobre a importância da música para a sociedade como instrumento indutor de desenvolvimento socioeconômico”, afirma Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia.
Para o segundo semestre deste ano, a Escola de Música já se prepara para eventos importantes, como o aniversário de 70 anos do Parque Ibirapuera, comemorado em agosto, além da apresentação de Natal e encerramento do ano da Escola. E como meta para 2025, a Escola prevê a continuidade dos cursos livres e de formação em música brasileira (básico e especialização – totalizando 10 módulos, cinco anos), participação em festivais, realização de parcerias e apresentações externas ao Parque Ibirapuera.
Música no Parque
O programa ‘Música no Parque’, lançado em 2022 com o objetivo de fortalecer a consciência e a organização individual e coletiva sobre música e escuta para os estudantes da escola, e espetáculos gratuitos de qualidade para os usuários do parque também celebra bons resultados. Em 2023, foram realizadas 38 apresentações gratuitas para cerca de 6 mil pessoas no Palco Arena Marquise do Parque Ibirapuera e no Auditório. Desde o seu lançamento foram promovidos 99 eventos musicais e mais de 14 mil pessoas assistiram aos shows.
O programa reúne estudantes e/ou professores que estudaram no espaço e trocam experiências que vão desde a produção até a apresentação de um show musical. O repertório inclui choro, samba, samba jazz, MPB, forró, bossa nova e música contemporânea.
Durante todo o ano de 2023, a Escola de Música do Ibirapuera integrou eventos significativos como o aniversário da cidade de São Paulo e a Virada Cultural. O ponto alto foi a sessão especial do Planetário que recebeu a apresentação do Grupo Vocal da Escola de Música, com a participação do Marsares Trio, homenageando as grandes intérpretes, Elza Soares e Gal Costa, com projeção simultânea e especialmente desenvolvida para esse espetáculo.
Outras festividades, como a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Horto Florestal, e o 1° Festival de Práticas de Conjunto da Escola de Música, no Auditório, completaram a programação. O grupo vocal da Escola de Música e o Quarteto de Cordas realizaram uma apresentação no concerto Transbordando Flores, no jardim do Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra). Os grupos que compõem o Música no Parque também se apresentaram na Semana da Psicologia da Faculdade Anhanguera, Semana de Música da Faculdade Santa Marcelina e Encontro de Corais do Gracinha.
Na Carreira
A Escola de Música do Parque Ibirapuera forma músicos e musicistas com excelência e acompanha os jovens em suas primeiras experiências no mercado de trabalho. O programa de formação ‘Na Carreira´ oferece acompanhamento da trajetória dos estudantes no início de sua atividade profissional, por meio de professores da Escola. As parcerias realizadas pela Urbia até o momento foram o Restaurante Sabiá e o Horto Florestal. As apresentações aconteceram no primeiro e no segundo semestre de 2023, em diversas ocasiões.
Relacionamento
Em 2023, a instituição recebeu diversas visitas, dentre elas, a de um representante do Berklee College of Music, primeira Universidade do mundo inteiramente dedicada à música e reconhecida como a melhor nesta área. A universidade possui um programa de ações afirmativas para a captação de estudantes latino-americanos, uma vez que tem um fundo de bolsas financiado pelo Grammy Latino, especificamente dedicado a esse grupo.
A movimentação na agenda também aconteceu com ensaios abertos da Orquestra Brasileira da própria Escola de Música e da Orquestra Furiosa. Estudantes de Música da Escola Avenues de São Paulo conheceram alguns elementos da música brasileira e finalizaram o ensaio, acompanhando a Orquestra. Crianças do projeto de Educação Musical da Orquestra de Mogi das Cruzes também estiveram na sede da Escola.
Atualização
Os professores da Escola de Música participaram de cursos que contribuem para a atualização e aperfeiçoamento profissional, como o Workshop Musical com o Grupo Senna6, no qual uma linguagem musical foi apresentada com o objetivo de aproximar as diversas formas de expressão musical, com foco no universo instrumental brasileiro.
Os educadores também integraram as aulas do ‘Improvisação no Ritmo da Música Brasileira’ e o curso de formação ‘O Passo’. O criador desse método de ensino musical, Lucas Ciavatta, ministrou as aulas. Outra contribuição da Escola de Música aos professores foi a realização do Workshop ‘Projeto Vozzes Internacional’. O evento é um festival com foco na música vocal e no uso da voz como instrumento e recebeu cantoras-res com reconhecimento internacional.
Saiba mais sobre a Escola de Música do Parque Ibirapuera
A Escola de Música do Parque Ibirapuera é um importante centro de educação musical localizado em São Paulo. Oferece uma variedade de cursos e atividades para crianças, jovens e adultos, proporcionando uma formação musical de qualidade e estimulando a expressão artística. Com uma equipe de professores qualificada e uma estrutura de ponta, a escola é reconhecida por sua excelência no ensino da música brasileira.
O espaço oferece uma excelente estrutura com salas de aula e estúdios projetados para proporcionar conforto acústico e estimular a criatividade musical. O ambiente é amplo e foi cuidadosamente planejado para garantir a melhor experiência de aprendizado aos alunos.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Horto Florestal – Parque Alberto Löfgren e da Floresta Cantareira – Parque Estadual da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; das áreas de visitação Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/ PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.
Para mais informações, acesse: