Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

Gravadoras garantem vitória contra site de “manipulação de streaming” na Alemanha

compartilhe

A IFPI , que representa a indústria fonográfica global, e a BVMI , o órgão de música gravada na Alemanha, anunciaram o encerramento bem-sucedido do serviço de manipulação de streaming com sede na Alemanha, SP-Onlinepromotion.com .

Os operadores do site estão agora legalmente proibidos de oferecer serviços de manipulação no futuro.

SP-Onlinepromotion.com era uma plataforma amplamente usada que fornecia ilegalmente ‘reproduções’, ‘visualizações’ ou ‘transmissões’ artificiais em DSPs como o Spotify , o que não refletia uma audiência genuína. 

A IFPI afirma que esta prática não só diminui a experiência dos fãs, mas também prejudica a precisão das paradas musicais, ameaçando, em última análise, o pagamento de royalties aos criadores de música por meio de serviços de streaming.

“A manipulação de streaming não tem lugar na música. A prática constitui fraude e os perpetradores e facilitadores desta atividade ilegal não podem ser autorizados a desviar receitas dos artistas que criam a música que é amada pelos fãs e que impulsiona o envolvimento legítimo com serviços de streaming”, disse a Diretora Executiva da IFPI, Frances Moore .

“A MANIPULAÇÃO DE STREAMING NÃO TEM LUGAR NA MÚSICA. A PRÁTICA CONSTITUI FRAUDE E OS PERPETRADORES E FACILITADORES DESTA ATIVIDADE ILEGAL NÃO PODEM SER AUTORIZADOS A DESVIAR RECEITAS DOS ARTISTAS QUE CRIAM A MÚSICA.”

diz, FRANCES MOORE, IFPI.

“Este é um problema que toda a indústria musical deve continuar a tomar medidas para prevenir.   Estamos a perseguir novos objetivos e este sucesso mais recente na Alemanha serve para demonstrar como estamos empenhados em abordar a questão a nível global.”

Florian Drücke, Presidente e CEO da BVMI, acrescentou: “A principal prioridade para a BVMI e seus membros é um mercado de streaming que funcione adequadamente porque a distorção e a manipulação prejudicam os artistas, bem como seus parceiros. Eles colocam em risco a precisão dos pagamentos de royalties e questionam a credibilidade dos gráficos.”

“Como é bem sabido, há vários anos que temos tomado ações legais de forma consistente e bem-sucedida contra práticas comerciais desleais que afetam o mercado e continuaremos a fazê-lo.”

O desenvolvimento marca a mais recente de uma série de ações globais tomadas contra os serviços de manipulação.

“A PRINCIPAL PRIORIDADE PARA O BVMI E SEUS MEMBROS É UM MERCADO DE STREAMING QUE FUNCIONE ADEQUADAMENTE, PORQUE A DISTORÇÃO E A MANIPULAÇÃO PREJUDICAM OS ARTISTAS, BEM COMO SEUS PARCEIROS.”

diz, DR. FLORIAN DRÜCKE, BVMI

Em 2021, foram iniciados processos sumários perante o Tribunal Regional de Frankfurt, impedindo o operador de um serviço de manipulação de streaming de gerar reproduções, visualizações, gostos e assinantes adicionais de música em plataformas comerciais de meios de comunicação online.

Decisões semelhantes foram obtidas pelos Tribunais Regionais de Darmstadt, Bremen, Hamburgo e Colónia em agosto de 2020, em processos instaurados pela BVMI e pela IFPI contra operadores de vários serviços de manipulação musical, incluindo socialnow.de, socialgeiz.de, likergeiz.de, netlikes . de e likesandmore.de .

Em março de 2020, ambas as organizações obtiveram uma liminar contra seguidoreschmiede.de no Tribunal Regional de Berlim. 

Além disso, a indústria musical alcançou sucessos semelhantes em outras regiões, como o Brasil, e está trabalhando ativamente ao lado de agências governamentais e intermediários em diferentes países para impedir a operação de tais serviços.

No início deste ano, a IFPI e a BVMI tomaram medidas legais bem-sucedidas contra o indivíduo que hospeda o software de extração de streaming YouTube -DL, com o Tribunal Regional de Hamburgo emitindo uma liminar exigindo que o indivíduo pare de hospedar o software.

Em janeiro, a IFPI, em conjunto com o IMI, o órgão representativo das gravadoras musicais na Índia, coordenou o que descreveu como o primeiro esforço bem-sucedido para bloquear sites de extração de streaming no país.

Em junho, uma força-tarefa global chamada Music Fights Fraud foi formada por Spotify, Amazon Music , CD Baby e sua empresa-mãe Downtown , TuneCore e sua empresa-mãe Believe , DistroKid , EMPIRE e mais para reprimir fraudes e manipulação de streaming em todo o mundo, serviços de streaming digital.

collab editorial by MBW

publicidade