JEAN-MICHEL JARRE
REVELA “BRUTALISMO”
O PRIMEIRO SINGLE RETIRADO DE SEU 22º ÁLBUM DE ESTÚDIO ‘OXYMORE’
COM LANÇAMENTO EM 21 DE OUTUBRO
UMA HOMENAGEM AO FALADO COMPOSITOR FRANCÊS PIERRE HENRY, ‘OXYMORE’ ESTARÁ DISPONÍVEL EM SOM ESTÉREO E BINAURAL
O PROJETO TAMBÉM LANÇARÁ UM NOVO UNIVERSO VR Inovador, CONHECIDO COMO ‘OXYVILLE’
O pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre revela hoje (26 de agosto) seu novo single “BRUTALISM”. É a primeira faixa a ser tirada de seu 22º álbum de estúdio OXYMORE.
Um de seus projetos mais ambiciosos até hoje, será lançado em 21 de outubro de 2022 pela Sony Music.
“BRUTALISM” é uma faixa techno descaradamente estrondosa que não soaria fora de lugar no Berghain, o icônico clube de Berlim e o templo do gênero.
“Essa é definitivamente uma faixa mais pesada”, explica Jarre. guerra.”
OXYMORE é uma homenagem ao falecido compositor francês Pierre Henry, com quem Jarre pretendia colaborar para o álbum de projeto de Jarre, indicado ao GRAMMY, Electronica. Henry foi uma figura icônica da música eletrônica e clássica, e uma das influências de Jarre no Groupe de Recherche Musical (GRM) onde estudou.
Desde sua morte em 2017, a viúva de Henry forneceu a Jarre algumas hastes de material que deveriam ser usadas nesta colaboração.
OXYMORE é uma jornada musical onde os sons de Pierre Henry interagem com o mundo de Jarre indo e voltando entre sons analógicos e digitais.
O projeto é inspirado no movimento francês ‘musique concreto’ (música concreta), um gênero de composição musical que utiliza sons gravados como matéria-prima. O movimento foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1940 e passou a revolucionar a forma como a música é produzida. Com OXYMORE, Jarre pega esse conceito e o reinventa com as ferramentas de hoje.
O álbum foi concebido como um trabalho imersivo em uma das casas da música concreta, os Innovation Studios da Radio France (onde Jarre começou a experimentar sons nos primeiros dias de sua carreira) em uma versão multicanal e 3D binaural.
O som binaural multicanal revolucionará a forma como a música é composta, mixada e produzida, colocando sons e texturas no espaço em 360 graus, e pode ser facilmente experimentada por qualquer ouvinte com fones de ouvido. OXYMORE é o primeiro lançamento comercial desta estatura que leva o futuro do áudio e som musical a este novo nível.
“Este é um verdadeiro momento de ruptura para gravação de áudio e som. OXYMORE é uma tentativa de ilustrar e explorar essas novas formas de conectar tecnologia e música”, diz Jean-Michel Jarre. “Hoje temos tecnologias que nos permitem explorar a composição em áudio espacial e que abre uma experiência totalmente nova para nós músicos em processo criativo.
Para o ouvinte também, oferece a experiência de uma forma mais física e natural de ouvir o som e música. Na vida real, nosso campo de áudio é de 360 graus.”
“OXYMORE foi composto especificamente com a experiência de áudio espacial no coração, até sinto que a mixagem estéreo é ainda mais ampla e que ganhou mais espaço no processo.
Estou convencido de que é assim que a música será composta e produzido no futuro. A emoção também para o ouvinte é um grande salto de próximo nível, como quando passamos de mono para estéreo.”
Cada single retirado do OXYMORE será posteriormente acompanhado por remixes ou retrabalhos por uma mistura de artistas e produtores conhecidos e promissores. “BRUTALISM” será retrabalhado em colaboração com Martin Gore e Deathpact com lançamento previsto para o final deste ano. Outros retrabalhos da música serão anunciados em breve.
Como parte do projeto imersivo, Jarre também lançará ‘OXYVILLE’, um mundo VR que acompanha o lançamento do álbum, e também onde ele e seu avatar personalizado irão apresentar o álbum ao vivo em VR.
“OXYVILLE será uma cidade virtual da música e, no futuro, desejo convidar outros artistas para fazer parte dela, além de realizar masterclasses e outros eventos. Quero que ela se torne uma caixa de areia para novas experiências musicais”, explica Jarre .
Jarre não é estranho a ultrapassar limites quando se trata de VR e do metaverso, tendo apresentado recentemente ‘Welcome To the Other Side’, uma transmissão ao vivo inovadora transmitida em todo o mundo a partir de uma Notre Dame virtual em Paris na véspera de Ano Novo de 2021.
A publicação comercial de entretenimento Pollstar afirmou que a transmissão ao vivo atraiu audiências recordes de mais de 75 milhões de espectadores em todo o mundo em várias plataformas, televisão e VR.
O OXYMORE já foi apresentado como um concerto físico de áudio espacial de 360 graus, apresentado como uma prévia mundial exclusiva durante o Hyper Weekend Festival, dentro das paredes da Maison de la Radio em Paris, em janeiro deste ano. O concerto também foi oferecido em RV social em tempo real para 1.000 pessoas com 300 presentes na sala, e foi elogiado por especialistas e publicações em RV como uma das apresentações de música RV mais inovadoras até agora, incluindo Kent Bye do ‘Voices of VR’ podcast, que disse “Oxymore provavelmente está cerca de 4-5 anos à frente [do metaverso que] Meta (Facebook) está pensando”.
OXYMORE está disponível a partir de 21 de outubro e já está disponível para pré-encomenda.
O álbum será lançado em CD, vinil duplo e digital em estéreo, Binaural e Dolby Atmos.
O produto físico terá um código para acessar a master binaural da mais alta qualidade, conforme pretendido por Jean-Michel Jarre ao produzir o álbum.
Sobre Jean-Michel Jarre
Jean-Michel Jarre sempre foi um futurista em seu campo. Ao longo de sua ilustre carreira, o compositor, intérprete, produtor e embaixador cultural continuou a abrir novos caminhos com sua música e seu domínio da inovação criativa. Desde seu primeiro papel pioneiro na música eletrônica, seu uso de tecnologia e produção de áudio multicanal, até suas recentes explorações nos domínios do desempenho de VR e do metaverso, a tecnologia está na vanguarda de tudo o que ele faz. Ele é citado como afirmando que “hoje é o momento mais emocionante para criar, fazer música e compartilhar em tantos meios”.
Jarre é embaixador da UNESCO para educação, ciência e cultura, defensor incondicional do planeta e do meio ambiente e laureado com a Medalha Stephen Hawking para comunicação científica.
O catálogo atual de Jarre, que inclui 21 álbuns de estúdio, gerou vendas de mais de 85 milhões em todo o mundo e lhe rendeu inúmeros prêmios e indicações. Ao longo de sua carreira, Jarre tomou como tela alguns dos marcos mais emblemáticos e Patrimônios Mundiais da UNESCO em todo o mundo para sua mensagem criativa, cultural e ambiental.
Ele também estabeleceu novos Recordes Mundiais do Guinness para o público ao vivo em shows em vários locais emblemáticos. Ele foi o primeiro músico ocidental a ser convidado para se apresentar na China, e também criou e realizou eventos-concerto nas Grandes Pirâmides do Egito, Deserto do Saara, Cidade Proibida e Praça Tiananmen, Torre Eiffel, Mar Morto e Al Ula.
Ele tem consistentemente esgotado turnês em arenas e estádios em todos os continentes, além de se apresentar em grandes festivais, incluindo o Coachella. Em 2021, ele tocou no ano novo com Welcome To The Other Side, uma transmissão ao vivo inovadora em todo o mundo a partir de uma Notre Dame virtual em Paris. A publicação comercial de turismo e entretenimento ao vivo dos EUA, a Pollstar, afirma que a transmissão ao vivo atraiu audiências recordes de mais de 75 milhões de espectadores em todo o mundo em várias plataformas, televisão e VR.
Siga Jean-Michel Jarre:
Web | Facebook | Twitter | Instagram | Soundcloud