Para criar a sua versão da ópera O Barbeiro de Sevilha, a obra mais célebre do compositor italiano Gioachino Rossini (1792-1868), a UNIOPERA mobilizou mais de 70 artistas, entre cantores, músicos e equipe criativa. Em uma montagem que promete agradar toda a família, a história do barbeiro Figaro será contada por:
✂ 11 protagonistas (tenores, barítonos e mezzo-sopranos)
✂ 28 membros do Coral da Cidade de São Paulo (20 coristas e 8 figurantes)
✂ 35 músicos da Orquestra Acadêmica de São Paulo
✂ 3 profissionais da equipe criativa (figurinos, cenário e iluminação)
Ainda que o aspecto lúdico esteja muito presente na montagem, é importante lembrar que este não é um espetáculo criado para o público infantil – embora a leveza dessa farsa musical certamente vá agradar também as crianças.
A UNIOPERA vem de uma temporada de grande sucesso em 2023, quando mais de 26 mil pessoas prestigiaram o trabalho da companhia. No ano passado, foram produzidas as óperas La traviata, de Giuseppe Verdi, e Carmen, de Georges Bizet, além dos concertos Requiem, de Wolfgang A. Mozart e a Paixão segundo S. João, de J. S. Bach.
Desde que iniciou as temporadas no Teatro Bradesco, em 2018, o objetivo da associação sempre foi levar ao grande público o conhecimento e o gosto pela ópera, apresentando os principais títulos para que as novas gerações possam ter acesso pleno a obras clássicas, em produções de qualidade.
A ópera O Barbeiro de Sevilha será cantada no idioma original em italiano, com legendas em português, e terá apresentações às 16h e às 20h (confira a programação).
Sobre a UNIOPERA
A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.
A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito estatal, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).
O Barbeiro de Sevilha narra as trapalhadas do barbeiro Figaro para ajudar seu amigo, o Conde Almaviva, a conquistar o coração da doce Rosina e libertá-la dos desmandos de seu tutor, o Dr. Bartolo.
Coral da Cidade de São Paulo/UNIOPERA
Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA
Rodolfo García Vázquez – Direção cênica
Amanda Pilla B. – Figurinos
Priscila Soares – Cenários
Guilherme Bonfanti – Iluminação
Luciano Camargo – Direção musical e regência
Serviço:
Teatro Bradesco São Paulo
Shopping Bourbon – R. Palestra Itália, 500 – Perdizes – São Paulo
Dias 13 e 14 de abril, às 16h
Dias 16, 17, 18 e 19 de abril, às 20h
Dias 20 e 21 de abril, às 16h
Classificação indicativa etária: Livre
Duração: 180 minutos (com intervalo)
Elenco:
Rodolfo Giugliani e Sebastião Teixeira (Figaro)
Jabez Lima e Rafael Ribeiro (Conde Almaviva)
Lara Cavalcanti e Marcela Vidra (Rosina)
Fellipe Oliveira e Márcio Marangon (Dr. Bartolo)
Estevão Laurito (Dr. Bartolo)
Flavio Borges (D. Basilio)
Gabriela Bueno (Berta)
Ronaldo Mariconi (Fiorello)
Realização: Associação Coral da Cidade de São Paulo/UNIOPERA