Com entrada franca, a série de shows em janeiro terá diferentes vertentes da música instrumental apresentando choro, música autoral, rock alternativo e uma orquestra interpretando forró. Daniela Spielmann Trio, com participação de Toninho Ferragutti, Rafael Piccolotto e Orquestra Popular de Câmara, Louise Woolley Quinteto, com participação de Lívia Nestrovski, e a banda Hurtmold são os convidados do mês.
Após um breve recesso em dezembro, o Instrumental Sesc Brasil retorna com sua programação semanal em janeiro.
Ao longo do mês, quatro shows vibrantes, marcados por uma sonoridade alegre e festiva, celebram o início do ano 2024 e as férias de verão.
Os shows acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube do ISB.
Na programação, o ISB recebe no dia 9/1 a saxofonista Daniela Spielmann estreando nova formação, em trio e com a participação especial do acordeonista Toninho Ferragutti; no dia 16/1, o regente Rafael Piccolotto e Orquestra Popular de Câmara no show Forró sem palavras; dia 23/1 a pianista e compositora Louise Woolley traz as músicas de seu álbum Rascunhos, contando com a participação especial da cantora Lívia Nestrovski; no dia 30/1 é a vez da banda de rock alternativo Hurtmold apresentar um show especial em comemoração aos seus 25 anos de carreira.
Por mais de 40 anos, o Instrumental Sesc Brasil é considerado uma referência na música instrumental, destacando-se como polo difusor de artistas consagrados e novos talentos.
Ao longo de sua trajetória, o ISB também vem buscando ampliar a diversidade na música instrumental, enfatizando também a participação feminina em sua programação.
Em 2023, dos 46 shows realizados pelo projeto, 21 foram protagonizados por mulheres, refletindo o compromisso do Sesc em fomentar a equidade de gênero.
Para mais informações, acompanhe a programação completa no portal e nas redes sociais do Sesc Consolação, do Instrumental Sesc Brasil e SescTV.
Instrumental Sesc Brasil
Teatro Anchieta – Sesc Consolação (280 lugares)
Livre | Grátis – Ingressos sujeitos à lotação do Teatro
Retirada de ingressos on-line em Central de Relacionamento Digital e App Credencial Sesc SP, às 12h, e, presencialmente, nas bilheterias das Unidades do Sesc, às 14h, no dia de cada apresentação.
9/1. Terça, 19h.
Daniela Spielmann Trio
Convida Toninho Ferragutti
A saxofonista, flautista, compositora e professora Daniela Spielmann estreia neste show uma nova formação com Roberta Valente (pandeiro) e Edmilson Capelupi (violão), tendo como convidado especial Toninho Ferragutti (acordeon). Com repertório próprio e de autores como Paulo Moura, Daniela lançou doze discos, incluindo “Brazilian Breath”, indicado ao Grammy Latino em 2002. Participou do “Altas Horas” na TV Globo (2000-2014), e do Rio Montreux Festival em 2019. Atualmente, lidera o projeto “Spielmann Zagury” e integra grupos como Choro na Rua, Cordão do Boitatá e Gafieirando
10/1. Quarta, 19h.
Masterclass com Daniela Spielmann
Miniauditório - Centro de Música (Sesc Consolação)
A partir de 12 anos
Grátis
Daniela Spielmann conduz uma masterclass pelo Centro de Música do Sesc Consolação, no dia 10 de janeiro, às 19h, intitulada ‘Saxofone, por que choras?’.
Desde os primórdios do choro, em meados do séc. XIX, o saxofone esteve presente nas rodas e gravações, seja nos solos de Viriato Figueira, Ratinho, Luís Americano e Abel Ferreira, passando também K-ximbinho, Paulo Moura e os contemporâneos Proveta e Mário Sève, entre tantos ilustres outros. Através de exercícios criativos que almejam interação dos participantes, a técnica e expressividade musical, a oficina “Saxofone, por que Choras?” promove a vivência musical de um repertório de choro de compositores saxofonistas. O choro é um gênero musical com infinitas possibilidades para a melhora técnica e expressiva e é através da sensibilização musical neste universo que a oficina pretende incentivar o participante a ampliar sua visão, técnica e expressão.
Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música.
16/1. Terça, 19h.
Rafael Piccolotto e Orquestra Popular de Câmara
Forró sem palavras
Indicado ao Grammy Latino aos 27 anos e tendo composições interpretadas por grandes nomes do jazz e artistas brasileiros, Rafael Piccolotto é regente e compositor brasileiro, residente nos EUA. No ISB, ele rege uma orquestra de 13 músicos com o show “Forró Sem Palavras”, que une orquestra e forró. O projeto é baseado no vocabulário musical do Nordeste, em que releituras de clássicos do estilo e composições originais são apresentadas num contexto orquestral, influenciado pela música de concerto e pelo jazz.
23/1. Terça, 19h.
Louise Woolley Quinteto
Participação especial de Lívia Nestrovski
Louise Woolley é pianista e compositora de São Paulo. Em 2013, lançou seu primeiro disco, inteiramente autoral e, desde então, já se apresentou em diversos festivais e casas de jazz no Brasil, Argentina, Uruguai, França, Portugal e Suíça. Nesse show, Woolley apresenta músicas do álbum “Rascunhos”, que explora muito da voz instrumental, assim como temas inéditos. Com Louise Woolley (piano), Jota P Barbosa (sax), Diego Garbin (trompete), Bruno Migotto (contrabaixo) e Alex Buck (bateria). Participação especial de Lívia Nestrovski (voz instrumental).
30/1. Terça, 19h.
Hurtmold 25 anos
A banda de rock Hurtmold volta ao palco do ISB em um show de comemoração aos seus 25 anos de carreira. Formada em 1998, ela vem se destacando no cenário da música alternativa brasileira; desde 2003, tem colaborado com artistas como o norte-americano Rob Mazurek e os brasileiros Paulo Santos e Naná Vasconcelos, além de ter atuado como banda de apoio do cantor Marcelo Camelo. O sexteto é formado por Fernando Cappi (guitarra), Guilherme Granado (teclado, sinth), Marcos Gerez (baixo), Mário Cappi (guitarra), Richard Ribeiro (bateria) e Rogério Martins (percussão e clarone).
Transmissão ao vivo e interação com o público
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.
Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.
Instrumental no SescTV
Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.
Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no canal do SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.
Para sintonizar o SescTV:
Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.
Nas redes sociais: @sesctv
Teatro Anchieta
Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Site Sesc Consolação
Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao
Transmissão ao vivo no YouTube do ISB
Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h
clicks em collab by Clau Pomp, Michael Yu, José de Holanda, Samuel Esteves