Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Jean-Michel Jarre Revela Novo Single “BRUTALISM”—An Homage to Electronic Music Pioneer Pierre Henry

compartilhe

JEAN-MICHEL JARRE

REVELA “BRUTALISMO”

O PRIMEIRO SINGLE RETIRADO DE SEU 22º ÁLBUM DE ESTÚDIO ‘OXYMORE’

COM LANÇAMENTO EM 21 DE OUTUBRO

ESCUTE AQUI

UMA HOMENAGEM AO FALADO COMPOSITOR FRANCÊS PIERRE HENRY, ‘OXYMORE’ ESTARÁ DISPONÍVEL EM SOM ESTÉREO E BINAURAL

O PROJETO TAMBÉM LANÇARÁ UM NOVO UNIVERSO VR Inovador, CONHECIDO COMO ‘OXYVILLE’

O pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre revela hoje (26 de agosto) seu novo single “BRUTALISM”. É a primeira faixa a ser tirada de seu 22º álbum de estúdio OXYMORE.

Um de seus projetos mais ambiciosos até hoje, será lançado em 21 de outubro de 2022 pela Sony Music.

“BRUTALISM” é uma faixa techno descaradamente estrondosa que não soaria fora de lugar no Berghain, o icônico clube de Berlim e o templo do gênero.

“Essa é definitivamente uma faixa mais pesada”, explica Jarre. guerra.”

OXYMORE é uma homenagem ao falecido compositor francês Pierre Henry, com quem Jarre pretendia colaborar para o álbum de projeto de Jarre, indicado ao GRAMMY, Electronica. Henry foi uma figura icônica da música eletrônica e clássica, e uma das influências de Jarre no Groupe de Recherche Musical (GRM) onde estudou.

Desde sua morte em 2017, a viúva de Henry forneceu a Jarre algumas hastes de material que deveriam ser usadas nesta colaboração.

OXYMORE é uma jornada musical onde os sons de Pierre Henry interagem com o mundo de Jarre indo e voltando entre sons analógicos e digitais.

O projeto é inspirado no movimento francês ‘musique concreto’ (música concreta), um gênero de composição musical que utiliza sons gravados como matéria-prima. O movimento foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1940 e passou a revolucionar a forma como a música é produzida. Com OXYMORE, Jarre pega esse conceito e o reinventa com as ferramentas de hoje.

O álbum foi concebido como um trabalho imersivo em uma das casas da música concreta, os Innovation Studios da Radio France (onde Jarre começou a experimentar sons nos primeiros dias de sua carreira) em uma versão multicanal e 3D binaural.

O som binaural multicanal revolucionará a forma como a música é composta, mixada e produzida, colocando sons e texturas no espaço em 360 graus, e pode ser facilmente experimentada por qualquer ouvinte com fones de ouvido. OXYMORE é o primeiro lançamento comercial desta estatura que leva o futuro do áudio e som musical a este novo nível.

“Este é um verdadeiro momento de ruptura para gravação de áudio e som. OXYMORE é uma tentativa de ilustrar e explorar essas novas formas de conectar tecnologia e música”, diz Jean-Michel Jarre. “Hoje temos tecnologias que nos permitem explorar a composição em áudio espacial e que abre uma experiência totalmente nova para nós músicos em processo criativo.

Para o ouvinte também, oferece a experiência de uma forma mais física e natural de ouvir o som e música. Na vida real, nosso campo de áudio é de 360 ​​graus.”

“OXYMORE foi composto especificamente com a experiência de áudio espacial no coração, até sinto que a mixagem estéreo é ainda mais ampla e que ganhou mais espaço no processo.

Estou convencido de que é assim que a música será composta e produzido no futuro. A emoção também para o ouvinte é um grande salto de próximo nível, como quando passamos de mono para estéreo.”

Cada single retirado do OXYMORE será posteriormente acompanhado por remixes ou retrabalhos por uma mistura de artistas e produtores conhecidos e promissores. “BRUTALISM” será retrabalhado em colaboração com Martin Gore e Deathpact com lançamento previsto para o final deste ano. Outros retrabalhos da música serão anunciados em breve.

Como parte do projeto imersivo, Jarre também lançará ‘OXYVILLE’, um mundo VR que acompanha o lançamento do álbum, e também onde ele e seu avatar personalizado irão apresentar o álbum ao vivo em VR.

“OXYVILLE será uma cidade virtual da música e, no futuro, desejo convidar outros artistas para fazer parte dela, além de realizar masterclasses e outros eventos. Quero que ela se torne uma caixa de areia para novas experiências musicais”, explica Jarre .

Jarre não é estranho a ultrapassar limites quando se trata de VR e do metaverso, tendo apresentado recentemente ‘Welcome To the Other Side’, uma transmissão ao vivo inovadora transmitida em todo o mundo a partir de uma Notre Dame virtual em Paris na véspera de Ano Novo de 2021.

A publicação comercial de entretenimento Pollstar afirmou que a transmissão ao vivo atraiu audiências recordes de mais de 75 milhões de espectadores em todo o mundo em várias plataformas, televisão e VR.

O OXYMORE já foi apresentado como um concerto físico de áudio espacial de 360 ​​graus, apresentado como uma prévia mundial exclusiva durante o Hyper Weekend Festival, dentro das paredes da Maison de la Radio em Paris, em janeiro deste ano. O concerto também foi oferecido em RV social em tempo real para 1.000 pessoas com 300 presentes na sala, e foi elogiado por especialistas e publicações em RV como uma das apresentações de música RV mais inovadoras até agora, incluindo Kent Bye do ‘Voices of VR’ podcast, que disse “Oxymore provavelmente está cerca de 4-5 anos à frente [do metaverso que] Meta (Facebook) está pensando”.

OXYMORE está disponível a partir de 21 de outubro e já está disponível para pré-encomenda.

O álbum será lançado em CD, vinil duplo e digital em estéreo, Binaural e Dolby Atmos.

O produto físico terá um código para acessar a master binaural da mais alta qualidade, conforme pretendido por Jean-Michel Jarre ao produzir o álbum.

Sobre Jean-Michel Jarre

Jean-Michel Jarre sempre foi um futurista em seu campo. Ao longo de sua ilustre carreira, o compositor, intérprete, produtor e embaixador cultural continuou a abrir novos caminhos com sua música e seu domínio da inovação criativa. Desde seu primeiro papel pioneiro na música eletrônica, seu uso de tecnologia e produção de áudio multicanal, até suas recentes explorações nos domínios do desempenho de VR e do metaverso, a tecnologia está na vanguarda de tudo o que ele faz. Ele é citado como afirmando que “hoje é o momento mais emocionante para criar, fazer música e compartilhar em tantos meios”.

Jarre é embaixador da UNESCO para educação, ciência e cultura, defensor incondicional do planeta e do meio ambiente e laureado com a Medalha Stephen Hawking para comunicação científica.

O catálogo atual de Jarre, que inclui 21 álbuns de estúdio, gerou vendas de mais de 85 milhões em todo o mundo e lhe rendeu inúmeros prêmios e indicações. Ao longo de sua carreira, Jarre tomou como tela alguns dos marcos mais emblemáticos e Patrimônios Mundiais da UNESCO em todo o mundo para sua mensagem criativa, cultural e ambiental.

Ele também estabeleceu novos Recordes Mundiais do Guinness para o público ao vivo em shows em vários locais emblemáticos. Ele foi o primeiro músico ocidental a ser convidado para se apresentar na China, e também criou e realizou eventos-concerto nas Grandes Pirâmides do Egito, Deserto do Saara, Cidade Proibida e Praça Tiananmen, Torre Eiffel, Mar Morto e Al Ula.

Ele tem consistentemente esgotado turnês em arenas e estádios em todos os continentes, além de se apresentar em grandes festivais, incluindo o Coachella. Em 2021, ele tocou no ano novo com Welcome To The Other Side, uma transmissão ao vivo inovadora em todo o mundo a partir de uma Notre Dame virtual em Paris. A publicação comercial de turismo e entretenimento ao vivo dos EUA, a Pollstar, afirma que a transmissão ao vivo atraiu audiências recordes de mais de 75 milhões de espectadores em todo o mundo em várias plataformas, televisão e VR.

Siga Jean-Michel Jarre:

Web | Facebook | Twitter | Instagram | Soundcloud

publicidade