O cantor e compositor James Eleganz montou uma banda com músicos do Iggy Pop e Nick Cave para lançar seu segundo álbum de estúdio. ‘Hotel Augusta‘ transcende com poderosas canções de rock que trazem uma alegoria rítmica invejável.
Há ecos de The National e Wilco nas canções, mas sua maior inspiração sempre foi Iggy Pop.
O artista conseguiu reunir um cast estelar: Toby Dammit (The Stooges, Nick Cave and the Bad Seeds), Bertrand Burgalat and Geoffrey Burton (Iggy Pop, Bashung). O celebrado baixista Mike Watt (Minutemen, The Stooges) participa na faixa “The Devil’s Wrath”.
Enquanto o álbum de estreia, ‘The Only One’ (2019) – gravado no deserto de Joshua Tree – evocou paisagens sonoras longe das grandes metrópoles, ‘Hotel Augusta’ é um disco mais urbano – graças às sessões de gravação em Berlim.
Imediatamente, você fica impressionado com a voz barítona de Eleganz, cujo timbre, penetrantemente melancólico, entrega com propriedade belas e cativantes melodias costuradas por letras que fogem do convencional.
Por trás de tudo isso paira a aura onipresente de um homem, Iggy Pop, um artista fundamental para James Eleganz desde seus primórdios: “Quando eu tinha 16 anos, me deram um VHS do show no Olympia, em 1991. Quando ele tocou I Wanna Be Your Dog, aquilo mudou a minha vida, e eu pensei: eu posso fazer isso”, revela Eleganz.
“Ele é tipo um segundo pai pra mim. E naquele show, Larry Mullins estava tocando bateria”, finaliza.
O álbum foi feito durante o confinamento, em Berlim, onde Larry Mullins mora e onde ficou preso com um passaporte americano:
“Obviamente, há um mundo imaginário em torno de Bowie e Iggy, mas as faixas não foram escritas para isso.
O desafio era tentar dar um som mais urbano, mais europeu ao que eu tinha escrito. Há muito mais teclados, sintetizadores, neste álbum”, conta o artista. Se a cidade influenciou a sonoridade do disco, ela também sugeriu o título:
“O lockdown em Berlim foi pior do que em Paris. Estávamos em um lindo hotel, onde, de repente, viramos os únicos hóspedes!
Fizemos todos os arranjos e sintetizadores, juntos, e no último dia de mixagem, Larry me disse:
“para mim, esse disco sempre será o Augusta Hotel. O álbum deveria se chamar Night Thoughts, mas achei Hotel Augusta muito melhor”, revela.