Com base no documentário LGBTQI+ americano, chamado “P.S. Queime Esta Carta Por Favor”, Las Bibas From Vizcaya produziu seu novo lançamento, a track “P.S. New York Is Very Hot“.
O documentário conta sobre cartas com mais de 60 anos que foram encontradas em um container em Los Angeles, e que abrem uma cápsula do tempo pre-stonewall, contando em detalhes como a cena LGBTQI+ da época, falava, se divertia e paquerava, o que se torna extremamente relevante pela quase total falta de registros dessa época em que ser gay era “caso de polícia”.
“Ter acesso a esse material nos faz valorizar ainda mais nosso presente e reverenciar as pioneiras”, explica.
Em um bruto e clássico House, Las Bibas conta como desenvolveu a letra e a mensagem da track:
“A minha ideia foi samplear trechos das cartas recitadas no filme e montar um novo diálogo tirando-as do contexto original para trazer leveza.
No filme alguns diálogos são fortes, pesados e falam de discriminação, como por exemplo ‘Nova Iorque está muito quente’, mas o ‘quente’ no filme é referente ao perigo, pois a cidade estava repleta de policiais patrulhando as ruas, boates e bares atrás de gays.
Já na música a mesma frase soa apenas como ‘Nova Iorque está muito quente’ de tesão mesmo.
O título da música já faz alusão ao nome original do filme, talvez assim quem sabe eu possa atiçar a curiosidade de alguns para assistirem o documentário e se maravilhar com as histórias daqueles personagens da vida real”, detalha.
Com vocais sussurrados, sexy e provocantes, “P.S. New York Is Very Hot” traz elementos do Chicago House raiz, local onde essa vertente nasceu e, inclusive, onde surgiram os primeiros clubs gays.
“Precisei escrever aos produtores e diretores do filme e solicitar uma autorização do uso do sampler.
Eles amaram a ideia, sobretudo o produtor Craig Oslen.
O único pedido foi que uma parte da música fosse destinada a Fundação Edward F. Limato, a mesma que ajudou na realização do filme, e que dá suportes a artistas LGBTQI+. E assim será feito”, completa.
“P.S. New York Is Very Hot” é mais um lançamento direcionado a enaltecer a cultura e personagens da comunidade durante o mês de junho, mês do orgulho LGBTQI+.
Portanto, não deixe de escutar essa linda homenagem de Las Bibas From Vizcaya, já disponível nas principais plataformas digitais.
E para quem ficou curioso sobre o documentário, acesse www.psburnthisletterplease.com
Ouça: