** De 12 a 23 de junho em vários espaços da capital e com parte da programação exibida online para todo Brasil
**Títulos nacionais sobre os artistas Arrigo Barnabé, Black Future, Zé Ketti, DJ Marlboro, o pianista Caio Pagano, o cantor lírico Aldo Badin, Germano Mathias, Moacyr Luz, Luiz Melodia, Black Rio, DJ K, um dos principais DJs do Baile do Heliópolis, e muitos mais.
** Importantes nomes internacionais como Simple Minds, Karen Carpenter, Carlos Santana, Cyndi Lauper, Barbara Dane, Paul Simon, Joan Baez, Peter Doherty, o lendário produtor J Dilla, Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das bandas The Mars Volta e At the Drive-In, e Brian Jones e os Rolling Stones são alguns destaques do Panorama Mundial
**O Especial Música e Máquinas celebra o centenário dos primeiros sons sintéticos com uma programação que inclui filmes inéditos e também sobre precursores da cena eletrônica como Pauline Oliveros e Robert Moog, que transformaram o cenário musical, e uma exposição que reúne músicos, produtores e inventores de instrumentos eletrônicos.
**A Mostra Flashback exibe clássicos em versões restauradas, como Let´s Get Lost, de Bruce Weber, e traz a première nacional de “Dig! XX”, que revisita um documentário feito há 20 anos sobre as bandas Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre.
**O cineasta franco suiço Georges Gachot retorna ao festival para a première nacional e americana de seu longa sobre o compositor e pianista de jazz Erroll Garner
**Documentário inédito sobre a icônica banda Devo abre o festival no dia 12/06, no CineSesc
**Na programação paralela, apresentações musicais com Arrigo Barnabé, BNegão e Orkestra Bandida; e sessão especial com performance musical de Lucio Maia
**Outras atividades paralelas incluem debates, DJs, master classes, a tradicional Feira de Vinil, Feira de Livros sobre música e cinema, e muito mais
**Em parceria com a Spcine, 4 longas brasileiros serão exibidos em três salas do Circuito Spcine localizadas em regiões afastadas do centro.
Feira de Livros de Música e Cinema
Em 2024, o In-Edit Brasil realiza sua primeira Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema. O evento contará com a participação de editoras e autores independentes, oferecendo livros, quadrinhos, fanzines e partituras a preços especiais. Ao longo da tarde, haverá lançamentos de livros com sessões de autógrafos e poetas ocuparão o Palco da Palavra, apresentando textos e improvisando com o público.
Tarde de Autógrafos
Chris Fuscaldo, Dimas Oliveira Junior, Fabio Massari, Gonçalo Junior, Jeanne de Castro, Thiagson e outros autores assinam obras dedicadas a personagens da música brasileira.
Participam do Palco da Palavra:
• Slam da Guilhermina
• Rodrigo Carneiro
• King Abraba
• Sérgio Vaz
• Roberta Estrela D’Alva
• Fausto Fawcett
CINEMATECA BRASILEIRA | 15/06, SÁBADO, 13H a 19H
Feira de Vinil
A já tradicional Feira de Vinil acontece também na Cinemateca Brasileira, reunindo algumas das melhores lojas de discos de vinil de São Paulo e região, com ofertas imperdíveis para curiosos e colecionadores.
CINEMATECA BRASILEIRA | 16/06, DOMINGO, 14H a 19H
Exposição Música e Máquinas
Em parceria com o músico e produtor Paulo Beto, fundador de vários projetos de música eletrônica, conhecido por sua banda Anvil FX, o festival organiza a Exposição Música e Máquinas, reunindo inventores de instrumentos eletrônicos, músicos, engenheiros de som e produtores para uma série de demonstrações.
Expositores e palestrantes confirmados:
• Guido Stolfi
• Sound Department Studio + Paulo Beto
• Tony Da Gatorra
• Arthur Joly
• Alê Fonseca
• Dino Vicente
• Jorge Antunes
CINEMATECA BRASILEIRA | 22/06, SÁBADO, 14H a 19H
ATIVIDADES FORMATIVAS
Aumente o Volume – Curso Online com Duda Leite
O In-Edit 2024 esquenta os tamborins com o curso Aumente o Volume: Os Documentários Musicais, ministrado pelo jornalista e crítico Duda Leite, que propõe uma viagem audiovisual através dos filmes que nos ajudaram a descobrir e a sentir a música popular produzida nos últimos 60 anos.
A combinação entre a música e imagem vem desde os primórdios do cinema. Porém, quando os diretores e diretoras voltam seus olhares – e seus ouvidos – para os gênios da música, a tela explode em som e fúria.
Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.
SESC DIGITAL | 10, 11, 17 e 18/06, 19H a 21H30
Cinema e Funk: Baile na Tela
A diretora do loga “Funk Favela”, Kenya Zanatta, o diretor Emílio Domingos, dos filmes “A Batalha do Passinho” e “Black Rio! Black Power!”, e GG Albuquerque, diretor do documentário “Terror Mandelão”, conversam sobre a cena da música negra, em especial, dos bailes funk, super presentes na periferia das grandes cidades, mas que ainda são alvo de muito preconceito.
Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.
CINSESC | 17/06, SEGUNDA-FEIRA, 19H
Da Ideia ao Festival – Master Class Online com Alessandra Dorgan
A diretora Alessandra Dorgan ministra uma master class sobre o processo de criação e produção de seu primeiro longa-metragem documental, “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, no qual o cantor e compositor conta sua história em primeira pessoa, exclusivamente através de material de arquivo.
Atividade oferecida em parceria com a Spcine.
YOUTUBE SPCINE | 20/06, QUINTA-FEIRA, às 19H
Sessões Comentadas
Nas Sessões Comentadas, o In-Edit Brasil convida jornalistas e músicos para apresentar e participar de bate-papos com o público em sessões específicas.
Abaixo, os filmes e comentaristas confirmados:
“The 9 Lives Of Barbara Dane”, jornalista Marcos Lauro.
“Bring Minyo Back!”, jornalista e DJ Ramiro Z.
“Mutiny In Heaven: The Birthday Party”, jornalista e músico Fernando Naporano. “Carlos”, jornalista Bento Araújo.
“Omar And Cedric: If This Ever Gets Weird”, musicista Sandra Coutinho.
“Peter Doherty: Stranger In My Own Skin” jornalista e escritora Chris Fuscaldo
“This Is A Film About The Black Keys“, jornalista Lorena Calábria.
“Karen Carpenter: Starving For Perfection”, jornalista Isabela Farias.
“Let’s Get Lost”, jornalista, crítico e documentarista Duda Leite.
SALAS, DATAS E HORÁRIOS: www.in-edit-brasil.com
O IN-EDIT BRASIL 2024 tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas; patrocínio do Itaú Unibanco e da Spcine, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca; e é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal.
O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições do festival.
Serviço:
16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
de 12 a 23 de junho – São Paulo e Online
Programação gratuita, exceto no CineSesc, com sessões a R$ 10.
www.in-edit-brasil.com | @ineditbrasil
Salas do Festival – São Paulo:
CineSesc: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.
Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.
Spcine Olido: Av. São João, 473 – Centro.
Spcine Paulo Emílio (CCSP): Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
Cineclube Cortina: Rua Araújo, 62 – República.gratuito
Cine Bijou: Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação.
Cine Matilha: Rua Rego Freitas, 542 – República.
Circuito Spcine Perus (CEU Perus): Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Perus.
Circuito Spcine Meninos (CEU Meninos): Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco.
Circuito Spcine CFC Cidade Tiradentes: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes.
Plataformas Online do Festival – Brasil
Itaú Cultural Play: itauculturalplay.com.br
Spcine Play: spcineplay.com.br
Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemaemcasa