Com o intuito de criar novas fusões musicais, misturando células ritmicas brasileiras com beats gringos e amalgamando diferentes timbres como sintetizadores e tambores, surgiu o projeto Jusante.
Tudo começou com nove faixas instrumentais compostas por Dani Tucheto que posteriormente ganharam poemas de nomes do movimento SLAM do Brasil.
“Logo que os primeiros grooves foram surgindo, pensei nos trabalhos do poeta e musico Gil Scott Heron e do The Last Poets que de maneira precursora e seminal para o rap, colocavam suas poesias faladas em cima de bases musicais. Entendi que as músicas compostas também serviriam como ótimas bases para receber poesias faladas” – comentou Tucheto.
Assim, ele convidou a poeta Anna Zêpa para fazer a curadoria e ela trouxe nove nomes representativos da cena SLAM, para formar esta Jusante musical, que também conta com Pipo Pegoraro na produção ao lado de Tucheto.
Roberta Estrela D’Alva, Luiza Romão, Akins Kintê e outros assinam as poesias/letras das músicas. O primeiro single, “Despacho”, traz letra e voz de Nelson Maca (em foto de Sara Santis) acaba de ser lançado e o álbum completo estará disponível nos aplicativos de música a partir do dia 24 de outubro. Jusante significa “sentido para onde corre diversas águas de uma corrente”.
Ouça aqui: https://tratore.ffm.to/jusante