Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

La Brigida Orquesta, um dos projetos chilenos mais populares na cena do Rap experimental

compartilhe

Após lançar o single “Qué Tan Arriba” em abril e demonstrar uma busca por sons novos, La Brígida Orquesta, um dos projetos chilenos mais populares na cena do rap experimental nos últimos tempos, finalmente estreia “MÚSICA PARA LA INMENSA MINORÍA”, seu aguardado novo álbum lançado pelo selo sueco Ajabu! Records.

Um estúdio improvisado em um apartamento em Barcelona foi o começo do novo álbum de La Brígida Orquesta. Durante dez dias, Gabo Paillao, Alfredo Tauber e Matiah Chinaski – 3 dos 11 membros da banda – permaneceram em um estado criativo e compuseram cerca de 30 faixas, das quais selecionaram dez para iniciar o processo de arranjos orquestrais e ensaios com a banda completa.

Essas dez músicas completam hoje “MÚSICA PARA LA INMENSA MINORÍA”, um trabalho que foi gravado nos Estudios del Sur com o engenheiro de som Arturo Zegers e cujo título se refere à essência e identidade de La Brígida Orquesta:

“Fora do mainstream é onde nos sentimos melhor, sem demandas externas sobre o que devemos ou não devemos fazer, sem expectativas, simplesmente felizes com a música que fazemos”, comenta Gabo Paillao, diretor musical e produtor do álbum.

Influenciada pela vida cotidiana e exibindo um som fresco e direto que destaca o valor da música além de qualquer bandeira, em seu novo material La Brígida Orquesta transita naturalmente entre climas emocionalmente intensos e atmosferas relaxadas, entre momentos jazzísticos e outros próximos do hip-hop tradicional, exibindo assim uma ampla paleta que serve como canal para amplificar as reflexões urgentes de Matiah Chinaski, Gabo Paillao e Tomás Alud:

“Queremos transmitir a liberdade de criar, a importância do irrelevante em meio a uma superprodução de material banal.

“MÚSICA PARA LA INMENSA MINORÍA” é uma alternativa, uma saída, tanto para nós como para aqueles que nos ouvem.

Ou seja, falando para nós mesmos: tudo bem, temos uma orquestra, realmente queremos tocar, fazer música e rir dentro da vida moderna contraditória e muitas vezes sombria. Por que não fazer?”

“MÚSICA PARA LA INMENSA MINORÍA” conta com colaborações de Mente Sabia Crú e Búfalo Dit, e terá sua turnê promocional no Chile durante o mês de maio. A turnê inclui oito shows que acontecerão em Valparaíso, Concepción, La Serena, Rancagua, Talca, Temuco, Valdivia e, é claro, Santiago.

A Brígida Orquestra é atualmente formada por Ítalo Viveros, Fernando Carvacho, Alfredo Tauber, Alejandro Allaria, Edward Neidhardt, Matías Aravena, Pablo Jara, Felipe Salas, Tomás Alud, Gabo Paillao e Matiah Chinaski.

Sobre La Brígida Orquesta

La Brígida Orquesta é uma banda chilena formada em 2017 que se caracteriza pela mistura de jazz e rap. Após o lançamento de seu primeiro álbum ‘Corte Elegante‘, a LBO foi premiada na categoria de Artista Revelação no Pulsar Awards 2019.

Composta por 11 músicos, a banda é liderada pelo pianista de jazz Gabo Paillao, que junto com o MC Matiah Chinaski, uma sólida base rítmica e uma orquestra de 7 sopros, criam atmosferas excepcionais.

Em 2022 eles apresentaram Antípoda, um EP lançado ao vivo no Teatro Nescafé de las Artes.

Nesse mesmo ano, a banda teve uma participação marcante no festival Felabration em Matucana 100 e em outubro realizaram o show “Brígidamente” na Cúpula del Parque O’Higgins, um show para uma sala cheia que deram alguns dias antes de ir ao festival WOMEX, em Portugal.

Atualmente eles estão afinando os últimos detalhes para o lançamento de seu novo álbum.

Ouça Agora

Siga La Brigida Orquesta

Instagram | Spotify

publicidade