Washington, DC e Pasadena adicionados a turnê nos EUA em Maio CHRISTEENE Anunciada como artista de abertura
Radical Romantics do Fever Ray será lançado dia 10 de março para digital e CD e 28 de abril em vinil americano pelo selo Mute. Eles retornaram com “Kandy“, um novo single com videoclipe que segue “What They Call Us” e “Carbon Dioxide“. Sobre Kandy: “um single explosivo sobre amor e sexo em um momento de apocalipse climático” (Pitchfork). A música foi co-produzida e co-escrita por Karin Dreijer, da Fever Ray, e seu irmão e companheiro do The Knife, Olof Dreijer. Esta é uma das quatro faixas do Radical Romantics que Olof co-produziu e co-escreveu, marcando a primeira vez que os irmãos produziram e escreveram música juntos em oito anos.
Olof comenta sobre “Kandy”, “Eu tentei me sintonizar tanto quanto possível com as vibrações da Fever Ray e tentei muitos estilos diferentes, ou roupas como costumo dizer quando falo sobre sugestões diferentes de produção musical. Mas no final usamos o mesmo sintetizador, o SH101, usado para a faixa The Knife, ‘The Captain,’ e funcionou”! O vídeoclipe, dirigido pelo colaborador de longa dataMartin Falck, reúne novamente Karin e Olof no palco em uma homenagem ao icônico vídeo de The Knife’s “Pass This On”, dirigido por Johan Renck.
Radical Romantics, o primeiro novo álbum de Fever Ray desde o Plunge de 2017, “explora cuidadosamente temas de amor e sexo, mas através da lente esotérica exclusiva dos Dreijer”. Para ser mais preciso, Dreijer apresenta sua luta com o mito do amor.
Fever Ray começou a trabalhar no álbum Radical Romantics no outono de 2019; nos estúdios de Estocolmo construídos com Olof, que eventualmente se juntou ao trabalho no álbum. Outros co-produtores e intérpretes fazem parte do álbum como Trent Reznor e Atticus Ross (Nine Inch Nails), o artista experimental e produtor Vessel, o DJ e produtor português Nídia, Johannes Berglund, e Peder Mannerfelt e o projeto de dança tecnicolor de Pär Grindvik Aasthma. Nesta primavera, Fever Ray embarcará em sua primeira turnê desde 2018, a “There’s No Place I’d Rather Be Tour“. Como disse Stereogum, “Karin Dreijer gosta de encenar espetáculos extravagantes e um pouco desconcertantes, portanto, isto definitivamente vale a pena conferir”. Uma lista completa de datas européias e norte-americanas pode ser encontrada abaixo. Novos espetáculos foram acrescentados em Washington, D.C. e Pasadena como parte do festival Just Like Heaven.
Além disso, CHRISTEENE foi adicionada como artista de apoio em todas as outras datas dos EUA. Os ingressos estão à venda agora aqui.
Assista o vídeo de “What They Call Us” aqui
Assista o visualizer de “Carbon Dioxide”
Datas da Turnê Fever Ray (novas datas em negrito)
Mar. 23 – Oslo, NE @ Sentrum Scene
Mar. 24 – Copenhagen, DK @ VEGA
Mar. 25 – Gothenburg, SE @ GBG Film Studios
Mar. 27 – Riga, LV @ Hanzas Perons
Mar. 28 – Tallinn, EE @ Noblessner Foundry
Mar. 30 – Warsaw, PL @ World Wide Warsaw Festival
Abril 1 – Amsterdam, NLE @ Melkweg
Abril 3 – Brussels, BE @ Cirque Royal
Abril 4 – Cologne, DE @ E-Werk
Abril 6 – Luxembourg City, LU @ Den Atelier
Abril 7 – The Hague, NE @ Rewire Festival
Maio 1 – Washington, DC @ The Anthem ^
Maio 3 – New York, NY @ Terminal 5 *
Maio 5 – Boston, MA @ Roadrunner *
Maio 7 – Chicago, IL @ The Salt Shed *
Maio 10 – Oakland, CA @ Fox Theater *
Maio 13 – Pasadena, CA @ Just Like Heaven
Jun. 30 – Werchter, BE @ Rock Werchter
Ago. 19 – London, UK @ Field Day
Ago. 26 – Paris, FR @ Rock En Seine
^ = com 100 gecs & Machine Girl
Críticas para Fever Ray:
“[Karin Dreijer] raramente tem soado tão cinética e imediata como em “Carbon Dioxide””.
– The New York Times
“É um grande desafio diante das circunstâncias”
– Pitchfork on “What They Call Us,” Best Songs of 2022
” ‘What They Call Us’ serviu como uma introdução assombrosa e cativante a esta nova era do Fever Ray, mas o ‘Carbon Dioxide’ realmente dá um grande impulso às coisas”.
– Stereogum, #1 in Best Songs of the Week
“Deixe a Fever Ray fazer um visual de 9 a 5, estranho, arrojado e subversivo.”
– PAPER on “What They Call Us,” Favorite Music Videos of 2022 “[‘What They Call Us’] mostra uma tensão que nunca transborda completamente” – Billboard
Fever Ray Online: