Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

EXPOSIÇÃO “ARTE PARA RESPIRAR” LADO A LADO COM EXPOSIÇÃO “BANKSY: GENIUS OR VANDAL?”

compartilhe

A partir da próxima sexta-feira, dia 14 de junho, a Cordoaria Nacional será a casa da exposição “Banksy: Genius or Vandal?”, a primeira grande mostra em Portugal sobre o iconoclasta britânico que revolucionou a arte contemporânea e cuja identidade permanece uma incógnita.

A exposição concebe uma imersão no misterioso universo criado por Banksy e propõe uma viagem sem precedentes através de mais de 70 obras originais, cedidas por vários colecionadores privados internacionais.

Ao mesmo tempo, este espaço vai albergar a exposição Arte Para Respirar, uma exposição integrante que consiste num espaço dedicado à associação de artistas plásticos portugueses estabelecidos e emergentes com a música, através do cunho da Rádio Oxigénio.

A primeira exposição Arte Para Respirar estará patente na Cordoaria Nacional, durante o período de exibição de “Banksy: Genius or Vandal?”, de 14 de junho a 27 de outubro e recebe duas artistas, Inês Gato e Maria José Cabral.

Inês Gato, nasceu em 1966 em Lisboa, Portugal. Estudou na Escola Secundária António Arroio e fez o curso de Design Gráfico no Ar.Co. Também estudou Design de Computador na ETIC. Atualmente, vive e trabalha na Ericeira, vila costeira e destino de férias de Verão da família desde sempre. Depois de um percurso profissional na área do design de comunicação, decide dedicar-se às artes plásticas como atividade principal.

Tintas de óleo e pincéis de pelo natural em telas de linho, percorrem ideias nas mais variadas circunstâncias como a caminhar, a sonhar, a ouvir uma música ou a observar uma imagem… e muito frequentemente a trabalhar.

Geralmente a artista “desenha” na mente um estudo inicial que em seguida passa para o papel. Replica esse esboço em programas de desenho e tratamento de imagem, como por exemplo o Photoshop.

O computador resulta numa ferramenta de trabalho maravilhosa ao permitir uma visualização rápida de infinitas variantes formais e cromáticas de uma mesma composição.

Através desses programas Inês desafia a perceção de tudo o que a rodeia. Recriando e estilizando o que desenha ou fotografa.

Segue-se uma fase de edição e seleção do estudo final que será pintado na tela. A estrutura formal e o equilíbrio proporcional das composições funcionam em oposição à perceção de movimento e transformação. Ironia que percorre a obra de Inês Gato.

Maria José Cabral, nasceu a 30 de janeiro de 1993 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Em 2014 formou-se em Escultura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa e em 2018 tornou- se mestra em Pintura pela mesma Universidade.

Desde 2012 que expõe regularmente, contando já́ com exposições nas cidades de Lisboa, Coimbra, Funchal, Nova Iorque, Madrid, Palermo e mais recentemente Veneza, tendo sido convidada para integrar a Bienal de Veneza 2019.

É através das imagens que melhor se expressa, mas enquanto artista valoriza as diversas formas de comunicar que a levem a transmitir uma mensagem, seja através da pintura, da escultura, da fotografia ou até da escrita.

Tendo como um dos pontos fulcrais do seu trabalho a formação espontânea de cores, o seu trabalho resulta na exploração plástica das várias camadas da memória que em conjunto com o imaginário se fundem de possíveis mutações e (re)criações.

A partir do próximo dia 14 de junho a Cordoaria Nacional será a casa da exposição “Banksy: Genius or Vandal”, a primeira grande mostra em Portugal sobre o iconoclasta britânico que revolucionou a arte contemporânea e cuja identidade permanece uma incógnita.

A exposição concebe uma imersão no misterioso universo criado por Banksy e propõe uma viagem sem precedentes através de mais de 70 obras originais, cedidas por vários colecionadores privados internacionais.

Os bilhetes serão colocados à venda sábado, dia 20 de abril em www.everythingisnew.pt

BANKSY: Génio ou Vândalo? Aproxima-nos do controverso universo artístico de um dos criadores mais influentes dos últimos anos, através de diferentes áreas temáticas e mais de 70 criações que incluem obras originais, esculturas, instalações, vídeos e fotografias.

As peças, provenientes de coleções particulares, e com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea, são exibidas em Portugal pela primeira vez.

Uma impressionante instalação audiovisual especialmente criada para esta exposição irá acolher os visitantes, revelando pistas sobre o misterioso artista, destacando as suas peças mais importantes e enquadrando a sua carreira invulgar, não sem controvérsia.

Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série “Menina com um balão”, semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby’s, a leiloeira londrina.

Génio ou vândalo? O público decide.

Escorregadio, provocante, misterioso…Banksy, o artista britânico cuja identidade ainda é desconhecida, é considerado um dos principais expoentes da arte de rua contemporânea.

As suas obras, muitas vezes satíricas, abordam questões universais como política, cultura ou ética. A aura de mistério que, por escolha e necessidade, é perpetuada sempre que Banksy é mencionado, fez dele uma figura mítica do nosso tempo.

Das trincheiras do asfalto, Banksy desafiou as regras do jogo da arte contemporânea. O seu protesto visual conectou-se com uma gigantesca e heterogénea audiência e hoje é um dos artistas mais reconhecidos e admirados entre as gerações mais jovens.

Nas palavras de Alexander Nachkebiya, curador da exposição: “Banksy adquiriu o status de um fenómeno e é um dos artistas mais brilhantes e importantes do nosso tempo.

O seu trabalho é um desafio para o sistema, um protesto, uma marca extremamente bem construída, um mistério, uma desobediência à lei …

Queremos que cada visitante desta exposição seja capaz de resolver quem realmente é Banksy: um génio ou um hooligan? Um artista ou um empreendedor?

Um provocador ou um rebelde?

A nossa exposição tem como objetivo mostrar a profundidade do talento de Banksy, as suas múltiplas camadas e dimensões para que sejam os próprios visitantes quem pensa e quem decide.

O seu trabalho, sempre atual e muito completo, mergulha na alma de cada um de nós. Suponho que é por todas estas razoes que o considero um génio”.

Organizado pela Everything is New em parceria com a IQ Art Management e Sold Out, “Banksy: Genius or Vandal” chega a Portugal precedida por um sucesso sem precedentes em Moscovo, São Petersburgo e Madrid, onde foi visitado por mais de 600.000 pessoas.

BANKSY. Genius or Vandal? vai estar em exibição entre 14 de junho e 27 de outubro.

Os bilhetes para a exposição poderão ser adquiridos a partir das 10h00 de sábado, 20 de abril em www.everythingisnew.pt

Esta amostra, como todas as que foram dedicadas anteriormente a Banksy, não é autorizada pelo artista, que busca defender seu anonimato e sua a independência do sistema.

PREÇOS E LOCAIS DE VENDA
BILHETES À VENDA EM WWW.EVERYTHINGISNEW.PT
DE 14 DE JUNHO A 27 DE OUTUBRO | CORDOARIA NACIONAL

HORÁRIO

Todos os dias de semana e domingo: 10h00 às 19h00
Sábados: 10h00 às 20h00

publicidade