Após uma pausa de quatro anos, a Festa BASE volta à noite carioca em grande estilo.
Marcado para o dia 19 de novembro, sábado, no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio, o retorno contará com o DJ inglês Michael Bibi como headliner.
Um dos maiores nomes do tech house mundial e da cena eletrônica atual, o artista se apresenta pela primeira vez na cidade.
Com 14 anos de história, a festa conta com duas pistas, uma dedicada à música eletrônica (Electronic Stage) e outra ao hip hop (BlackBASE) e tem como marca registrada apresentar grandes nomes ao público.
Uma das festas mais tradicionais do Rio, a BASE foi criada em 2008 de forma despretensiosa por Yuso Barros, com os amigos DJs Bernardo Campos, Pedro Mezzonato e Felipe Fella, para comemorar seu aniversário de 18 anos.
As primeiras edições aconteceram na extinta boate Fosfobox, em Copacabana.
Desde então, a festa acumula quase 40 edições, incluindo eventos emblemáticos como a “Trilogia dos Trilhos”, na Estação Leopoldina, hoje desativada; foi uma das primeiras festas a promover eventos no Píer Mauá, no Armazém 3; e contou com uma megaedição no Maracanã, em 2017.
O último encontro com o público foi na comemoração de dez anos, apresentando o DJ australiano Fisher pela primeira vez no Rio.
“A BASE é uma festa que tem dois ambientes que antigamente não conversavam, mas hoje em dia os dois gêneros estão muito fortes.
No início, os públicos não se misturavam e agora terão o prazer de poder curtir duas festas em uma, que sempre foi o nosso diferencial.
Temos uma identidade que não muda.
Sempre fizemos festa por música, com o intuito de trazer os melhores DJs para agradar ao público, colaborando para toda a cena de música eletrônica e hip hop do Rio de Janeiro.
A ideia, agora, é fazer um evento por ano, sempre apresentando um artista de peso.
Queremos resgatar os sentimentos do nosso público e despertar esse desejo na galera mais nova que ainda não conhece a festa.
Estamos voltando depois de quatro anos porque o último evento foi tão incrível que decidimos só voltar se conseguíssemos um artista à altura e, nesse meio tempo, teve uma pandemia”, explica Yuso Barros, fundador da festa.
Com os amigos e sócios DJs dedicados a outros trabalhos, Yuso se uniu à Agência Sommar, que produz eventos como o Rep Festival e é comandada por Cleber Junior e Raphael Porto, para atuar na produção dessa retomada da festa.
Para garantir Michael Bibi no line-up, trazendo o DJ requisitado mundialmente para o Rio, em um sábado, foram meses de negociação.
“A gente conhece o Yuso há muito tempo.
Sempre frequentamos e respeitamos muito a BASE.
Nessa retomada, muito pela sinergia com a marca, ele nos convidou para entrarmos de sócios.
Meu foco foi entrar para ajudar na contratação de artistas”, conta Raphael Porto, responsável pelas negociações com artistas da Agência Sommar.
Cleber destaca o DNA plural da BASE no sentido de unir o público, ao navegar no hip hop e no eletrônico.
“São segmentos que estão muito fortes no Rio e é a única festa que tem uma pista de cada.
Sempre fui muito fã da BASE e já tinha uma relação profissional com o Yuso, que tem uma agência de publicidade, a Envolve.
Quando ele ficou sozinho no comando da festa, nos chamou muito por saber do carinho que temos com a marca.
E de 2018 para cá, quando houve a última edição, a Sommar despontou de uma maneira impressionante no cenário do rap e da música eletrônica.
Nossa entrada é muito no sentido de cruzar ideias.
Por contratarmos muito, temos força na contratação tanto de artistas da música eletrônica quanto do rap.
Mas o rap ainda não está muito inserido na festa, queremos ampliar em edições futuras”, adianta Cleber Junior.
Line-up
Electronic Stage: Michael Bibi, Aline Rocha, Bernardo Campos, Bewav, Brisotti, Classmatic, Felipe Fella e Flow & Zeo.
BlackBASE: Bruno X, DJ RV, Feijão, Kefing, Pauly, Saraiva, Totonete e Yas.
Serviço:
Festa BASE
Armazém da Utopia. Av. Rodrigues Alves, s/n, Armazém 6, Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ.
19 de novembro, a partir das 18h.
Ingressos pelo www.ingresse.com/festa-base
Classificação 18 anos